quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dando nomes aos ladrões de conteúdo

Simon_pirate

Assim como eu esperava e desejava, o post Pega Ladrão foi bastante polêmico, gerando opiniões diversas. Alguns malucos até comentaram defendendo a prática de roubo de posts, mas é claro que esses comentários foram recusados. Se quiserem defender criminoso vão ter que fazer isso lá na casa da mãe.

No calor da hora eu me enganei e chamei a criatura do post em questão de plagiador, mas o nome certo para ele é pirata, o que não o torna mais ou menos honesto, continua sendo ladrão. Na verdade plágio e pirataria são dois tipos diferentes de roubar criações alheias. Vamos às definições:

Plágio

“Apresentação de imitação ou cópia de obra intelectual ou artística alheia como sendo de própria autoria”.

Fonte: Aulete

“O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original.”

Fonte: Wikipédia

Em um blog, portanto, plágio é copiar um post inteiro que outra pessoa fez sem citar o autor original e, consequentemente, dando a entender que foi o autor do blog quem criou o mesmo.

Contrafação

“Ato ou efeito de contrafazer, de reproduzir ou imitar fraudulentamente uma coisa, em prejuízo do autor ou do inventor.”

Fonte: Priberam

Pirataria

“Ação criminosa que consiste na reprodução, uso ou venda de cópias não autorizadas de material protegido pelas leis do direito autoral.”

Fonte: Aulete

“A pirataria moderna se refere à cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais, de marca e ainda de propriedade intelectual e de indústria - portanto, quer pela cópia de uma obra anterior (falsificação), quer pelo uso indevido de marca ou imagem, com infração deliberada à legislação que protege a propriedade artística, intelectual, comercial e/ou industrial.”

Fonte: Wikipédia


Pelas definições fica bem claro que, semanticamente, contrafação e pirataria são sinônimos. O que muda é a legislação. Pirataria é o termo popular, mas não é o termo jurídico. A Lei 9.610/98 expressa o termo contrafação e o define como reprodução não autorizada.

Assim, quem reproduz um post inteiro sem autorização do autor citando a fonte é um contrafator, popularmente conhecido como pirata. Aliás, citar a fonte é fundamental para uma pirataria bem sucedida. Ninguém compraria um CD ou DVD pirata se o vendedor não revelasse o nome da fonte. O CD pirata é da Ivete Sangalo ou do Seu Afonso da Banca 15? É claro que tem que falar o nome da vítima para agregar valor ao produto.

Bem, isso foi só para me corrigir e argumentar contra os defensores do ladrão. Sou apenas uma jornalista curiosa, para saber mais visite um blog especializado em Direto que trás o post Direitos autorais na produção em blogs.

Sobre a covardia e seus argumentos estúpidos

Quanto a dizer que denunciar é divulgar, é óbvio, e a intenção é essa mesmo: divulgar! Mas é uma divulgação negativa e depreciante. Se alguém acha que esse tipo de divulgação pode ser entendido como algo positivo, respeito sua opinião, mas não é nisso que acredito.

Deixar de divulgar um criminoso por que isso faz publicidade gratuita, é tão estúpido e pueril quanto dizer que não podemos mostrar quais políticos são corruptos porque assim estamos fazendo propaganda gratuita para eles. Ou ainda:

“Não podemos divulgar retratos-falados de estupradores porque assim estamos fazendo propaganda gratuita para eles.”
“Não podemos dar aula de Sexologia nas escolas porque estamos incentivando a antecipação da vida sexual.”

Também não vou exagerar dizendo que o limite entre divulgar um criminoso e fazer propaganda gratuita para o mesmo é simples e fácil de ser identificado. Na faculdade de Jornalismo participamos de vários seminários e aulas sobre Ética, onde esse assunto sempre vem à tona e a verdade é que ninguém chegou e nunca vai chegar à fórmula universal e unânime sobre isso. Haja bom-senso!

Tenha uma boa reflexão!

Imagem do site Wikimedia Commons

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Helen, já perdi as contas de quantos plagiadores achei, sempre que posso faço questão de ajudar a destruir o ser da Blogosfera, pois o carañ merece ter um Blog...

    Outro dia achei um ser que tem um Blog onde quase 100% dos posts são plagiados, e ainda rouba as widgets alheias, trocando a autoria... e ele publicou um post com um péssimo português dizendo que copia mesmo, pois ñ tem tempo para escrever e pq tá de castigo (coisa de muleke mesmo), disse que só tem 15 anos (e dai? tenho 17!) e ñ tem ocmo escrever os próprios posts, e no final disse que rouba as widgets sim, pois ñ tem obrigação de linkar ninguem!

    Nos comentários (todos furiosos!), ele disse que nós (os comentaristas), somos burros, pois dio jeito que ele escreveu é o jeito como um Blogueiro escreve! IDIOTA ESSE CARA AI!

    AndersonZ1.

    ResponderExcluir
  2. É. Assino embaixo!
    Falando um pouco de pirataria, bem... Eu não sou a favor da pirataria, mas sou a favor da distribuição cultural. Por que um disco (leia CD) custa R$ 10,90 e um outro (do Caetano) custa R$ 120? Que valor agrega o segundo que o primeiro não agrega? Não é tudo música? Cultura?

    Você tem um tripé da industria cultural, rádio, televisão, são sistemas anacrônicos, isso não é uma economia de mercado. Sistema de concessão, enfim.
    Esse pessoal criou com as gravadoras uma simbiose com essa questão do "jabá" que a gravadora não tem nenhum interesse em inovar porque já criou um sistema viciado, com preferencia de gostos, essas coisas.
    Vamos pegar a industria automobilistica, se tem um carro popular existe também um carro de nicho, mas seu eu tenho um estilo de música de qualidade que tem padrão internacional e tudo que poderia ser explorado, mas esse pessoal não explora.
    Quando você chega na massa, no meio cultural onde estão os "consumidores", eles só concideram notícia o que sai em forma de CD das grandes gravadoras, ou mesmo os release da própria gravadora e cria-se eum ciclo 'viciado'.
    É isso.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.