quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Versões antigas, descontinuadas e abandonadas

A fixação por antiguidades não pertence apenas ao mundo das coisas palpáveis: carros, jóias, vinhos, etc. No mundo dos softwares, é uma prática cada vez mais comum.

6

Há vários motivos que levam as pessoas a instalarem em suas máquinas jogos e aplicativos antigos, muitos deles abandonados pelos fabricantes:

  • Desconhecimento de versão mais recente.
  • Configuração da máquina incompatível com software mais recente.
  • Nostalgia do usuário, que não consegue se desapegar do programa antigo.
  • Medo de não conseguir se adaptar a um programa novo.
  • Excesso de fidelidade à marca que foi descontinuada.
  • Inexistência de um software atual similar (acontece principalmente com jogos).
  • Estudo, no caso de programadores e designers de interface.
  • Simples prazer em usar programas antigos.

Basicamente, esses programas antigos podem ser divididos em três grandes grupos:

1. Versões antigas

PC Surreal

O programa não foi abandonado, ele apenas evoluiu e ganhou uma nova versão que torna a anterior defasada, como o Firefox 2 e o Illustrator CS3. Os fabricantes não vão mais disponibilizar melhorias para essas versões, apenas incentivar os usuários a baixar as versões mais recentes.

Porém, a quem resista e mantenha em sua máquinas alguma versão antiga de programa que já foi atualizado, algumas vezes por falta de conhecimento.

Um clássico exemplo é o Internet Explorer. Já passamos pela versão 7, estamos na 8 e especulamos sobre a 9, mas ainda assim encontramos muitas máquinas domésticas que ainda usam a versão 6, mesmo sendo gratuita a atualização.

No caso de softwares pagos o uso de versões antigas não é raro. Como têm que pagar pelo upgrade, muitos clientes só adquirem a nova versão do programa quando o fabricante deixa de dar suporte para a versão antiga.

2. Softwares substituídos

s7

Na minha adolescência os programas MSN Messenger, Outlook Express e Adobe PageMaker eram os melhores e mais usados em suas respectivas categorias, mas hoje não passam de descontinuados, porque foram substituídos por Windows Live Messenger, Windows Live Mail e Adobe InDesign.

A maioria das pessoas gostou das novidades e reconhece que os novos programas são muito melhores, mas sempre há aquelas que se recusam a trocar de software e mantêm instalados em seus computadores os programas descontinuados. Muitas dessas pessoas sequer experimentam os novos programas, talvez por preguiça de se adaptar ou porque temam gostar da novidade e assim “trair” a marca antiga.

Considerando que, no contexto dos drives, ainda há pessoas que usam disquetes, preferir os softwares antigos nem parece tão estranho assim.

3. Abandonware: descontinuados não substituídos

Abandonware

Abandonware é algo que acontece bastante com softwares de jogos, com outros programas não é muito comum descontinuar sem oferecer uma alternativa ao cliente, mas de vez em quando acontece.

Um dos programas descontinuados que tenho no meu computador e de vez em quando eu uso por diversão é o Netscape. Apesar de não ter sido oficialmente substituído, a AOL sugere aos usuários que instalem Firefox ou Flock, dois navegadores derivados do código do Netscape.

image

Para quem curte ter vários navegadores, vale a pena adicionar o Netscape à coleção:

► O risco

PC Devil

O risco de usar versões antigas ou descontinuadas é estar sujeito a falhas de segurança que foram ou seriam corrigidas em versões mais recentes.

► Sites de downloads

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.