sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sites para buscar arquivos .pdf

PDF

Geralmente buscamos arquivos .pdf quando precisamos encontrar resultados mais consistentes e confiáveis, em publicações como:

  • apostilas
  • e-books
  • revistas
  • artigos científicos
  • monografias acadêmicas

Vou listar os sites de busca de .pdf que conheço. A maioria deles usa o motor do Google, mas de formas diferentes, porque os resultados não são os mesmos. Isso é muito bom para quem está fazendo um trabalho acadêmico, por exemplo, porque terá mais fontes.

Recomendo que adicione todos eles aos seus favoritos, especialmente se você também é estudante (vestibulandos, graduandos, pós-graduandos, concurseiros…). Garanto que terão bastante serventia.

1. aeroPDF

Traz várias páginas de resultados muito precisos. Não consegui instalar o plugin no Firefox, mas imagino que o site esteja temporariamente fora do ar, por isso coloquei o link mesmo assim.

2. Datasheet

É um dos mais rápidos, porque só mostra uma página. Os resultados são os mesmos do aeroPDF. Para adicionar o plugin de busca ao Firefox, clique no link Add datasheet search to your browser toolbar que está na página de busca.

3. Filedigg

O Filedigg busca não apenas .pdf, há também as opções .doc, .xls, .ppt e .swf. A interface dele é muito parecida com a do Google, mostrando um pequeno resumo para cada resultado.

4. Free PDF eBooks

Comum e sem atrativos, mas serve para ter resultados diferentes. O plugin de busca para Firefox está no canto superior direito da página, basta clicar.

5. PDF Database

Busca arquivos .doc e .pdf. O mais rápido desta lista, mas os resultados não são muito precisos. Não reconhece acentuação. É o único que mostra os tamanhos aproximados dos arquivos, o que é muito útil porque dá ideia se o arquivo é um artigo ou uma monografia, por exemplo.

6. Pdfgeni

Mesmo que você digite uma palavra em português ele vai mostrar resultados em outros idiomas, principalmente inglês e espanhol, por isso é o melhor para ter resultados em vários idiomas ao mesmo tempo.

7. PDF Search Engine

Velocidade na média, várias páginas de resultados, sendo que os da primeira página são muito precisos. O defeito dele é que é um dos mais utilizados no mundo para buscar .pdf, então de vez em quando ele "baleia" no meio da busca.

8. Printfu

Não tão rápido, resultados menos precisos. A vantagem é que ele quase sempre vai mostrar resultados diferentes do Datasheet, então é bom usá-lo quando precisar de mais fontes.

Um detalhe desse site é que você pode fazer a busca direto pela barra de endereço digitando o termo desejado depois da URL. Exemplo: http://printfu.org/holanda.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.