sábado, 24 de julho de 2010

Bol, Folha e Zipmail: as opções gratuitas de e-mail do portal Uol

Uol Mail

Confesso, de todo o meu coração, que não sei o que leva uma pessoa a usar um e-mail da família Uol ao invés de um Gmail, um Yahoo!, um Aol ou até mesmo um Hotmail.

Não vou dizer que é impossível acontecer, porque conheço algumas pessoas que usam. O mais interessante é que eles não são leigos em internet, mas gostam da interface dos e-mails Uol e não trocam por nada, sabe Deus o porquê, já que eu nunca consegui entender as respostas que me dão.

Caixa de entrada do Uol Mail

Eu sou do tempo em que ostentar um e-mail@uol.com.br era chique, muito chique, chique demais! Hoje, o máximo que um endereço assim diz é “Já fui chique um dia e hoje eu sou teimoso”.

Ao mesmo tempo, um e-mail@bol.com.br sempre foi um endereço popular, do povão mesmo. Isso se deve ao posicionamento do portal Bol que tinha até propagandas na TV mostrando empregadas domésticas criando e-mail na casa do patrão, encanador criando e-mail na casa do cliente, primo pobre criando e-mail na casa do primo rico e outros VTs nesse sentido.

Já o email@zipmail.com.br é do provedor brasileiro de e-mail gratuito mais antigo do qual tenho notícia. Quando o UOL comprou o Zipmail resolveu mantê-lo como opção de endereço, assim qualquer um até hoje pode ter a “sensação” de voltar no tempo usando um endereço que foi criado em 1998.

Endereço Cadastro
@bol.com.br link
@folha.com.br link
@zipmail.com.br link

Recapitulando as três lições deste post “que vão mudar a sua vida” </ironia>:

  • O Bol ainda existe.
  • O Zipmail ainda existe.
  • @folha.com.br não é o endereço dos jornalistas que trabalham na Folha.

Em 2008 eu consegui criar um e-mail @uol.com.br gratuito, ou seja, sem ter que assinar Uol. Tenho esse endereço até hoje. Tentei refazer os passos da época para pegar o link, mas não consegui. Se algum abençoado se lembrar como é que faz e tem esse link secreto, fique à vontade para comentar.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

7 comentários:

  1. Tenho e-mail em cada uma das contas citadas - gmail, yahoo, hotmail... e bol. O bol é o mais antigo e uso mais para a família. Não tenho paciência de refazer listas de contatos e vai ficando. Estou testando o Ovi do Nokia e gostado! Ele é basico, limpinho e não pesa nada no aparelho.
    Não tenho preconceito algum e não acho chique usar um e-mail ou outro. Tanto faz!
    Mas entendo que algumas pessoas não queiram se nivelar ao "povão". Mas, não compreendo...rs.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Luma Rosa,

    O Ovi é interessante mesmo para quem usa Nokia. :)

    Desde que descobri a internet e com ela os webmails (2002) eu vou experimentando tudo e ficando com o que tem de melhor. Não tenho preconceito contra nenhum também, só tenho pós-conceito negativo com relação aos que não funcionam direito.

    Quanto a Uol e Bol realmente havia essa dicotomia muito forte há 7, 8 anos atrás e quem era criança ou adolescente naquela época ficou com isso enraizado. Como pagar provedor era para poucos, era fácil identificar a burguesia pelos seus endereços de e-mail: @terra e @uol.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Uol é horrível, eu tenho e uso apenas pra me cadastrar em sites que sei que não vou passar muito tempo, é tipo um "Trash-Mail"... Depois que conheci o gmail, nunca mais quero saber de outro.

    ResponderExcluir
  4. O @bol foi o primeiro e-mail que fiz, desde 2003. Ainda tenho o tenho até hoje. O @uol tenho, mas também sou assinante.

    Um outro serviço interessante é @r7 da Rede Record. É novo! Já aproveitei e peguei um nome fácil de memorizar.

    ResponderExcluir
  5. Wesley, sem dúvida, Gmail é o melhor. :)

    Marco, o endereço @r7.com é muito simpático, mas a interface do e-mail é muito ruim. Ele abre uma pop-up na hora de criar um novo e-mail. É triste isso. :(

    Mas a solução é simples: configurar o acesso POP ao R7 pelo Gmail, funciona que é uma beleza!

    Voltem sempre!

    ResponderExcluir
  6. Ri com esse post!! Sensacional

    já viu isso? http://fake-doll.com/2010/06/03/diga-me-teu-e-mail-e-te-direi-quem-es/

    ResponderExcluir
  7. Loo,

    Legal! Esse eu nunca tinha visto.

    Só conhecia esse que é em português: O que o seu e-mail diz sobre sua habilidade com computadores.

    Eu sou inclassificável porque uso todos: de domínio próprio a a Aol e Bol. :)

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.