quarta-feira, 29 de junho de 2011

Como ganho dinheiro com blog

Moedas reais

Se você procura uma fórmula mágica, suma daqui. Este post é extremamente realista. Faz tempo que quero contar aqui a minha forma de ganhar dinheiro com blog. Não tenho nada contra quem pratica monetização, vendas, posts patrocinados, jabá… mas aviso desde o início que meu lance é outro.

Uso meu blog para mostrar o que sei fazer de melhor.

Parece simples porque é simples mesmo. Mas é claro que para mostrar que você é bom em algo você precisa se dedicar e fazer bem feito.

Sou jornalista especializada em comunicação e marketing. Apesar de ter começado pelo simples prazer de informar e ensinar, meus blogs sempre foram portfólios do meu conhecimento em internet, especialmente HTML, CSS, navegadores e redes sociais. Desde a minha adolescência eles são chamariz para frilas e empregos e tem sido assim nesses quase 10 anos. É assim que ganho dinheiro com blog.

No começo eu fazia templates para blogs e sites e durante algum tempo fui webdesigner. Já trabalhei até com flash (eca). Mas de lá pra cá fiz trabalhos como redatora, revisora, designer de interfaces, diagramadora… Até que em 2009 arranjei um emprego fixo, por causa da minha experiência no HTMHelen.

Caneta chique
Meu negócio é escrever.

À medida que vou adquirindo novas habilidades como profissional os temas dos blogs também vão se expandindo, mas nunca sem perder o foco: sou uma comunicadora social e a web é minha principal e mais rica vitrine. Como jornalista, o dinheiro que ganho é proporcional às funções da minha profissão. Não tem segredo, não tem milagre.

Já ganhei dinheiro com links patrocinados?
Sim, mas é menos do que ganho como jornalista, então achei melhor tirar a maioria dos anúncios para aumentar a credibilidade do blog e ganhar mais de outras formas.
Já ganhei dinheiro com porcentagem de vendas?
Idem.
Já ganhei dinheiro com post patrocinado?
Não, primeiro porque acho “broxante” escrever post pago. Segundo porque ainda não consigo conciliar isso com a credibilidade que viso transmitir como jornalista.
Já ganhei presentinho por ser blogueira?
Sim, mas também ganho presente por ser jornalista de impresso, rádio, TV e nunca precisei falar bem de ninguém só por causa disso.
Já se preocupou com os números do seu blog (assinantes por e-mail, leitores de feed, seguidores, número de comentários…)?
Perdão pela resposta simplista, mas isso é coisa de menino, que desde pequeno fica comparando tamanho de pinto. Sou uma menina típica e estou mais preocupada em (1) fazer o que gosto, (2) me relacionar com pessoas inteligentes que se interessam pelo que faço, (3) receber comentários relevantes, (4) ser referência por ter um trabalho de qualidade.
Toda vez que começam essa discussão sobre quantidade nas redes sociais eu me lembro de Luciano Huck, Rafinha Bastos, Restart e Luan Santana. Significa…

Independente de sua profissão, o blog é uma fantástica ferramenta por meio da qual você pode demonstrar suas habilidades, seu conhecimento, sua opinião… Mas é claro que para isso é preciso também gostar de escrever e fazer isso bem, caso contrário pode ser um tiro no pé.

É isso. Até mais!

Imagens: DoceShop e Wiki2Buy

Pix meutedio arroba mail ponto com

10 comentários:

  1. Uau, genial, como tudo que você escreve!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto. Também sou jornalista e tenho meus blogs como forma de expressão e vitrine. Tem rendido bastante reconhecimento, dinheiro ainda não. Ainda estou testando os links e estou buscando patrocínio que gere uma renda mensal fixa pelo menos para arcar com alguns custos...
    Estou aprendendo muito mexendo nos seus post.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Helen tenho acompanhado o seu blog já fazem uns 3 a 4 meses desde que comecei com um meu, buscando dicas de como melhorar, de gadgets, coisas do tipo mas sempre me deparo com um blog um pouco mais que isso, acho o seu blog apaixonante e me transmite muita sinceridade e vontade de fazer o melhor e querer que nós também façamos o melhor! Obrigado por fazer um blog tão bacana! Adoro os seus posts e esse em especial me mostrou que estou no caminho certo! Gosto de expor minhas opiniões, gosto de compartilhar coisas legais com todo mundo, textos, videos, ideias, tudo o que for pra somar então acho é por isso que tenho o Blog e me esforço a todo momento pra levar o melhor a todos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns. Um senhor blog. Extremamente prático em html. Muito útil para todos.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom post, Helen revelando certas verdades sobre blogs e dinheiro.

    ResponderExcluir
  6. Meus parabéns pelo blog e por esse texto em especial.
    Aprendi técnicas bem interessantes para criar minha página no face e incrementar meu blog. Obrigado.
    Seria um prazer ter sua visita.

    http://jollyroger80s.blogspot.com/

    Escrevo textos sobre História focando em política internacional e Indústria cultural principalmente. O espaço também engloba ilustrações, fotografia, montagens, humor e cultura pop em geral.

    ResponderExcluir
  7. Por um momento achei que você ia realmente me ensinar a ganhar e não a gastar dinheiro com blog! haha
    Excelente texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só gasto tempo com o blog. Dinheiro é só para a renovação de domínio, mas os links patrocinados rendem o suficiente para pagar essa conta. kkk

      Excluir
  8. Gostei das tuas palavras eu tmb não curto muito esse negócio de milhões de seguidores em tudo que é rede social parece que vc tem que postar ali (nas redes sociais) só por obrigação dai realmente fica entediante o que realmente acontece é essa briga de ego entre blogueiras 'eu tnh mais que vc' e blá blá blá...

    No meu blog optei por não fazer twitter/face e outras tantas com perfil do blog sei que isso é um requisito pra empresas patrocinarem determinados blogs mais por enquanto não acho necessário o que fiz questão de colocar foi um botão do face nas postagens pelo fato de td mundo hoje em dia ter um e quem gostar do post e tiver preguiça de comentar pode simplesmente clicar no botão da rede assim diz pra mim que gostou do post sem precisar de palavras e ajuda a divulgar o blog.

    BjoO!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.