segunda-feira, 25 de maio de 2009

Brasília e DF são a mesma coisa?

Atualizado dia 29/12/2014.

Os colegas jornalistas que atuam na TV me irritam bastante, principalmente quando, ao invés de aproveitarem o fato de que têm mais audiência que os professores para ensinar o correto ao povo, ficam reproduzindo o errado, reforçando o “mau-senso-comum”. É muito difícil eu ver na TV algum repórter se referir à Brasília sem me irritar, porque geograficamente, Brasília e Distrito Federal (DF) são a mesma coisa SIM!

Cidade não é sinônimo de município

O erro começa quando as pessoas querem aplicar a Brasília a mesma "lógica" que usam para entender São Paulo, Goiânia, Curitiba ou qualquer outra capital brasileira que seja um município, é como tentar andar de caminhão numa pista de cooper, ou seja, não faz o menor sentido.

Então, se quiser entender melhor o DF, esqueça temporariamente sua noção de estado e de município, já que no Distrito Federal, isso não existe.

E as cidades-satélites?

Isso também não existe no Distrito Federal. Sei que um monte de colega mocorongo e desatualizado ainda usa essa expressão para se referir às regiões administrativas de Brasília, mas desconsidere, porque esse termo preconceituoso já foi até proibido em decreto.

padrequevedo
Em Brasília, isso non ecziste!

Se o DF não é estado, é o quê?

Você aprendeu na escola (eu espero!) que o Brasil é dividido em 27 unidades federativas, sendo 26 estados e um distrito, o Distrito Federal que, geograficamente, equivale à Brasília. Eu uso e repito a expressão geograficamente, para evitar confusão, já que politicamente, não são a mesma coisa. Veja:

Distrito Federal
Uma das 27 unidades federativas do Brasil. Tem um governador eleito pelo povo com mandato de quatro anos, como nos estados. Contudo, diferente dos estados, que têm um município como capital, o DF não tem, já que não é dividido em municípios. Assim, a sede oficial do governo do DF e de seus órgãos pode estar em quaisquer das regiões administrativas: Gama, Ceilândia, Riacho Fundo, Lago Sul, Taguatinga, Lago Norte, etc.
Brasília
Capital do Brasil. Não tem prefeito, pois não é município. Atualmente as sedes dos poderes e dos órgãos federais estão na região administrativa do Plano Piloto, que foi construída especialmente para isso, mas não há nenhum impedimento legal para que haja sedes em outras regiões administrativas. Aliás, já cogita-se essa possibilidade como forma de descongestionar o trânsito no sentido Plano Piloto, cada dia pior e daqui a alguns anos impraticável. Quanto à sede do poder executivo distrital, esta em breve será transferida para um novo prédio que fica em Taguatinga, região Oeste de Brasília, há cerca de 30 km Plano Piloto.

Onde começou a confusão?

Catedral Metropolitana de Brasília

A confusão começou quando o legislador que dividiu as regiões administrativas do Distrito Federal, inventou de batizar a região administrativa do Plano Piloto de Brasília. Ele deu a entender que apenas o Plano Piloto merecia ser chamado de Brasília, o resto seria só DF.

Felizmente já há consenso entre pesquisadores, jornalistas e até políticos de que foi um engano fazer isso, já que todas as regiões administrativas pertencem à Brasília, mas também ninguém mudou a lei ainda. Então, por ora, além da Brasília supracitada, que é toda a cidade, existe a Brasília que é uma região administrativa, que corresponde ao Plano Piloto.

Não é tão difícil, basta compreender que, o fato de uma região de Brasília ter o mesmo nome da cidade, não significa que as demais regiões deixaram de pertencer à cidade. Confuso? Vou dar alguns exemplos. Concluir que a cidade de Brasília é só a região administrativa de Brasília é tão absurdo quanto dizer:

  • O estado de São Paulo é só a cidade de São Paulo.
  • O estado do Rio de Janeiro é só a cidade do Rio de Janeiro.
  • O estado de Goiás é só a cidade de Goiás.
  • A cidade de Anápolis é só o bairro Anápolis.
  • A cidade de Goiânia é só a avenida Goiânia.

Então, quando um jornalista diz:

“(…) em Riacho Fundo, a 18 Km de Brasília”,
ele está confuso ou está tentando confundir você (aposto na primeira opção). Se ele realmente soubesse o que está dizendo e quisesse ser claro e objetivo, teria dito,
“(…) em Riacho Fundo, a 18 Km do Plano Piloto de Brasília”.

Ou ainda

“(…) em Riacho Fundo, região de Brasília a 18 Km do Plano Piloto“.

Isso porque todos nós brasileiros somos obrigados a saber que Brasília é uma cidade, mas só quem mora lá e quem teve paciência para ler este post até aqui é obrigado a saber que um legislador inconsequente batizou uma região administrativa de Brasília com o mesmo nome da cidade.

Até mais!

Fotos respectivamente dos sites OEP e Wikimedia Commons.

Pix meutedio arroba mail ponto com