terça-feira, 4 de agosto de 2009

Onde mais buscar ajuda sobre Blogger

Blogger

Apesar de avisar que não respondo dúvidas por e-mail, recebo diariamente muitas perguntas pelo formulário de contato, sobre os vários assuntos que aparecem no blog, desde cosméticos, passando por epilepsia, código fonte, jornalismo, marketing, vagas de trabalho e até sobre assuntos relacionados aos anúncios do blog sobre os quais nunca tratei diretamente nos posts. Porém, a maioria absoluta dos e-mails são sobre o Blogger.

Quando é algo que eu posso responder com poucas palavras ou até mesmo com link para post no próprio blog, eu faço, mas a maioria dos e-mails não são simples perguntas, mas sim pedidos de ajuda.

Eu realmente não ajudo ninguém gratuitamente por e-mail, geralmente a pessoa desiste depois que passo o orçamento e/ou quando ensino a usar o Google. Os e-mails não são totalmente ignorados, geralmente servem de sugestões para novos posts.

Meu trabalho voluntário é o próprio blog

Eu gosto de ajudar e a prova maior disso é o próprio blog, meu principal trabalho voluntário. Aqui eu ajudo várias pessoas de vários lugares do mundo ao mesmo tempo e por tempo indeterminado, já que o Google é meu amigo e sempre traz novos visitantes. Mas aqueles que insistem em receber consultoria personalizada e individual, podem entrar em contato para pedir o orçamento.

cifrão

Acho que já contei antes, mas o que “ganho” com anúncios dá para pagar apenas a anuidade do domínio e o pó do café. Não paga meu conhecimento, não paga meu tempo, não compra livros, não paga minha pós-graduação, não paga o aluguel da minha casa, não paga a Celg, não paga a conta da Oi, não paga nem mesmo o açúcar e a água que uso para fazer o café. É verdade que estou testando novos programas de afiliados e até alguns patrocínios para mudar isso, mas por enquanto a realidade é que este blog esgota minha cota de trabalho voluntário.

Considerando tudo isso é fácil deduzir que eu tenho atividades remuneradas extra-blog para conseguir pagar as contas e também que ainda não contratei um estagiário. Então, o melhor que posso fazer é apontar a você outras formas de conseguir ajuda. Você vai perceber que são métodos muito mais interessantes do que mandar e-mail para mim e jamais ser respondido, quer ver?

1. Busque nos blogs parceiros

Eu quero tanto que você encontre respostas para suas dúvidas que mudei a caixa de busca e coloquei também a opção de busca entre os blogs Parceiros, assim você tem muito mais opções. Se não encontrar sua resposta por aqui, é muito provável que encontre nos blogs dos colegas.

Busca
Resultado da busca marcadores em flash.

2. Ajuda do Blogger

Poucas vezes saí da Ajuda do Blogger sem ter uma dúvida esclarecida. O melhor é que quase nunca precisei fazer perguntas, porque quase todas já foram feitas por alguém.

3. Grupo Blogspot Brasil no Google

Mantido pelo Compulsivo, o Grupo Blogspot Brasil também é uma excelente fonte para tirar dúvidas. Vale a pena participar!

4. Comunidade Dicas Blogger no Ning

Criada pela Juliana Sardinha, do blog homônimo, a comunidade Dicas Blogger tem um fórum onde a possibilidade de você ser ajudado aumenta bastante, já que lá há várias outras pessoas dispostas a contribuir. Em fóruns o que vale é a reciprocidade: em um tópico você pergunta, em outro você responde e assim todos participam. Visite e ingresse em dicasblogger.ning.com.

Lembre-se sempre: não pergunte nada em fóruns e grupos de discussão antes de usar a busca! A probabilidade de alguém já ter perguntado o mesmo é muito grande e o risco de você ser ignorado e/ou ridicularizado se fizer pergunta repetida é maior ainda!

Tópico abaixo adicionado no dia 27/03/2011:

5. Fórum dos Bloggers

Este é um fórum português voltado para esclarecer dúvidas de blogueiros que usam a plataforma do Google: ajuda.foruns.com.pt.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

7 comentários:

  1. Oi Helen!
    Muito bom o seu Blog, já me cadastrei como seguidora, vou ler sempre!
    Adorei o trocadilho com o seu nome e o HTML.....rssss
    Aproveitei fiz um post sobre comentários no meu blog e linkei o seu porque o assunto tinha tudo a ver!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, estou mesmo precisando de ajuda. Sou nova nisso,em termos. Tenho 54 anos.
    Aposentaria é para aprender e se divertir. E o blog é meu desafio. Tempo não falta.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. nossa voce e demais voce e uma menina muito esperta veja coisas sua no meu blog http://trancosoresidence.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Helen,

    gostei do seu blog, encontrei matérias úteis,voltarei mais vezes.
    Um abraço,

    Miguel M Menezes

    ResponderExcluir
  5. @luan4556
    hellen o melhor é ferramentas blog

    ResponderExcluir
  6. @luan4556, eu não estou citando blogs com bons tutoriais para Blogger, mas sim sites onde você pode PEDIR AJUDA. Sei que muitos leitores confundem, mas são coisas TOTALMENTE diferentes, quase opostas.

    ResponderExcluir
  7. O Fórum dos Bloggers abramge para muitos a solução de casos em relação ao suporte. Isto é, que todos podem participar da comunidade e até publicar o seu blog se preciso.

    Até mais queridos!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.