quinta-feira, 14 de maio de 2009

hi5, o favorito dos portugueses

Não confundir com Hi-5, programa infantil do Discovery Kids.

hi5black

Assim como o orkut, o hi5 surpreendeu por se tornar a rede social favorita de vários países do Terceiro Mundo e de países pobres da Europa e da Ásia sem precisar agradar às grandes potências mundiais.

Hoje parece óbvio aceitar  que o que agrada aos brasileiros em um site de relacionamento é bastante diferente do que agrada aos estadunidenses, por exemplo. Contudo, quando essas redes surgiram ainda existia um preconceito de que um site internacional, se não “pegasse” nos Estados Unidos e no Japão, já poderia se considerar um fracasso. Felizmente essa tese já caiu por terra.

hi5

Enquanto o orkut conquistou principalmente dois grandes, populosos e estratégicos países em desenvolvimento, Brasil e Índia, a preferência pelo hi5 está mais espalhada por diversos países periféricos de quatro dos cinco continentes.

Além do favoritismo dos países pobres, orkut e hi5 também dividem entre eles a preferência dos maiores países lusófonos. Enquanto o orkut “domina” o Brasil, maior nação lusófona do mundo, o hi5 é o favorito de Portugal, Angola e Moçambique.

Por meio deste mapa do Oxyweb Blog, que mostra várias redes sociais pelo mundo, é fácil perceber onde o hi5 domina, mas também podemos fazer uma tabela comparando apenas orkut e hi5:


Continente orkut hi5
América: Brasil e Paraguai México, Equador, Peru e quase toda a América Central
Europa: Estônia Geórgia, Kosovo, Portugal, Romênia
Ásia: Índia Camboja, Mongólia, Síria, Tailândia
África: ----- Angola, Burkina Faso, Costa do Marfim, Camarão, Moçambique

O que o hi5 tem?

Não encontro melhor maneira de explicar o hi5 do que compará-lo com a rede social mais conhecida dos brasileiros e dos leitores do HTMHelen.

Temas

Já faz quase um ano que uma porcentagem dos usuários indianos do orkut tem acesso a temas coloridos e permanentes, como aqueles que só nos são disponibilizados em datas especiais como carnaval e Natal.

No hi5 todos têm acesso a temas, porém eles são criados gratuitamente pelos próprios usuários, o que resulta em temas, em sua maioria, bastante extravagantes, pouco profissionais e voltados para o público infanto-juvenil.

hi5-listras

Para encontrar temas mais sóbrios, mas ainda assim bonitos, classifique-os por popularidade (Mais popular) e comece pela última página. É mais provável que encontre um tema legal entre os menos populares, já que os favoritos dos adolescentes são os mais extravagantes, enquanto os adultos geralmente nem se preocupam em trocar o tema, ficam com o padrão.

Poluição visual

O hi5 gratuito tem anúncios em flash em locais bastante indesejados, enquanto o orkut parece não ter se decidido ainda como e onde colocar propagandas. Quem já usou os temas festivos do orkut percebeu que eles são patrocinados pela Oi. Creio que disponibilizar temas bonitos e patrocinados seja uma excelente alternativa para a rede social do Google.

Além disso, o hi5 tenta mostrar tudo na primeira página de perfil e não dá aos membros a opção de escolher o que vai ou não aparecer, deixando visíveis até mesmo recursos que o usuário não utiliza nunca. :(

Nos grupos (que no orkut se chamam comunidades), a interface de relacionamento entre os membros é feia e muito limitada (só tem fórum). Ao contrário do perfil, não é possível escolher nenhum tema com cores.

Diário

Eu poderia chamá-lo de blog, mas é tão limitado que prefiro não usar esse nome. É um simples diário onde você pode escrever, colocar fotos e receber comentários. Não é possível escolher tema, não é possível colocar links, não permite editar o código fonte do post…

Em certo momento eu pensei que esse diário pudesse servir ao menos para partilhar links, como em um microblog, mas como o diário do hi5 não linka nada, minha suposição evaporou-se.

Portugueses, angolanos e moçambicanos

Se tiver qualquer motivo para buscar contatos em outros países lusófonos, vai ser uma boa criar seu perfil. Todo dia me aparece algum português mandando mensagem com “um beijinho doce”. Não sei se eles assistiram A Favorita ou se sempre foram assim. É algo a se pesquisar…

Status pode ser atualizado como microblog

Um dos recurso do hi5 é mostrar sempre seu status. Se você já utiliza recursos como HelloTxt e Ping.fm, poderá adicionar sua conta do hi5 para manter seu perfil sempre atualizado, mesmo que não visite o site diariamente.

Ao contrário do diário, o status aceita links. Além de divulgar seus blogs, o interessante de manter seu status do hi5 atualizado é que os perfis podem ser acessados mesmo por quem não está conectado, inclusive por meio de sites de busca.


Como já é de costume, se você se cadastrar e quiser me adicionar, aí está:

helenfernanda.hi5.com

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Eu tenho uma conta no HI5, mas nunca a usei de verdade, a fiz faz muito tempo, nem lembro mais a senha, e nunca a acessei por esse novo PC!, mas outro dia pesquisando por mim mesmo no Google (egocentrismo puro!)eu o achei, e ví que ainda tá tudo igual, no meu outro email tenho milhares de pedidos para ser amigo, mas nem as leio mais... (maldade!)

    AndersonZ1.

    ResponderExcluir
  2. @AndersonZ1,

    A minha eu também na visito muito, mas ao menos a mensagem de status está sempre atualizada.

    Quanto aos amigos eu deixo acumular umas vinte solicitações, então eu entro no site e aceito todo mundo de uma vez. :)

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.