quinta-feira, 9 de julho de 2009

Como citar outro texto sem pecar

image Eu já falei sobre isso aqui no post Invista em conteúdos originais. Realmente é um assunto no qual vou voltar sempre que possível, porque é um processo de conscientização. Por eu ser jornalista (com diploma!) sinto que cabe a mim transmitir o pouco do que tive oportunidade de aprender, mas a todo momento estou aprendendo e me atualizando sobre o assunto e confesso que tornar as pessoas mais conscientes sobre isso não é uma tarefa fácil.

No dia 24 de junho publiquei no blog HTMHelen um post mais técnico colocando algumas formas de citar textos com direitos autorais em um site sem se tornar um criminoso ou ser antiético:
Como citar outro texto no seu blog

As regras, bem simples, podem ser adaptadas para textos impressos e audiovisuais. Você vai perceber que há muitas formas de citar outros textos e outros autores sem errar, mas que infelizmente a única forma totalmente criminosa, pecadora e antiética é a mais usada: copiar e colar o texto na íntegra sem acrescentar nenhum comentário pessoal. Se você não fizer isso, saiba que já é um bom começo para aprender a fazer certo.

Outra forma interessante que não está no post do HTMHelen porque serve especialmente para blogs católicos é o conteúdo compartilhado (vários sites católicos que têm liberdade para usar os textos uns dos outros, como ocorre entre o site da RCC Brasil e os sites estaduais) e também o uso de conteúdo livre, que não tem direitos reservados.

Paz e bem!
Helen Fernanda

Membro do MCS Goiás

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.