terça-feira, 4 de agosto de 2009

Algumas satisfações sobre a fusão

Este é um post sobre Blog Marketing

Já que a moda é fazer fusão, por que eu também não?

Dever satistações, no sentido mais exigente do termo, sei que não devo, o que não me impede de querer contar os motivos que me levaram a ficar com apenas um dos meus blogs e, dessa forma, cuidar apenas de dois: o HTMHelen e o Ministério de Comunicação. Pode ser que alguém não tenha entendido essa bagunça toda que estou aprontando.

Além disso, o que se passou comigo pode servir de referência para muitos blogueiros, como pude perceber nos comentários do post Vários blogs, está certo disso? Há muito mais gente com essa tendência a criar vários blogs do que eu imaginava.

Tudo era apenas uma brincadeira
e foi crescendo, crescendo me absorvendo
e de repente eu me vi assim completamente seu


Enquanto eu podia me dedicar apenas aos blogs, ter vários era realmente um oásis: uma hora eu fazia banner para o primeiro, depois escrevia um texto para um segundo, mais tarde eu fazia template para o terceiro, depois eu divulgava o quarto blog… uma loucura que só quem é fascinado por isso pode entender e apreciar também.

0704watercolors

Mas, felizmente os blogs deram tão certo que cresceram. Cresceram tanto que serviram de portfólio para oportunidades de trabalho remuneradas e agora eu não tenho mais tanto tempo assim.

Algumas das vantagens que já observei depois que tomei a decisão:

  1. Estou com a consciência tranquila.

    Eu sou perfeccionista e fico tensa quando sei que um blog está mais bonito, atualizado e divulgado que outro. Na minha cabeça perfeccionista todos tinham que ter o mesmo padrão de qualidade, então eu ficava tensa por não conseguir.L´pis

  2. As respostas a comentários e e-mails de leitores estão em dia.

    Isso é ótimo!

  3. Na hora de comentar em um blog, eu tenho certeza de qual URL eu vou colocar.

    Essa certeza me dá uma sensação de alívio que vocês não acreditam.

  4. Está mais fácil divulgar.

    Claro que sim!

  5. Está mais fácil analisar a audiência.

    Diagrama

    Era uma loucura cuidar de estatísticas de tantos blogs. Tinha dia que, depois do terceiro blog, me dava até tontura olhar para a tela do Google Analytics.

  6. Está mais fácil administrar os anúncios.

    Uma maravilha!

  7. Está muito fácil administrar as parcerias.

    Muito bom!

  8. Não preciso decidir para qual blog vai o post.

    paper_clip Os temas dos blogs tinham chegado a um nível de semelhança que às vezes eu ficava em dúvida se era melhor dedicar o post aos colegas jornalistas do Helen Fernanda Ponto Com ou aos colegas blogueiros do HTMHelen. Se era melhor dedicar às luluzinhas do Helen Fernanda Pink ou às amigas do Helen Fernanda Ponto Com. Tenho mais de cinco posts nos rascunhos nessa situação e vou poder publicar todos eles agora. Ufa!

Depois de começar este post, mas antes de terminá-lo, vi o texto Novos ventos, novos rumos da Juliana Sardinha contando uma situação parecida. Vale a pena ler também!

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Helen, acho que você fez o certo: é melhor ter poucos blogs, mas podendo dar mais atenção a eles.
    Eu estou sofrendo com isso: sou dono de 2, e escrevo pra mais um, e tem faltado tempo...

    É que nem animal de estimação, cachorrinho: eu queria ter um monte, adoro-os, mas é impossível ter 7, 8... melhor ter um ou dois, e dar a devida atenção!

    []s!

    ResponderExcluir
  2. @Chris, exatamente. É preciso dedicar atenção para realizarmos bem o que estamos fazendo.

    Como eu contei no post Vários blogs? Está certo disso?, ter vários blogs funcionou para mim como laboratório. Na época eu realmente tinha tempo e realmente gostava muito de muitos assuntos diferentes.

    A experiência foi importante porque me ajudou a definir quais eram os temas aos quais eu realmente continuarei me dedicando e até mesmo a definir um modelo de blog que pudesse, de um modo ou outro, continuar agradando todos os públicos que eu já tinha conquistado.

    É claro que o fato de manter os blogs sozinha e ainda não ter anunciante fixo me deu maior liberdade para realizar as mudanças.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.