quarta-feira, 8 de abril de 2009

📰 Que dia é o dia do jornalista?

Reeditado dia 07/06/2023.
Homem no banco da praça lendo jornal impresso

Ontem, 07 de abril, vários colegas se parabenizavam pelo dia do jornalista. Mais uma vez me veio à mente uma dúvida que tenho desde quando eu era caloura na faculdade. Afinal, que dia é o nosso dia?

Bem, considerando o desemprego e os baixos salários, poderíamos até ter mais motivos para comemorar, mas datas não faltam. Veja isso:

24 de janeiro
Mundo - Dia de São Francisco de Sales, padroeiro da nossa profissão. Alguns calendários também chamam essa data como Dia do Jornalista Católico.
29 de janeiro
Brasil - Esse é o dia do jornalista mais popular e presente na maioria dos calendários. Há muitas versões, mas também muitas controvérsias, por isso não encontrei uma boa explicação para essa data. Se souber de alguma, comente e nos conte.
16 de fevereiro
Brasil - Dia do repórter. Ao contrário do senso comum, repórter não é sinônimo de jornalista. A função de repórter é apenas mais uma das mais de dez que todos os jornalistas podem exercer.
28 de março
Brasil - Dia do revisor e do diagramador.
7 de abril
Brasil - Não é o mais popular, mas é o dia oficial. Foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem a Giovanni Battista Libero Badarò, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos em São Paulo no dia 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o "Dia do Jornalista".
3 de maio
Mundo - Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, decretado pela ONU em 1993.
5 de maio
Brasil - Dia Nacional das Comunicações.
Dia da Ascenção de Jesus
Mundo – Nessa data a Igreja Católica celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais. A data varia de acordo com o calendário litúrgico e é sempre 40 dias após a Páscoa do Senhor.
1º de junho
Brasil - Dia da Imprensa. Lembra a data de início de publicação, em 1808, do Correio Braziliense, primeiro jornal brasileiro, apesar de impresso em Londres.
7 de junho
Brasil - Dia Nacional da Liberdade de Imprensa
2 de setembro
Brasil - Dia do Repórter Fotográfico.
8 de setembro
Mundo - Dia Internacional do Jornalista. Nesse dia, em 1943, faleceu Julius Fučík, jornalista tcheco que foi preso, torturado, e executado por nazistas. Julius era membro do Partido Comunista da Tchecoslováquia.
10 de setembro
Brasil - Já comemoraram o Dia da Imprensa nessa data, por causa da fundação, em 1808, da Gazeta da Imprensa, primeiro jornal impresso no Brasil. Quando descobriram que o Correio Braziliense começou primeiro, trocaram a data para o dia 1º de junho.

Principais fontes:

Paz e bem!

Pix meutedio arroba mail ponto com

3 comentários:

  1. ::: Ótimo post, Helen. Eu não sei mais qual dia comemoro. Para que é todo mês. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os jornalistas não têm muitos motivos para comemorar, pelo menos datas nós temos. :D

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.