sexta-feira, 9 de julho de 2010

Tuite os comentários automaticamente usando o FeedBurner

Este é um post sobre feeds no Twitter.
FeedBurner para Twitter

A Bia Almeida me perguntou via Twitter como eu faço para os comentários serem automaticamente tuitados. Aproveitei minha empolgação com o novo Windows Live Writer Beta para fazer logo um post a respeito. Existem várias formas de fazer isso: com TwitterFeed, HootSuite, FriendFeed e alguns outros recursos. Neste post vou explicar apenas como fazer isso usando o FeedBurner.

De todos os serviços de envio de feed para Twitter que já experimentei até agora (foram muitos, acredite!), o FeedBurner foi o que se mostrou mais rápido: são apenas alguns segundos entre o momento de aprovação do comentário até o momento em que é tuitado automaticamente.

Se você na verdade quer tuitar os posts usando FeedBurner, fique com o post do Ferramentas Blog que já explica tudo direitinho, não vou reinventar a roda. Porém, se você tiver bom raciocínio lógico, vai conseguir usar este tutorial para tuitar qualquer tipo de feed: de post, comentário, podcast, favoritos e o escambau.

► Observações:

  • Não recomendo que configure os comentários para serem tuitados em sua conta pessoal. Acho melhor que use este recurso apenas no perfil de Twitter do próprio blog.
  • Mesmo se o blog tiver um perfil no Twitter só para ele, é bom avisar aos seguidores que ele é atualizado principalmente via feed automático, para não frustrar ninguém.
  • Se você pedir para as pessoas deixarem o link do perfil do Twitter no comentário, você pode responder começando com o @ da pessoa para que ela receba como resposta no Twitter, o que é muito legal!
  • Antes de configurar o FeedBurner, verifique se já não configurou o envio dos comentários ao Twitter por outro serviço: HootSuite, TwitterFeed, FriendFeed… Se tiver configurado, desative primeiro para não virar flood.

A partir de agora, lavo as minhas mãos.

► Queime o feed de comentários no FeedBurner:

○ URL do feed de comentários para quem usa Blogger:

http://seublog.blogspot.com/feeds/comments/default

Se usa domínio próprio:

http://www.seudominio.suaextensao/feeds/comments/default

○ URL do feed de comentários para quem usa Wordpress:

Para quem usa o Wordpress com hospedagem e domínio gratuito:

http://seublog.wordpress.com/comments/feed/

Para quem usa Wordpress com hospedagem própria é possível personalizar o formato, portanto não me arrisco a chutar aqui os infinitos tipos de URL de feed possíveis.

No exemplo deste post eu vou configurar o feed de comentários do blog Consultoras de Beleza, que é:

http://www.consultorasdebeleza.com/feeds/comments/default

Para isso, vou logar no FeedBurner, colocar a URL no campo específico e clicar em Próximo:

Queimando o feed

Na tela seguinte o FeedBurner me pergunta a URL que desejo para meu feed queimado. Digito o que desejo e clico em Próximo.

Endereço do feed queimado

O feed foi queimado. Clico em Próximo novamente.

Feed queimado

Marco tudo a que tenho direito e clico em Próximo de novo:

Chega de tela, FeedBurner!

► Socialize o feed de comentários:

Agora sim, clico em Publicar e em seguida em Socialize:

Publicar » Socialize

Se você vai usar o Socialize pela primeira vez, precisará adicionar sua conta. Para isso você tem que clicar em Add a Twitter account. Em outra aba você ter que logar no Twitter e permitir que o FeedBurner tenha acesso à sua conta.

Após adicionar sua conta do Twitter, volte à página do Socialize e configure como serão tuitados os comentários que você recebe/aprova no blog. Seguem algumas recomendações:

Post content:
☑ marque Body only, já que comentário não tem título.
Include link (incluir link):
☑ marque.
Leave room for retweets (deixar espaço para retuites):
☑ marque.
Hash tags:
☑ marque Don’t add any hash tags (não adicionar hashtags). O recurso de hashtag serve posts, não para comentários.
Additional text:
Escreva aqui o texto adicional que deve aparecer em cada tuite. Escolha se quer que apareça no começo (beginning of the post) ou no fim (end of the post) do tuite.
Item limit
Escolha o número de tuites que pode ser enviado de uma só vez, caso vários comentários sejam enviados/aprovados ao mesmo tempo.
Order items by
Você escolhe se quer que os comentários sejam publicados por ordem de data ou por ordem de publicação/aprovação dos comentários. Isso só faz diferença se você receber/aprovar vários comentários de uma só vez.
Keyword feed
Serve para filtrar palavras-chave. Se não for filtrar, deixe em branco.

Veja a minha tela completa, já configurada:

Socialize configurado

Depois de configurar tudo como deseja, clique no botão Ativar.

Após um feed ser queimado no FeedBurner, pode levar até 24 horas para que o redirecionamento e todos os recursos passem a funcionar de verdade. Portanto, aguarde. Nem pense em deixar comentário aqui dizendo que não funcionou. Se você esperar durante todo esse prazo e não funcionar, reclame para o FeedBurner.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

6 comentários:

  1. Olá, Helen!

    Eu já utilizo a opção "socialize" do FeedBurner para enviar meus artigos para o Twitter. Também acompanho os comentários do meu blog via RSS. Mas, nunca havia pensado em juntar as duas coisas!

    Ótima sacada a sua!

    Um abraço e parabéns pelas sempre ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  2. @GerenciadoBlog,

    Quase me esqueci de contar que a ideia do post foi da Bia Almeida (@biiah22), via Twitter.

    Tenho usado esse recurso no HTMHelen e no Consultoras de Beleza e já constatei que aumentou bastante o número de visitantes que chegam ao blog via Twitter porque é uma forma automática de redivulgar posts antigos.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Helen,

    ainda não tinha queimado o feed de comentários do blog, aproveitei e fiz. Tutorial bem ao meu gosto, direto, franco e simples. Gostei das dicas das observações bem práticas e de bom tom!

    @Herege ou @BlogdeTaro : )

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pela dica!
    Pela experiência sei que este recurso traz um bom número de visitantes para o blog!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Helen,

    matutando aqui, me ocorreu se o passo "Socialize o feed de comentários", não pode também ser feito via twitterfeed simplesmente, com o mesmo efeito, não?

    Bom domingo! (@Herege)

    ResponderExcluir
  6. Arierom, obrigada por reforçar o que eu já disse no primeiro parágrafo do post.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.