domingo, 17 de janeiro de 2010

Como instalar complemento antigo em versão recente do Firefox

Este é um post sobre complemento para Firefox.
Firefox

Sempre que atualizamos o Firefox, uma das dúvidas mais recorrentes é se todos os nossos complementos – extensões e temas - vão continuar funcionando normalmente. A maioria desses casos de incompatibilidade pode ser solucionada com ajuda do complemento Nightly Tester Tools.

Com essa extensão consegui instalar diversas extensões para Firefox 3.5 nas versões 3.6 (Namoroka) e 3.7 (Minefield). O Nightly Tester Tools também pode funcionar para adicionar complementos recentes a versões mais antigas, o que é bastante útil para quem usa o navegador Flock.

Quanto mais próxima a versão do Firefox da versão do complemento, maior a probabilidade de que funcione usando o Nightly.

  1. Instale o Nightly
  2. Teste os complementos já instalados
  3. Quando for instalar um novo complemento
  4. Observações

1. Instale o Nightly

Reinicie o Firefox. O uso do Nightly é bastante simples e intuitivo, mas ele não está em português, por isso segue um tutorial passo-a-passo.

2. Teste os complementos já instalados

Abra Ferramentas » Complementos, clique na aba Extensões e em seguida clique no botão Override all compatibility:

Override

Vai aparecer uma lista com todos os complementos instalados que são incompatíveis com a versão atual do navegador. Clique em Force install para o Nightly testar todas elas.

Force

O Firefox poderá levar alguns minutos se forem muitos complementos. Assim que ele terminar, vai pedir para você reiniciar o navegador. Recomendo que, antes de reiniciar, repita o mesmo processo para os Temas:

Temas

3. Quando for instalar um novo complemento

a) Cadastre-se no site Complementos para o Firefox

b) Instale o complemento antigo desejado

Entre na página da extensão ou tema que você deseja instalar no modo de compatibilidade. Antes de logar, o add-on desejado vai aparecer assim:

Live PageRank 1

Assim que você acessar com seu e-mail e senha, vai aparecer o link Ignorar verificação de versão:

Live PageRank 2

Após clicar nele, o botão de instalação + Add to Firefox finalmente aparece:

Live PageRank 3

Ao final da instalação, force a compatibilidade clicando em Force Install:

Live PageRank 4

Reinicie o navegador e observe se o complemento desejado já está funcionando.

4. Observações:

Para o exemplo do tutorial utilizei:

Atenção! Antes de forçar a compatibilidade com uma extensão antiga, verifique se não há uma mais atual que tenha a mesma função e possa ser utilizada no lugar. Muitos complementos foram descontinuados justamente por terem muitos bugs ou até mesmo por deixarem o navegador mais vulnerável a fraudes on-line.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. consegui, mas quando instalo o tema do mac para o firefox 3.5 volta pro tema normal, mas na janela complementos > temas está como se fosse o tema que instalei

    ResponderExcluir
  2. Michel, significa que não foi possível forçar a compatibilidade. Há vários temas Mac para Firefox, talvez você encontre algum compatível no diretório de complementos, sem precisar forçar a compatibilidade.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.