sábado, 24 de março de 2012

Feed do Blogger não funciona. O que fazer?

Quando você cria um site no Blogger ele gera automaticamente os feeds nos formatos atom e rss, tanto dos posts quanto dos comentários. O que você precisa fazer para ele funcionar é NADA. Exatamente NADA. Mas se ele não funciona é porque você fez merda o que não deveria. Então tem que desfazer.

Se você não sabe o que é feed, leia primeiro o post Para que serve o Google Reader? e só depois de entender volte aqui.

O que mostro neste post pode ser aplicado a outras plataformas de blogs gratuitos, como Wordpress, Posterous e Tumblr, mas aviso que só testei e fiz prints no Blogger.

O post está dividido em duas partes, de acordo com a sua situação:

► Nunca usei o FeedBurner

Pode ser que seu feed esteja funcionando, apesar de não aparecer o ícone na barra de endereços. Para conferir, tente abrí-lo no Google Reader, no seu leitor favorito ou em qualquer navegador que não seja o Firefox. A URL de feed do Blogger tem o seguinte formato:

URL-DO-SEU-BLOG/feeds/posts/default

Exemplo:

http://htmhelen.blogspot.com/feeds/posts/default

É claro que, onde está escrito htmhelen, você deve colocar o endereço do seu blog. Caso já tenha domínio próprio, não tem problema porque o modelo de URL de feed é o mesmo:

http://www.htmhelen.com/feeds/posts/default

Agora o Blogger acrescenta .br após blogspot.com nos blogs do Brasil. Isso não atrapalha em nada porque sem .br continua redirecionando, apenas te dá uma alternativa a mais para o endereço:

http://htmhelen.blogspot.com.br/feeds/posts/default

O objetivo é ver se os últimos posts do seu blog estão aparecendo mesmo. Se apareceram o seu problema é outro. O post certo para você é Como mostrar ícone de feed na barra de endereço :: Firefox 4+, Chrome e Opera. Tchau!

Se não apareceram, continuemos. Hoje mesmo visitei um blog de moda brasileiro cujo feed redireciona para isso:

Feed

Como isso aconteceu? Sei lá! Provavelmente esse redirecionamento veio junto com o template. O que interessa é que podemos tentar resolver.

No painel do novo Blogger vá até Configurações » Outro. Como você não usa FeedBurner ou similar, onde está escrito URL de redirecionamento de feed tem que estar em branco. Caso exista qualquer endereço nesse campo, clique em EXCLUIR.

Remova a URL de redirecionamento do feed

Tem que ficar assim:

Sem URL de redirecionamento de feed

Clique em Salvar configurações e logo depois teste novamente seu feed. Tem que estar funcionando porque o tutorial termina aqui.

► Já tentei usar FeedBurner

Caso você já tenha tentado redirecionar o feed do seu blog para o FeedBurner, entre no site feedburner.google.com, faça login, clique no nome do seu blog e em seguida em Edit Feed Details:

Edit Feed Details

Confira todos os dados e corrija o que for necessário:

  • Feed Title é o nome do seu blog.
  • Original Feed é a URL no formato URL-DO-SEU-BLOG/feeds/posts/default. Exemplo: http://www.htmhelen.com/feeds/posts/default.
  • Feed Address é a nova URL do seu feed. Assim como a URL do seu blog, ela deve ser intuitiva, portanto o ideal é usar o mesmo nome que está no domínio do blog.

Caso tenha mudado alguma coisa, clique em Save Feed Details.

Abra em outra aba o painel do novo Blogger e vá até Configurações » Outro. Onde está escrito URL de redirecionamento de feed você deve colocar o Feed Address que você configurou no painel do FeedBurner.

Redirecione o feed

Clique em Salvar configurações e logo depois teste novamente seu feed. Tem que estar funcionando porque o tutorial termina aqui.

► Não funcionou?

Deposite R$ 50,00 na minha conta do PayPal e me envie usuário e senha do seu blog. O endereço, tanto para depósito como para envio da senha, é helenfernandagmail.com. Caso eu não consiga resolver devolvo seu dinheiro.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

17 comentários:

  1. Uso o feedburner mas acho que nao tive problemas. Estou com problemas com o openid do blogger.
    Valeu. Informaçao sempre é válida.

    ResponderExcluir
  2. Primeira coisa: seu blog é delicioso. Conheci-o agora e não consigo parar de devorar cada post.

    Segunda coisa: a sua playlist, no rodapé, é sensacional. Temos gosto parecido.

