segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Meus 5 recursos favoritos no novo Twitter

Novo Twitter

Todo mundo já falou do novo Twitter, então não vou fazer um post detalhado sobre os recursos da nova interface porque não tenho nada a acrescentar. Vivo elogiando o novo Twitter, então vou apenas opinar, contando quais são as cinco novidades das quais mais gosto nessa elegante interface de nosso microblogging favorito.

  1. Ver vídeos e fotos sem sair do Twitter
  2. Mostrar minha localização no rodapé do tuite
  3. Ver o contexto da conversa
  4. Consultar rapidamente os Trending Topics (TT) de outras localidades
  5. Fazer tudo que citei sem abrir novas páginas

1. Ver vídeos e fotos sem sair do Twitter

Você clica no retângulo onde está o tuite com link para a mídia e… Pronto! Você vê o vídeo ou a foto sem sair do Twitter. Simples assim! Então a dica é:

  • Se quiser abrir no modo tradicional (na página de origem) é só clicar no link.
  • Se quiser abrir dentro do Twitter, é só clicar em qualquer parte do retângulo que não seja link.

Até o momento esse recurso funciona com DailyBooth, deviantART, Etsy, Flickr, Justin.TV, Kickstarter, Kiva, Photozou, Plixi, Twitgoo, TwitPic, TwitVid, USTREAM, Vimeo, yfrog e YouTube.

Exemplo de vídeo no novo Twitter
Exemplo de imagem no Twitter

Só por essa facilidade eu já seria fã do novo Twitter, mas tem muito mais.

2. Mostrar minha localização no rodapé do tuite

Você não precisa mais do Foursquare para brincar de Carmen Sandiego no Twitter. Ele agora mostra de onde você tuitou. A primeira opção que ele dá é baseada no que está escrito no campo Location do seu perfil. Basta clicar em Add your location e aguardar.

Adicione sua localização Sua localização


Mas se você quiser mudar isso, é só clicar de novo e selecionar:

Busque lugaresx
Onde você está?
Tuitando da Vila Redenção

Então a sua localização aparece no tuite e também vira link de referência, por meio do qual é possível também saber quem mais tuitou desse lugar:

Tuite localizado

Sei que os leitores do HTMHelen são inteligentes, mas sempre aparece um parequedista desavisado, por isso não custa avisar:

A não ser que queira ser vítima de um crime (tem louco para tudo!), não seja muito específico. Dando sua localização exata (nome do restaurante onde você está almoçando, por exemplo) você pode colocar em risco sua própria vida e as vidas das pessoas que convivem com você.

3. Ver o contexto da conversa

Muita gente ainda pedala no quesito contexto, entra na conversa sem saber bem o que está se passando. Talvez o novo Twitter diminua um pouco esse problema. Quando você clica no retângulo de um tuite, consegue ver quem já retuitou e quem já responde àquele tuite:

Contexto do tuite

Da mesma forma, se o tuite em questão for uma resposta a outro, isso fica bem claro na janela que se abre:

Contexto do tuite 2

4. Consultar rapidamente os Trending Topics (TT) de outras localidades

A nova home do Twitter permite que você consulte rapidamente o que estão tuitando em todo o planeta. Quando você clica no link change, as opções aparecem. A novidade é que basta um clique no país ou na cidade desejada para os TT da região aparecerem. Não é preciso recarregar a página, teclar F5, dar três pulinhos, nada disso.

Trends do Brasil

Menos de um segundo após o clique, já sei quais são os TT de Fort Worth, no Texas:

Trends de Fort Worth, Texas, USA

5. Fazer tudo que citei sem abrir novas páginas

O novo Twitter é muito mais rápido. Todos os recursos supracitados são acessados sem a necessidade de recarregar a a página. Ele usa JavaScript, mais especificamente CSS e JQuery, de forma que você pode arrastar uma janela pop-up para não atrapalhar a visualização do que está em baixo ou rolar a metade direita sem mover o que está do lado esquerdo. Bem prático.

Só lembrando que o novo Twitter tem muito mais. Esses são apenas os meus recursos favoritos. Experimente e descubra quais são os seus.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Um comentário:

  1. Olá, Helen!

    São ótimos recursos os que você destacou! Especialmente a visualização de fotos e vídeos dentro do próprio serviço já fez uma enorme diferença.

    E só esta semana que estou viajando - e sem meu TweetDeck - é que percebi como a nova interface facilitou a vida de quem usa o Twitter no browser.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.