domingo, 4 de abril de 2010

Dicas e temas para melhorar a aparência do Opera no Ubuntu

Atualizado dia 02/02/2013.
Ubuntu + Opera
Uma das reclamações recorrentes dos usuários de Ubuntu e outras distribuições Linux é a de que o excelente navegador Opera, que fica lindo no Windows, costuma ficar bastante feio quando recém-instalado nesses sistemas livres.
Neste post seguem algumas personalizações que funcionaram comigo usando:
  • Navegador → Opera 10.10
  • Sistema → Ubuntu 9.10
  • Desktop → Xfce 4 (Xubuntu)

1. Personalize as fontes

Um dos diferenciais do Opera é permitir a personalização TOTAL de suas fontes. A maioria dos navegadores permite mudar apenas a tipologia de navegação nas páginas. No Opera você pode mudar as fontes de todos os menus, do Opera Mail, etc.
Para realizar todas essas mudanças, basta entrar em Ferramentas » Preferências. Na aba Avançado vá até o item Fontes. Faça todas as personalizações desejadas, principalmente Menus…, Barras…, Diálogos… Painéis… e Dicas….
Fontes no Opera

2. Escolha o esquema de cores

No Ubuntu a opção Ferramentas » Aparência » Esquema de cores » Esquema de cores do sistema nem sempre funciona adequadamente, portanto você deve escolher manualmente uma combinação de cores que combine com o restante do desktop.

3. Escolha uma skin compatível

02/02/2013 - As skins abaixo não estão disponíveis na versão mais atual do programa.
Muitas vezes não é possível usar no Ubuntu os mesmos temas que você gosta de usar no Windows, porque nem todos são compatíveis. A skin que estou usando atualmente no Windows 7 é a belíssima Omelion, mas olhem só como ela fica desastrosa no Ubuntu:

Para encontrar skins compatíveis, vá até o diretório de skins do Opera - my.opera.com/community/customize/skins - e faça buscas por termos como Ubuntu, Linux, Gnome e KDE. Você vai encontrar lindos temas que ficam ótimos no Ubuntu. Conheça alguns temas que me agradam bastante:

:: Cherry

Cherry

:: Keramik

Keramik

:: Nimbus 2

Nimbus 2

:: Nimbus 2 Marble

Nimbus 2 Marble

:: Nuvola Standard II

Nuvola Standard II

:: Opera Oxygen Project

Opera Oxygen Project

:: Opera Oxygen Bull 2

Opera Oxygen Bull 2

No Ubuntu, se você tentar mudar o esquema de cores depois que ativa uma skin, o background do menu do navegador tende a ficar com a cor antiga. Para resolver, basta ativar qualquer outra skin e logo em seguida voltar para a skin desejada, assim o menu "pega" as cores que você escolheu.

Todos os prints acima foram feitos no Ubuntu usando XFCE com tema Dust Sand. Eu personalizei as fontes dos menus e das barras para Trebuchet MS.

02/02/2013 - As skins acima não estão disponíveis na versão mais atual do programa.

Divirta-se!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.