quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Aposente programas usando Firefox

Todos esses complementos foram testados no Firefox 3.5 e no Flock.

1. Captura de tela

Quando precisamos caputar todo o frame de um site, a tecla Print Screen não é suficiente. Eu já usei vários programas para esse fim, mas nenhum bom o bastante a ponto de eu recordar o nome. Hoje só uso o complemento Screengrab do Firefox.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Acelere o Internet Explorer com Google Chrome Frame

Internet Explorer

Se você já leu algum outro post meu sobre navegadores já sabe: eu incentivo de todas as formas o não uso do Internet Explorer. Porém, se por motivo corporativo, psicológico, psiquiátrico, profissional, mental ou espiritual você ainda precisar usar o IEca em algum momento da sua vida, não deixe de instalar essa paradinha aqui:

Google Chrome Frame

É um plugin que trabalha em segundo plano, silencioso, não atrapalha em nada, só ajuda. Seu Internet Explorer vai ficar ligeirinho, à la Google Chrome. Recomendo muito!

domingo, 27 de setembro de 2009

Divulgue seu blog no Yahoo! Mail

Este é um post blog marketing em webmail.
Yahoo!

Quem utiliza o novo Yahoo! Mail percebeu que em setembro ele ganhou mais algumas melhorias, como integração com Flickr e ZumoDrive e atualizações de amigos.

Hoje vou falar sobre as atualizações de amigos, um recurso interativo que está dando um quê de rede social ao webmail do Yahoo!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sites para buscar arquivos .pdf

PDF

Geralmente buscamos arquivos .pdf quando precisamos encontrar resultados mais consistentes e confiáveis, em publicações como:

  • apostilas
  • e-books
  • revistas
  • artigos científicos
  • monografias acadêmicas

Personalizando avatar nos comentários de templates convertidos (Wordpress para Blogger)

Caso seu template tenha sido feito a partir de algum modelo original do Blogger, use o primeiro tutorial: Personalizando o avatar nos comentários.

Alguns leitores já estavam reclamando problemas para personalizar o avatar nos comentários por usarem templates Wordpress convertidos para Blogger. Eu estava sem tempo para ver melhor isso, até que resolvi ativar o recurso de avatar em um dos blogs que administro e que usa template Wordpress convertido. Vou partilhar aqui os códigos que resolveram a minha situação.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Encontro Arquidiocesano de Jovens

Este post foi totalmente editado no dia 09/10/2009, já que no lugar do encontro entre três ministérios haverá o Encontro Arquidiocesano de Jovens.
Encontro de Jovens

O Senhor seu Deus lhes assegurará a vitória. (Zacarias 9,16)

Clique para ouvir ou salvar a vinheta


  • Dias: 24 e 25 de outubro de 2009 (sábado e domingo)

  • Início: 8h da manhã (nos dois dias)

  • Local: Associação Servos de Deus (ASD), Setor Coimbra, Goiânia

  • Inscrição: R$ 10,00


Para mais informações, deixe seu comentário.

Paz e bem!
Helen Fernanda

Membro do MCS Goiás

Gnome Art: gerenciador de temas do Gnome

Este é um post sobre temas para Linux.
Nível: iniciante

Gosto tanto de temas, templates, skins, ícones… que vou dividir minha relação com o Ubuntu 9 em duas fases: antes e depois de conhecer o Gnome Art.

Provavalmente um dos recursos que eu mais utilizo no Ubuntu ainda seja a mudança de aparência do Gnome, já que estou longe de explorar todas as possibilidades de temas disponíveis:

  • Sistema » Preferências » Aparência

Para ter ainda mais opções, instalei hoje o Gnome Art. No Ubuntu 9 use a busca rápida para encontrar e instalar o pacote gnome-art via Synaptic:

  • Sistema » Administração » Gerenciador de Pacotes Synaptic

Após instalar o programa, ele poderá ser acessado via Terminal (gnome-art) ou pelo caminho:

  • Sistema » Preferências » Art Manager

Quando abrir o programa, basta clicar no meu Art para ver as galerias. Aviso desde agora que a galeria de Backgrounds pode demorar bastante para abrir no primeiro acesso. Confira as traduções dos demais recursos:

Desktop Themes

  • Application = Controles
  • Window Border = Margem da janela
  • Icon = Ícones

Other Themes

  • Login Manager = Janela de início de sessão
  • Splash Screen = Tela de carregamento
  • GTK+ Engine = Temas ou melhorias para temas

Para mudar a janela de login o caminho é:

  • Sistema » Administração » Janela de início de sessão

Para mudar a tela de carregamento:

  • Sistema » Preferências » Splash Screen
Leia também:

Divirta-se!

Descobri no Led Style

terça-feira, 22 de setembro de 2009

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Como checar links sem clicar neles

Uma das coisas que eu espero que você faça sempre que publica um post é verificar se todos os links externos estão realmente abrindo em uma nova aba/janela.

Normalmente fazemos isso de forma manual: clicando em um por um e verificando se está tudo nos conformes. Só que em posts com dezenas de links esse procedimento pode ser simplificado com o uso do navegador Safari.

Blogs para profissionais e estudantes de jornalismo

Recomendo todos os blogs a seguir para os colegas jornalistas e estudantes de Jornalismo. Nesta lista o objetivo foi valorizar os blogs em português.

Muitas dicas aqui poderão ser úteis também a outros profissionais de comunicação, mas para jornalistas a satisfação é garantida.

domingo, 20 de setembro de 2009

Mudança nos widgets Parceiros e Mais blogs

Este é um meta-post sobre Blog Marketing.

← Sai widget Parceiros

Até o momento os mesmos blogs da página Parcerias apareciam também no widget Parceiros que carregava um pequeno resumo do último post dos cinco blogs que foram atualizados mais recentemente. Porém, se o visitante clicasse em Mais blogs veria todos eles.

Eu confesso que gosto desse modelo, mas o número crescente de blogs nessa lista tem tornado o carregamento do blog cada vez mais lento, portanto o widget não será mais assim.

→ Entra widget Top 10

Agora o widget com links parceiros se chama Top 10 e será atualizado no mesmo dia em que eu apurar os dez blogs que mais trouxerem visitas ao HTMHelen durante o mês. Portanto, somente 10 blogs parceiros, terão a cada mês link garantido no widget e consequentemente em todas as páginas do blog.

← Sai widget Mais blogs

Pelo mesmo motivo de lentidão o widget Mais blogs sairá de cena. Os blogs que estavam nele continuam sendo minhas principais fontes e por isso sempre vou indicar posts deles aqui no HTMHelen e via Twitter.

↔ Na página, nada muda

A página Parcerias não muda, aliás, agora ela é o único espaço realmente democrático onde todos os parceiros têm link garantido, já que o Top 10 é totalmente meritocrático.

Até mais!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O passado do HTMHelen

Gostem ou não deste blog, as pessoas não deixam de comentar o nome HTMHelen, que já é uma atração a parte e atrai muitos cliques mesmo quando não há informações sobre o conteúdo.