terça-feira, 22 de setembro de 2009

Evernote e Notepad++: dois blocos de notas inteligentes para Windows

Os dois programas deste post também funcionam bem no Ubuntu 9 com Wine.

:: Notepad++

Notepad++ Notepad++ é um programa que todo programador já conhece e que todo blogueiro merece conhecer também.

O primeiro recurso, que pode agradar até mesmo quem só usa bloco de notas para fazer anotações em .txt, são as abas. Poder manter vários arquivos abertos em apenas uma janela sempre é uma comodidade. Mas o melhor desse programa é editar código fonte, inclusive de arquivos muito usados por blogueiros, como:

  • .htm e .html → páginas de hipertexto
  • .css → folhas de estilo em cascata
  • .php → como os arquivos do Wordpress
  • .xml → como o backup do Wordpress e todos os arquivos do Blogger
  • .js → códigos em JavaScript

Eu uso o Notepad++ também para fazer modificações em widgets e no template do Blogger, porque esse programa destaca o código e traz informações que facilitam bastante o trabalho:

Código

:: Evernote

Evernote O Evernote é um verdadeiro curinga. Você salva textos, páginas da web, desenhos, planilhas, podendo acessar essas informações de qualquer computador que tenha acesso a web.

Essas informações ficam salvas em sua conta do Evernote que é automaticamente sincronizada quando você abre o programa e loga com seu usuário e senha, independente de você estar acessando o programa no Windows, no Blackberry ou no Iphone, só para citar alguns exemplos.


Poker
Pontuação do jogo de Poker do PySol salvo no meu Evernote

Com o complemento Evernote Web Clipper é possível salvar qualquer texto no Evernote, apenas selecionando e clicando no respectivo botão.

Se em último caso você está sem seu pen drive em uma máquina que não tem Firefox, acesse o Evernote pela web, que não tem a mesma usabilidade do programa, mas cumpre sua função tão bem quanto.

Eu salvo de tudo no Evernote: telefones, prints de páginas da web, macetes para passar de fase em jogos, comentários longos… Tem cada coisa que você não imagina. Só não recomendo usar Evernote para salvar senhas. Se você fizer isso e alguém consegue invadir sua conta do Evernote… você tá no sal!

Leia também:

Bons downloads!

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Olá,

    foi um encontrada uma falha (16/09/2009) de segurança de Stack Buffer Overflow na versão 5.4.5 do notepad++, a versão atual é a 5.5 mas parece que o bug ainda não foi corrigido, visto não estar no changelog da versão.

    De qualquer forma, o notepad++ portable é afetado por essa falha, que é bem grave.

    Só para constar... Adoro seu blog.

    fonte: www.milw0rm.com
    link: http://www.milw0rm.com/exploits/9701

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica! Muito bom saber que existe um programa que torna mais fácil ler, mexer e entender os códigos!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.