sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Como fazer o cartão de integração e evitar os terminais de ônibus de Goiânia

Cartão de Integração Goiânia

A rede de ônibus de Goiânia tem seus problemas, mas quem já teve a oportunidade de conhecer o transporte público de outras capitais sabe que o nosso é, sem dúvida, um dos melhores do país. Isso sem contar os recursos que não são amplamente divulgados. Aliás, nada que é bom e de graça é amplamente divulgado.

Mas vou dar minha pequena contribuição e partilhar um pouco com vocês sobre o que já descobri. Hoje vou contar sobre o cartão de integração, recurso que passei a usar esta semana em substituição ao cartão escolar, ao qual eu não tenho mais direito por ter terminado a pós-graduação.

► Principais vantagens

  1. Não precisar ir até um terminal (estação de ônibus) para fazer a baldeação gratuita. Usando o cartão de integração você pode pegar o 2º ônibus em até 2 horas sem pagar a 2ª passagem em qualquer ponto de ônibus de Goiânia. Você pode fazer até duas integrações por dia.
  2. Não depender dos frágeis bilhetes sitpass. Quem nunca amassou ou molhou um sitpass sem querer? Quem nunca perdeu um sitpass que ainda tinha uma viagem ou mais porque ele simplesmente parou de funcionar? Quem nunca, na pressa, picotou ou viu alguém picotar um sitpass no lugar errado?
  3. Controlar melhor as viagens do mês. Geralmente não é recomendado comprar muitos sitpass justamente porque eles são frágeis demais, então com o cartão de integração você não tem mais esse problema: pode recarregar o cartão com o número de viagens que vai usar durante a semana, durante o mês… como preferir.
  4. Economizar tempo e dinheiro quando quiser ir de uma periferia a outra. Se você precisava pegar quatro ônibus e dar volta em metade da cidade se quisesse ir do Parque Atheneu ao Recanto do Bosque pagando uma passagem só, agora pode fazer isso pegando apenas dois ônibus e andando quase em “linha reta”.
  5. Dar sua contribuição para descongestionar os terminais. Deixe para usar as lotadas estações de ônibus nos dias de chuva. Nos outros dias libere-as para quem realmente precisa delas, como os estudantes, por exemplo.

► Como fazer

image

Além de gratuito, o cartão de integração é muito fácil de pedir. Tenho certeza de que você vai aprender o procedimento e ainda indicar esse recurso para todos os seus amigos, parentes e empregados que andam de ônibus em Goiânia. Ao menos foi isso o que eu fiz. Agora minha família inteira tem esse cartão.

  1. Vá até qualquer agência dos Correios de Goiânia levando:
    • Uma foto 3 x 4.
    • Cópia do seu RG.
    • Cópia do seu CPF.
    • Cópia do seu comprovante de endereço.
  2. Peça o formulário do cartão de integração.
  3. Preencha o formulário corretamente.
  4. Entregue ao atendente.
  5. Aguarde alguns dias (em média duas semanas) até o cartão chegar ao local que você escolheu.
  6. Recarregue-o nos mesmos lugares onde tem recarga para o cartão do estudante.

Se preferir, você pode preencher o formulário pelo site e levar o número do processo para não ter que preencher novamente o formulário impresso na agência. Eu, particularmente, acho mais prático fazer tudo lá nos Correios mesmo.

Foto do ônibus: Rede Integrada de Transporte Coletivo

Leia também:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. eu ja possui a minha carteirinha mas eu estava usando ela mas quando eu fui passa ela tem como bloqueado oque eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ao Setransp em horário comercial e conta sua história para o(a) atendente lá na porta. Se for por falta de atualização (depois que mudou o sistema), vai ser resolvido sem você precisar entrar no prédio. Se você tiver outro cartão com benefício (como o cartão de estudante, por exemplo), pode ser que o Setransp tenha proibido você de ter os dois cartões. Mas de toda a forma, é bom ir lá para tirar a dúvida.

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.