Páginas

sábado, 12 de novembro de 2011

Problogger ou blogueiro corporativo?

Blog de ouro

Algumas pessoas que responderam ao questionário do meu artigo sobre blogueiros corporativos não precisavam ter preenchido. Eu pedi a URL justamente para verificar se era mesmo um blog e se era mesmo corporativo e foi por meio dessa informação que constatei: muitos blogueiros não sabem o que é um blog corporativo.

Na categoria de blogs profissionais existem, basicamente, três tipos:

  1. problog ou blog com monetização - Pertence a uma ou mais PESSOAS FÍSICAS. É feito por um problogger ou por sócios probloggers. Geralmente ganham dinheiro com publicidade alheia.
  2. blog corporativo, também chamado de blog empresarial, blog institucional ou blog organizacional - Pertence a uma PESSOA JURÍDICA e é feito por blogueiros corporativos. Ganham dividendos, se forem sócios da empresa; salários, se forem empregados; ou honorários, se forem freelancers.
  3. blog pessoal profissional - É feito por um profissional que se tornou blogueiro para divulgar o seu próprio trabalho. Geralmente NÃO ganha dinheiro com publicidade alheia porque isso pode ferir a sua credibilidade ou simplesmente atrapalhar a publicidade de seus próprios produtos e serviços.

Três cifrões

Casos típicos:

  • Quando você trabalha COM LIBERDADE EDITORIAL em um blog TOTALMENTE SEU e ganha dinheiro vendendo serviços, publieditoriais, anúncios e até mesmo produtos de terceiros, você é um problogger.
  • Quando você é CONTRATADO para trabalhar em um blog de uma PESSOA JURÍDICA e ganha salário ou honorário para isso, você é um blogueiro corporativo.
  • Quando você é um PROFISSIONAL que se autopromove em um blog ou vende seus próprios produtos e serviços, você é um profissional blogueiro.

Homem olhando computador

Outros casos menos óbvios:

  • Quando você é CONTRATADO para trabalhar em um blog de uma PESSOA FÍSICA de vida PÚBLICA (celebridade, político…) e ganha salário ou honorário para isso, você é um blogueiro corporativo.
  • Quando você é CONTRATADO para trabalhar em um problog e ganha salário ou honorário para isso, você é um blogueiro corporativo.
  • Se você é PESSOA FÍSICA de vida PÚBLICA e escreve em seu próprio blog para atualizar a imprensa e seus fãs, você é apenas um blogueiro.
  • Se você é PESSOA FÍSICA de vida PÚBLICA e escreve em seu próprio blog para vender serviços ou produtos, você é um problogger.
  • Se você é dono de uma empresa (PESSOA JURÍDICA) e cuida do blog dessa empresa, você é blogueiro corporativo.
  • Se o seu blog cresceu tanto que virou uma empresa (PESSOA JURÍDICA), você é um problogger que virou empresário e portanto agora também é blogueiro corporativo.
  • Se você não ganha dinheiro com blog, você é apenas um blogueiro, não é problogger nem corporativo.

Eu deveria ter feito este post antes de divulgar o formulário, deu muito trabalho checar todos os blogs e remover os participantes indevidos. Falha minha.

Já descobriu qual (quais) tipo (s) de blogueiro você é?

Até mais!

1ª imagem: trustedhomebusinessreviews.com
Outras duas: vieram em um CD que comprei em 2000 e antigamente,
se você souber de onde foram kibadas avise nos comentários.



Pix meutedio arroba mail ponto com

Um comentário:

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.