sábado, 27 de fevereiro de 2010

Minhas 10 extensões favoritas para Google Chrome

Atualizado dia 23/07/2015.
Google Chrome

O navegador Google Chrome, a partir da versão 4.0, tem o recurso de extensões, elas equivalem aos complementos do Firefox ou ainda aos widgets do Opera.

Contudo, no Chrome esses recursos adicionais conseguem funcionar ainda mais rapidamente do que nos outros navegadores. As extensões do Chrome na verdade são bookmarks que abrem um site onde está o recurso pretendido. Dessa forma, elas ocupam pouquíssimo espaço, não sobrecarregam a máquina e não tornam o navegador lento, como infelizmente acontece no Firefox.

O site oficial onde você encontra excelentes extensões para Google Chrome 4.0 + é o chrome.google.com/extensions?hl=pt-br. Vou citar neste post apenas as minhas 10 favoritas e indispensáveis. Confira:

  1. Fotografia da Tela - Webpage Screenshot
  2. Google Dictionary (by Google)
  3. Google Mail Checker Plus
  4. Google Similar Pages
  5. IE Tab Classic
  6. Orkut Chrome Extension
  7. PageRank
  8. Search Preview
  9. Shareaholic for Google Chrome
  10. Xmarks Bookmarks Sync

1. Fotografia da Tela - Webpage Screenshot

Ótima extensão para fazer print screen completo da página desejada.

Fotografia de tela

2. Google Dictionary (by Google)

Instale essa extensão para ter um dicionário de definições em inglês sempre disponível. Você dá dois cliques na palavra e aparece um balão amarelo com a definição dela. Muito bom! Vale deixar claro que não é um dicionário de tradução e as definições também são exibidas em inglês, portanto só serve para quem já lê nesse idioma.

Google Dictionary

3. Google Mail Checker Plus

Além de mostrar quantos e-mails não lidos estão no seu Gmail, essa extensão ainda mostra remetente, assunto e a primeira frase de cada mensagem não lida. Dependendo do que for, você já pode apagar, arquivar ou classificar como spam, sem precisar abrir a cada vez mais lenta caixa de entrada do Gmail.

Gmail Checker Plus

4. Google Similar Pages

Muito bom para pesquisar sites relacionados. Você clica e ele mostra os sites similares, baseado em vários fatores como URL, título, conteúdo, links e backlinks.

Similar Pages

5. IE Tab Classic

Com apenas um clique você abre o Internet Explorer dentro do Chrome. Excelente dica para blogueiros e webmasters:

IE Tab Classic

6. Orkut Chrome Extension

O ícone avisa sempre que você tiver novidades em seu orkut: atualizações de amigos, recados, comentários… Ele também tem a opção Compartilhar esta página, que equivale ao bookmark do qual eu falei no post Como partilhar conteúdo no orkut com apenas dois clique. Para quem é orkuteiro, essa extensão vai facilitar bastante!

orkut
  • Recurso indisponível.

7. PageRank

Uma simples extensão que mostra o PageRank da página visitada.

PageRank 

8. Search Preview

Se tem um complemento sem o qual não navego satisfeita é o Search Preview, que uso tanto no Firefox quanto no Chrome. Ele mostra uma miniatura do site, tornando a busca muito mais amigável. Essa extensão para Chrome funciona com Google, Bing, Yahoo!, Baidu e Yandex.

Search Preview

9. Shareaholic for Google Chrome

Se você é viciado em partilhar links em sites diversos, tais como Facebook, orkut, Twitter, Delicious, FriendFeed… o Shareaholic é um complemento feito para você. Na minha humilde opinião ele é melhor e mais rápido do que  AddThis e Google Share Button, outras extensões para Chrome com a mesma função.

Shareaholic

10. Xmarks Bookmarks Sync

Apesar de confiar mais no Delicious, os links e bookmarks que eu uso muito eu salvo no navegador para acesso rápido. Para manter todos eles sincronizados nas várias versões de Firefox e Flock que uso em casa e no trabalho, eu já uso Xmarks há algum tempo. Agora tenho os mesmos favoritos salvos também no Google Chrome.

Xmarks

O tema que estou usando em alguns dos prints acima é Tuo Rose.

Divirta-se!

Pix meutedio arroba mail ponto com

9 comentários:

  1. Muito bom esse seu post. Eu já vinha usando as extensões para o Orkut, o Gmail e o Blogger.com. A outras também me serão bastantes úteis, pois como trabalho conectado o tempo todo, ganharei tempo no desempenho das minhas tarefas.

    ResponderExcluir
  2. Muito útil Helen!
    Já instalei quase todas. O Xmarks eu já uso no Firefox, e agora no Chrome também.
    Muito obrigada por todas suas dicas.

    Beijos,

    Louise

    ResponderExcluir
  3. gostei passei aqui e coloquei mais uma extensão que não conhecia, mas eu quero mesmo é uma extensão que seja igual ao tabpreview do FF

    ResponderExcluir
  4. Oi Helen! Tudo bem por aí?!
    Bem legal este post. Estou explorando também estas extensões. Haja informação, viu!
    Manda ver!

    bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito desse post. Eu uso o Chrome, mas não sabia dessas extensões... Já instalei o orkut e o gmail.

    ResponderExcluir
  6. Muito Bom teu post, quebrou um grande galho com IE Tab Classic.=)

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.