quarta-feira, 29 de julho de 2009

10 sites e programas gratuitos que ajudam a escrever certo

Costumam chamar o dicionário de “pai dos burros”. Se for verdade, esse pai foi abandonado e enganado pelos filhos que o fizeram dividir a herança antes da hora. Sem dinheiro, hoje é morador de rua e há rumores de que está pedindo esmolas em qualquer sarjeta de alguma megalópole poluída e violenta do Brasil.

:: Sites ::

1. iDicionário Aulete → aulete.uol.com.br

Caderno

É o melhor dicionário em português do Brasil do qual tenho notícia.

Cada palavra do dicionário tem seu próprio link, facilitando bastante se você precisar apontar o significado em seu blog ou enviar a alguém por e-mail.

Para palavras que mudaram na reforma ortográfica, o Aulete mostra as duas versões:

image
iDcionário Aulete

2. Dicionário Priberam → www.priberam.pt/dlpo/

Dicionário ortográfico em português europeu já atualizado pela reforma ortográfica de 1990 que entrou em vigor em 2009.

3. Wikcionário → pt.wiktionary.org

O que pouca gente sabe é que a maioria dos dicionários tem direitos reservados, de forma que você não pode reproduzir nem um trecho de qualquer definição sem autorização expressa do autor. Para ter um dicionário 100% livre, só mesmo usando Wikcionário, onde você também pode criar, corrigir e melhorar as definições.

4. Conjuga-me → www.conjuga-me.net

Estudando

Escrever em português e não ser vez ou outra assaltado por dúvidas sobre conjugação de verbos são duas coisas totalmente incompatíveis. Ter dúvida, pode. O que não pode é deixar de consultar.

O Conjuga-me foi uma das minhas melhores descobertas este ano e, se você é blogueiro, estudante ou redator profissional (escritor, jornalista, publicitário, relações públicas…), tenho certeza que vai ser para você também. Ele mostra a conjugação completa do verbo que você deseja.

Só para ter uma ideia de como esse site vai facilitar a sua vida, dá uma conferida nos verbos soar e suar.

5. DicSin → www.dicsin.com.br

Com o dicionário de sinônimos você pode enriquecer seu vocabulário e deixar seus textos menos repetitivos.

6. Rimador do Sonetos.com.br → www.sonetos.com.br/rimador.php

Não se deixe enganar pela sua aparência 1999. O Rimador é um excelente dicionário de rimas que funciona bem tanto com substantivos comuns como com nomes próprios e até com palavras inventadas.

7. Dicionário Informal → www.dicionarioinformal.com.br

notebook

O Informal é um dicionário de gírias e expressões regionais. Além de descobrir novos sentidos para palavras que você já conhece ou não, você poderá definir palavras novas e também dar palpite em definições deixadas por outros usuários.

Para blogueiros que acham paia quebrar o ritmo do texto só para explicar o significado de alguma gíria, basta “linkar” a definição do Dicionário Informal, o que é muito massa.

:: Programas ::

1. BrOffice.org → www.broffice.org

Ditado
BrOffice.org com ortografia atualizada.

BrOffice.org é uma suíte para escritório boa, bonita, gratuita, livre, completa e com dicionário atualizado de acordo com a nova reforma ortográfica da língua portuguesa.

Programas do pacote BrOffice.org:

  • Writer » Word
  • Calc » Excel
  • Impress » Power Point
  • Base » Access
  • Draw » Editor de imagens. O pacote Office não tem nada parecido.
  • Math » Programa para fazer equações matemáticas. O pacote Office não tem nada parecido.

2. Firefox + Verificador Ortográfico (VERO)

Firefox

O VERO é o verificador ortográfico do pacote BrOffice.org, mas também pode ser instalado como complemento para o navegador Firefox. Páginas de download:

Esse complemento vai ajudar você a escrever as palavras corretamente quando você digitar algum texto para enviar e-mail, escrever em um blog, comentar em algum fórum, deixar recado em uma rede social, etc.

Ele está em fase experimental, mas você será avisado automaticamente, via Firefox, sempre que houver alguma atualização a ser instalada.

3. iDicionário Aulete

O Aulete também está disponível como gadget para o Windows Vista e como buscador para os navegadores Firefox, Flock e Internet Explorer 8:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

7 comentários:

  1. Isso sem contar o próprio Google que se não indicar a forma correta mostra algum artigo sobre gramática ou mesmo alguém perguntado no yahoo respostas. Basta saber procurar.

    []

    ResponderExcluir
  2. @Malcomtux, infelizmente o Google não é confiável, porque ele não tem editores que controlam esse tipo de conteúdo.

    Se muitas pessoas escrevem uma palavra errada, por exemplo, os robôs do Google vão emburrecendo até considerar aquela ortografia como correta, mesmo que não seja.

    Outro problema é que, se nenhum site tiver uma boa definição para determinado termo, ele vai mostrar qualquer um. Um exemplo atual disso é a definição que o Google dá para a palavra ingênuo.

    Neste post eu falei só sobre ortografia, mas pretendo em breve fazer um post similar sobre gramática.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Massa, heaehaea, gostei, das dicas, muito bom, assim a vida de um blogueiro se torna muuito mais, fácil, ops! será que a palavras fácil ainda tem acento no ''a'' kkk.. flw..

    ResponderExcluir
  4. bom para tirar duvidas e mandar emails pois com esse mu do da internet as vezes confundimos as palavras vlww!!!

    ResponderExcluir
  5. preciso de ajuda para melhora como escrever sou muito ruim no português

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelika, um bom lugar para você aprender a escrever em português e ter pessoas que te corrigem gratuitamente é o www.livemocha.com.

      Volte sempre!

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.