    Terceira coisa: quanto ao assunto do post, obrigado. Nunca entendi direito essa coisa de Feedburner.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, na sexta-feira fiz um post com essa playlist e resolvi colocá-la como widget para aparecer em todas as páginas. Só fica ruim para quem tem tela pequena porque não dá para ler o post e ver os vídeos ao mesmo tempo.

      Em 2007 o Edney fez um post detalhado sobre o FeedBurner: www.interney.net/?p=9757498.

      Que bom que gostou do blog. Volte sempre!

      Excluir
  3. Realmente eu já estava tentando resolver esse problema há tempos! Acho que agora foi... pelo menos testei como vc disse e deu certo!

    Por que qdo as pessoas colocam meu blog no blogroll de outros blogs o link direciona para o antigo dominio, que nao existe mais??? Aff

    bjux, e mto obrigada1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tive esse problema. É muito difícil limpar o cache do FeedBurner. Quando você muda o domínio do blog, mas mantém a URL de feed, o melhor é redirecionar o blog antigo para o novo até o cache do FeedBurner perceber que o domínio do blog mudou. Veja o post Como redirecionar um site para outro.

      Excluir
  4. Olá adoro seu blog. E hj notei q meu feed ta ando esse erro em algumas postagens. Não sei o q pode ser pois não são todas.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 ...

    Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mimi, como você mesmo deve ter observado, esse código de erro é específico do Internet Explorer, navegador que sequer uso, portanto não sei nem chutar o que está acontecendo com seu feed.

      Excluir
  5. Este mesmo erro tem ocorrido comigo, mas no firefox, no explore tem dado outros erros, rsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O erro relatado neste post não tem relação alguma com o navegador usado. Seu problema deve ser outro. ;)

      Excluir
  6. Olá, poxa estou com uma dúvida daquelas... deixa eu te falar..

    Eu tenho o www.abcdodireito.com.br que está hospedado no blogger e tem o feed queimado pelo feedbuner. Estou criando 5 subdomínios para ele:

    - http://aulas.abcdodireito.com.br
    - http://artigos.abcdodireito.com.br
    - http://modelos.abcdodireito.com.br
    - http://questoes.abcdodireito.com.br
    - http://videos.abcdodireito.com.br

    No www.abcdodireto.com.br já tenho 1000 assinantes. Criarei 5 novos blog's e consequentemente 5 novos feed's.

    Quero disponibilizar assinatura individual para cada novo blog. Além disso quero manter a assinatura do www.abcdoreito.com.br e enviar para todos os assinantes deste as atualizações dos outros 5(subdomínios).

    Pergunta: Posso fazer isso fazendo a transferência individualmente de cada feed, mantendo-os ativo e suscetível de receber novos assinantes? Se não, como faço isso?

    Obrigado desde já pela atenção e desculpe-me pelo tamanho do texto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu entendi sua dúvida, você queria perguntar apenas:

      Como juntar os feeds de todos os meus blogs?

      E minha resposta é:

      Usando pipes.

      Se não for isso, não entendi sua dúvida. :)

      Até mais!

      Excluir
  7. Helen, veja se você pode dar alguma sugestão para o meu problema. Meus feeds (feedburner) estão ok. Porém ao colocar novas postagens, elas ou são enviadas para os painéis de leitura dos seguidores e blogrolls com muitas horas de delay ou nem são enviadas. Já segui diversos tutoriais, mexi em data, mexi nos códigos do cabeçalho, já mexi nas configurações de feed e nada parece dar resultado. Você já viu problema assim?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi, mas isso tem várias causas.

      A mais comum é a data do blog configurada em outro fuso horário, diferente do fuso horário do Brasil. Acontece bastante no Blogger (Configurações » Idioma e formatação), porque a configuração padrão é outra e poucos blogueiros se lembram de alterar.

      A outra causa é parecida, mas nesse caso o fuso horário que está desconfigurada é o do FeedBurner.

      Se tudo isso já estiver OK, não sei como resolver. :(

      Excluir
  8. Helen, o problema da vez é o fim do Google Reader. Primeiramente, fiz o redirecionamento para o Feedburner, até deu certo, redirecionava tranquilamente, mas de uns dias pra cá parou de redirecionar. Clica no seu feed e vê o problema você mesma... E agora? O que fazer? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Meu feed está funcionando perfeitamente.
      2. Não há relação entre o fim do Google Reader e o seu problema no FeedBurner.

      Excluir
    2. Oi Helen, na verdade o problema está no navegador do meu celular android, creio eu. No Google Chrome está redirecionando perfeitamente. Abraço!

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.