segunda-feira, 1 de março de 2010

O novo editor de templates do Blogger: minhas considerações

Blogger

Na última semana a comunidade de usuários Blogger comemorou, com razão, o novo editor de templates do Draft Blogger, cujo link no menu Layout se chama Designer do Modelo.

Apesar de facilitar bastante para todos nós, sem dúvida os blogueiros leigos nas linguagens de formatação são os mais beneficiados. Coisas que antes eram bastante complicadas, como mudar a largura do template e/ou das colunas, agora podem ser feitas com apenas alguns cliques.

Como vários blogueiros já fizeram tutoriais sobre o recurso Designer do Modelo, vou apenas fazer minhas considerações, mais opinativas do que técnicas.

» Tenha um blog bonito sem ter conhecimento técnico

Ser leigo ou iniciante em código fonte (principalmente XHTML e CSS) não é mais desculpa para usuários Blogger não capricharem na aparência de suas páginas. O Designer do Modelo é muito simples, intuitivo e totalmente visual. Você pode personalizar imagens, fontes, cores e tamanhos sem precisar "encostar" em uma linha sequer de código fonte.

Mudar cores e plano de fundo

» Quem domina as linguagens continua podendo mais

Quando vi o recurso pela primeira vez logo percebi que seria muito bom para os leigos, mas imaginei que para usuários avançados não fosse muito útil. Me enganei! Quem sabe ou está aprendendo CSS, por exemplo, pode usar a opção Avançado » Adicionar CSS e fazer modificações diversas.

Adicionar CSS

Para quem prefere o modo tradicional, a opção Layout » Editar HTML também continua funcionando perfeitamente. Assim você pode, por exemplo, usar o designer de modelo primeiro e em seguida fazer as customizações no código, conforme bem entender.

» Poupe tempo na estrutura e capriche no CSS

Eu não sei como é pra você, mas pra mim a parte menos divertida de fazer um template para Blogger é criar um esqueleto sólido, tão sólido que não "desmonte" em uma resolução de tela diferente ou em um navegador mais antigo.

Definir os tamanhos e os alinhamentos das colunas do leiaute não é tarefa fácil. Usando o novo designer de modelo você pode escolher uma estrutura de leiaute pronta e depois personalizar o CSS ao seu gosto, assim você economiza tempo na parte chata e se diverte mais com a personalização de cores, fontes e imagens.

Esqueleto do blog

» Cuidados antes de fazer qualquer alteração:

As alterações feitas no Design do Modelo só são aplicadas quando você clica no botão laranja Aplicar ao blog. Mesmo assim, não deixe de salvar antes seu template atual na opção Layout » Editar HTML » Baixar modelo completo.

Outro método recomendado para evitar qualquer desastre é criar o novo template no seu blog de testes, assim você pode aplicar e fazer testes nos posts. Quando estiver do seu jeito, salve o XML em Layout » Editar HTML » Baixar modelo completo. Depois faça upload no seu blog real, não sem antes fazer o backup do template atual, é claro.

Não deixe de conferir as considerações de outros meta-bloggers:

Divirta-se!

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Ótima adição ao Blogger, com certeza facilita muito a edição e personalização.

    ResponderExcluir
  2. Design de Modelo só funciona pra quem usar os modelos padroes... quem criar um novo, ou baixar da internet, nao funciona. MEU CASO

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.