sábado, 10 de outubro de 2009

Como iniciar Ubuntu depois de instalar Windows 7

Primeiro tenho que contextualizar para este tutorial não ser executado em vão. Eu tinha Ubuntu 9 e Windows XP na mesma máquina, mas em partições diferentes. Primeiro instalei o XP, depois o Ubuntu e assim o boot era feito pela partição do Linux.

Por padrão, o aplicativo que o Ubuntu usa para gerenciar as partições de boot é o GRUB que, a grosso modo, tem a mesma função do Lilo, que é mais popular.

1. Tenha o Live CD antes de atualizar o Windows

Estava tudo muito bom, tudo muito bem, até que eu resolvo atualizar o XP para o Seven. Primeiro eu fucei bastante e descobri que o melhor era eu gravar um Live CD do Ubuntu primeiro, assim eu poderia iniciar a máquina por ele, já que, pelo HD, eu sabia que a opção Ubuntu ía sumir de qualquer jeito.

Iniciando pelo CD eu poderia fazer as modificações necessárias para reativar o boot. Eu encontrei também um tutorial ensinando a configurar o boot pelo CD de instalação, mas achei menos seguro.

  • CD de boot de instalação: serve apenas para instalar o Ubuntu.
  • Live CD: serve para instalar, mas principalmente para experimentar o Ubuntu, com área de trabalho, pastas, programas, etc.

O tutorial que me ajudou a fazer o Live CD foi esse:

É um tutorial muito longo que serve também para quem quer criar CDs de backup ou distribuir versões customizadas do Ubuntu. Se você quiser apenas fazer um CD que permita iniciar o sistema para fazer modificações necessárias, use Ctrl + F e pule para o subtítulo Usando o Remarstersys.

Após criar seu Live CD e testá-lo, você estará seguro para instalar a nova versão do Windows.

2. Siga os tutoriais do site ubuntu-br

A página wiki do site ubuntu-br sobre o Grub oferece três métodos para você resolver o problema de iniciar o Ubuntu depois de instalar o Windows. Tente o primeiro método, reinicie. Se não funcionar tente o segundo e assim em diante. Se algum desses métodos funcionar para você, nem precisará continuar lendo este tutorial.

Como nenhum dos métodos funcionou comigo, tive que utilizar outro caminho.

3. Defina o boot com o gparted

a) Monte a partição do Ubuntu

Inicie pelo Live CD. Abra o terminal. Use o seguinte comando para listar as partições e identificar a partição Linux, onde está instalado o Ubuntu:

sudo fdisk -l

Copie o caminho da partição, que geralmente é algo parecido com /dev/hda0 ou ainda /dev/sda0.

Monte a partição com o comando:

sudo mount /dev/sda0 /mnt

Vale lembrar que você NÃO DESINSTALOU o GRUB do Ubuntu, apenas instalou o Windows em outra partição. Portanto, provavelmente não é necessário instalá-lo novamente. Apenas verifique se a pasta dele está acessível. Pode ser pelo seu gerenciador de pastas favorito ou pelo terminal mesmo:

cd /mnt/boot/grub

b) Abra o gparted para definir o boot

Caso não tenha instalado o gparted ainda, entre como root:

sudo chroot /mnt

Instale o gparted:

sudo apt-get install gparted

Saia do modo root:

exit

Abra o gparted:

sudo gparted

Verifique que a partição do Windows está com a flag de boot. Então o que você deve fazer é clicar com o botão direito na partição do Ubuntu, clicar em Gerenciar marcações e marcar a opção boot. Na partição do Windows, faça o mesmo, porém para desmarcar essa opção.

Veja os screenshots do gparted aqui.

Mantendo a janela do gparted aberta, feche todas as janelas de gerenciadores de arquivos e terminais. Em seguida, também com o clique direito, desmonte a partição do Ubuntu. Reinicie a máquina.

Caso não funcione (muito difícil de acontecer), entre no fórum e peça ajuda a especialistas. Sou tão leiga quanto você.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

4 comentários:

  1. otima dica! dois sistemas operacionais muito bons: seven e ubuntu.
    abraço.
    ...
    evertec.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito do artigo. Foi muito util porem estou encontrando um problema. Após eu marcar a flag de boot para a partição do linux e reiniciar o computador o GRUB volta a funcionar perfeitamente, consigo acessar o linux numa boa porem quando inicio o windows por algum motivo ele volta a flag para a partição NTFS. Gostaria de saber se existe uma solução para isso. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. @Rodrigo, anote o caminho correto da partição do Windows e edite manualmente Grub, provavelmente o caminho está escrito errado e por isso ele retorna para o outro OS.

    sudo gedit /boot/grub/menu.lst

    Caso não seja isso, você vai ter que buscar a solução em outros blogs e fóruns, quase sempre há alguém que já teve um problema parecido com o nosso.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.