quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Aposente programas usando Firefox

Todos esses complementos foram testados no Firefox 3.5 e no Flock.

1. Captura de tela

Quando precisamos caputar todo o frame de um site, a tecla Print Screen não é suficiente. Eu já usei vários programas para esse fim, mas nenhum bom o bastante a ponto de eu recordar o nome. Hoje só uso o complemento Screengrab do Firefox.

2. Cores RGB

Antigamente, quando eu via alguma cor bonita em alguma figura ou animação de algum site, primeiro eu tinha que salvar a imagem e depois abrí-la em algum programa de design Adobe para só então ver o código hexadecimal da cor. Agora não, basta clicar no Colorzilla, apontar para o objeto e anotar o código que aparece na barra de status.

3. Cliente FTP

Durante alguns anos o meu cliente favorito foi o LeechFTP. Agora, quando não estou editando pelo Dreamweaver (que também faz esse trabalho) uso o FireFTP.

4. Editor de código fonte

Precisa checar algum erro ou fazer algum teste com o código fonte de uma página? Use o Firebug e faça tudo no próprio Firefox que vai mostrando na tela um preview das modificações que você faz no código.

É claro que depois você terá que copiar o código e colocá-lo na página real, mas já estará sabendo exatamente o resultado da modificação. Bem legal!

Eu falei do Firebug primeiro, mas meu favorito para esse mesmo fim é o Web Developer. Coloquei os dois porque recomendo que você experimente ambos antes de escolher, sua decisão depende muito da sua adaptação a cada um deles.

5. Internet Explorer

Não vou mentir, de vez em quanto ainda tenho que abrir essa nhaca, mas só de vez em quando, já que “de vez em sempre” quem faz o serviço sujo de simular esse navegador em uma aba é o complemento IE Tab. A versão atual simula o Internet Explorer 7.

6. Notificador de e-mails

Para quem usa Firefox ou Flock como navegador padrão, o WebMail Notifier substitui os seus notificadores de e-mail do Gmail, do Hotmail e do Yahoo!

Se você tem várias contas no Gmail, talvez prefira um notificador que o mantenha logado em todas elas ao mesmo tempo:

7. Player de músicas

O FoxyTunes gera uma barra de controles na janela do navegador para você controlar a execução de suas músicas sem precisar trocar de programa.

8. Editor de blog

Fora um botão sem vergonha chamado Limpar conteúdo, o ScribeFire é um editor de blog até simpático e funcional. Não faz edição de imagens, mas tem um botão Pré-visualizar que mostra exatamente como seu post vai ficar no browser.

Se você sabe o segredo para desativar ou implodir o botão Limpar conteúdo, deixe seu comentário.


Existem dezenas de complementos que podem substituir programas, mas esta lista que fiz é bem pessoal, são programas que realmente fizeram diferença em minha rotina de trabalho.

Já tocaram nesse assunto em:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Muito boas as dicas, algumas eu já uso, outras vou testar aqui. Valeu Helen e bom final de semana!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.