quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sobre as listas do Twitter

Este é um post sobre microblogs.

Twitter Quem acompanha o HTMHelen já sabe que não sou muito de falar sobre o “assunto do dia”. Geralmente espero a poeira abaixar para escrever algo mais consistente.

Mas desta vez vou fazer isso porque tuitei muito sobre o assunto hoje e achei melhor organizar tudo em um post, já que de forma fragmentada algumas pessoas não entenderam.

# Para que serve?

Para quem “segue” muita gente, as listas servem para organizar essas pessoas de forma que possa acompanhar melhor aquilo que interessa em cada momento. Algumas pessoas e empresas precisam seguir muita gente para que todas as pessoas possam lhe mandar Direct Messages (DMs), como geralmente ocorre com alguns blogueiros, algumas empresas e com a maioria dos políticos.

Para quem prefere seguir pouca gente, as listas servem para, de vez em quando, acompanhar pessoas e assuntos que não fazem parte da sua rotina e por isso você não precisa delas em sua home, só precisa do acesso fácil à lista quando for quiser se atualizar a respeito.

# Como saber que já tenho?

Quando o recurso estiver disponível para seu perfil aparecerá o link listed do lado direito de followers. O número acima do link é a quantidade de listas em que você está.

Quando você clica nesse link já sabe em quais listas você aparece.

 

# Como criar uma lista?

Vá ao perfil de uma das pessoas que você quer adicionar à lista, clique no botão Lists e escolha a opção New List.

Ao criar a lista você pode escolher se ela será pública ou não, o que é muito importante. Se for criar uma lista do tipo amigoscachaceiros o bom-senso recomenda utilizar a opção Private, se colocar como Public os “amigos” podem querer revidar e aí não vai prestar.

Infelizmente várias pessoas já estão utilizando as listas para ofender pessoas, rotulando com adjetivos negativos, mas isso pode levar o Twitter a suspender o recurso, prejudicando os demais usuários.

# Como ver as atualizações da lista?

Na coluna direita da Home, abaixo de Saved Searches e acima de Trending Topics deve aparecer a seção Lists com todas as listas que você criou ou que você segue. Basta clicar. Cada lista tem um endereço parecido com:

http://twitter.com/usuarioquecriou/nomedalista

# Como seguir as listas de outras pessoas?

Você pode usar as listas de outras pessoas como referência para as suas próprias listas ou pode apenas seguir a lista da pessoa, confiando nas indicações dela. Basta clicar no botão Follow this list.

30/10/2009 → A seção abaixo foi adicionada.

# Como colocar o link para uma lista?

Para colocar o link para uma lista basta digitar @nomedeusuario/nomedalista, como no exemplo abaixo:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Um comentário:

  1. Agora sim entendi! Me senti um completo ignorante quando me deparei com aquela mensagem de sugestão de lista. Fiquei sem saber o que fazer com aquilo.

    Agora que vc explicou ficou tudo mais fácil!

    Marco Damaceno

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.