sábado, 13 de agosto de 2011

Safari: para ler e escrever muito

Logo Safari

A suavização de fonte (clear type) do Windows já melhora bastante a aparência dos textos, mas quem conhece outros sistemas operacionais sabe que ainda não chega perto do ideal.

Por isso já faz alguns anos que o Safari é meu navegador favorito para quando preciso ler e escrever muito. Ele mais do que suaviza a fonte, deixa ela “fofinha”, se é que você entende. Todo mundo que lê e escreve muito no Windows merece usá-lo.

O segundo melhor navegador em suavização de fonte, quem diria, é o Internet Explorer 9. Seguem alguns prints para você comparar e escolher.

1. Fundo escuro

Firefox:

Fundo escuro Firefox

Internet Explorer:

Fundo escuro no Internet Explorer

Safari:

Fundo escuro no Safari

Post: youPIX

2. Fundo claro

Firefox:

Fundo branco no Firefox

Internet Explorer:

Fundo branco no Internet Explorer

Safari:

Fundo branco no Safari

Notícia: Goiás Agora

3. Leitor do Safari

Outro motivo que torna o navegador da Apple o melhor para estudar é o recurso Leitor. Quando o texto da página é longo (mais de três parágrafos, se não me engano), o botão de RSS se transforma no botão do Leitor e você pode abrir uma espécie de pop-up apenas com o artigo, sem banners de propaganda e outras frescuras que atrapalham a leitura:

Exemplo de leitor

Caso seja necessário imprimir, o leitor do Safari oferece a opção de passar para o papel apenas o artigo, preto no branco, sem gastar tinta com o resto do leiaute do site.

Imprimir direto do Leitor do Safari

4. Safari para escrever

Para aproveitar a suavização de fonte do Safari também na hora de escrever textos acadêmicos ou outros documentos, a dica é usar o Google Docs ou o SkyDrive no lugar do seu editor de texto off-line (Microsoft Word, BrOffice Writer…)

Safari + Google Docs:

Safari + Google Docs

Safari + SkyDrive:

Safari + SkyDrive

5. Configurações

Todos os prints acima foram feitos usando Windows 7 com monitor LCD e Clear Type ativo com suavização máxima.

No Chrome e no Opera também não há suavização de fonte adicional, ficando o texto quase idêntico ao do Firefox, por isso não vi necessidade de mostrar os prints.

No Safari usei a suavização Forte. Para configurar assim, basta abrir o menu Preferências (Ctrl , = Control Vírgula), selecionar a aba Aparência e marcar a opção Forte em Suavização de fonte. Se você achar exagerado, existem outras boas opções, é só testar.

Configurar suavização no Safari

6. Downloads

Eu coloco o blog em “pausa” para estudar, mas o próprio ato de estudar rende boas dicas a serem postadas aqui. O jeito é publicar porque meu único medo na vida é morrer antes de mostrar todos os truques legais que conheço para vocês. Smiley piscando

Até!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Um comentário:

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.