Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Blogs para profissionais e estudantes de jornalismo

Recomendo todos os blogs a seguir para os colegas jornalistas e estudantes de Jornalismo. Nesta lista o objetivo foi valorizar os blogs em português.

Muitas dicas aqui poderão ser úteis também a outros profissionais de comunicação, mas para jornalistas a satisfação é garantida.

1. Novo em Folha

Novo_em_Folha

O Novo em Folha é o blog do programa de treinamento da Folha de S. Paulo, mas suas dicas são para todos, especialmente jornalistas que atuam em veículo impresso e/ou web.

O leiaute é horrível, consegue ser ainda mais feio do que a média dos blogs de jornalistas, que já são muito feios. Mas não se engane: a feiúra do blog é inversalmente desproporcional à qualidade das notas que são diariamente publicadas nele.

Como o blog usa aquela interface antiga do UOL, que tem péssima usabilidade, recomendo que sempre que encontrar um post interessante no Novo em Folha guarde-o em seus favoritos, caso contrário terá muita dificuldade de encontrá-lo novamente.

2. Link Zero

Link Zero

O Link Zero é o blog onde o Alexandre Sena divulga oportunidades de trabalho e cursos para jornalistas.

3. Tiago Doria Weblog

Tiago Dória

Sou suspeita para falar, acompanho o Tiago desde quando ele era estudante de Jornalismo e era meu vizinho de hospedagem aqui no Blogger. Continuei acompanhando quando ele recebeu o convite do IG e recomendo muito para jornalistas e demais profissionais de comunicação.

4. Dossiê Alex Primo

Alex Primo

Para quem gosta de títulos, o Alex é mestre em Jornalismo e doutor em Informática na Educação. É o melhor blog português sobre cibercultura do qual tenho notícia. Show!

5. Herdeiro do Caos

Herdeiro do Caos

Jornalismo colaborativo, redes sociais, Twitter e ciberjornalismo são algumas das palavras-chaves mais frequentes no blog do Yuri Almeida.

6. Carreira Solo

image

Não é um blog para jornalistas, é um blog para frilas, de forma que jornalistas frilas fazem parte do público alvo por tabela.

Uma área muito interessante do site é a Galera Solo onde você pode se divulgar como profissional frila.

7. Fala Freela!

Fala Freela

O Fala Freela é o podcast do Carreira Solo que tem o mesmo público-alvo: os frilas.

Se você é um jornalista frila (full-time ou part-time) e está conhecendo esse podcast agora, recomendo que ouça todos os episódios passados.

8. Blog corporativo

Blog corporativo

Essa dica é especialmente para a galera que trabalha em ou para assessorias de comunicação que fazem uso da ferramenta de blog corporativo. Tenho a sensação de que os colegas Relações Públicas também vão gostar bastante.

9. Mais Tempo

Mais Tempo

Mais Tempo é um blog sobre life hack, que recomendo muito para jornalistas e demais profissionais que estão sempre com problemas na administração do tempo. Seguir todos os conselhos do Christian Barbosa não é tarefa fácil, mas creio que uma ou outra dica dele você conseguirá colocar em prática para resolver problemas pontuais.

10. Vagas para jornalistas

Vagas

Mais um blog que divulga vagas para jornalistas em todo o país.

11. Profissão Repórter

Profissão Repórter

Sou muito leiga em televisão, mas tenho a impressão de que o blog Profissão Repórter ainda é o único brasileiro sobre telejornalismo com foco em estudantes. Me corrijam se eu estiver errada!


Caso queira também blogs em inglês recomendo a lista 100 best blogs for journalist students. (Link atualizado dia 07/08/2012.)

Esta lista quer crescer! Deixe sua dica nos comentários. Antes de mais nada esclareço que esta lista não é sobre blogs jornalísticos.

Obrigada e até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu blog, muito interessante, objetivo e difere de muitos blogs que já vi.
    parabéns.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.