Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2012

Chega de perfeccionismo. Que venha a perfectibilidade.

Natalie Portman em Cisne Negro

Já aconteceu várias vezes comigo. Eu vou a uma entrevista de emprego. Me perguntam meus piores defeitos. Na lista sempre coloco “perfeccionismo”. O entrevistador ri na minha cara e diz que perfeccionismo não é defeito. Eu rio na cara do entrevistador porque, se ele acha que não é defeito, é porque ele não faz a mínima ideia do real significado da palavra. Mas não digo isso a ele, pelo menos não se eu realmente estiver precisando do emprego.

É claro que a culpa não é só do entrevistador, mas também dos muitos não perfeccionistas que se autodenominam assim porque acharam a palavra bonita. A maioria das pessoas acredita que perfeccionismo é a virtude de alguém que busca a perfeição. Apesar de ser esse o senso comum, não é a verdade e muito menos a definição dos dicionários. Se você busca a perfeição em seus atos você é um ser humano normal, responsável e saudável. No fim deste post tenho um adjetivo mais adequado para você. Perfeccionismo é o transtorno de quem EXAGERA na busca pela perfeição. É um DEFEITO sim. Dos graves. Sofro (e como sofro!) de perfeccionismo e se você me perguntar o que isso significa pra mim, respondo:

Me sinto escrava da ideia de que tudo o que faço precisa ficar PERFEITO logo na primeira tentativa e sem nenhuma revisão ou observação de outra pessoa. Se não for para ficar perfeito simplesmente não merece ser feito. Caso eu não tenha aqui e agora todos os elementos necessários para que fique perfeito, é melhor não começar. O mesmo vale para tudo que é feito por pessoas da minha convivência, principalmente pessoas da minha família e colegas.

Todos os dicionários brasileiros que consultei identificam perfeccionismo como o exagero na busca pela perfeição, mas minha definição favorita é do dicionário português Priberam:

perfeccionismo (ècç ou èç)
s. m.
Tendência, patológica, em procurar exageradamente a perfeição.

Em muitos casos esse distúrbio neurótico evolui para transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva que tem um nome “técnico” que não soa tão bonito assim: personalidade anancástica.

Há, neste transtorno da personalidade, um padrão generalizado de perfeccionismo e inflexibilidade. Trata-se da personalidade obsessivo-compulsiva e as pessoas assim se preocupam com a observância das normas, das regras, com a organização das coisas e com os detalhes do cotidiano.

Normalmente essas pessoas são escravizadas pelo simétrico, pela limpeza e pela ordem das coisas, desde a arrumação de seus pertences pessoais, como guarda-roupas, gavetas, mesas, até a organização extremamente cuidadosa de coisas relacionadas à ocupação e profissão. As pessoas portadoras do transtorno anancástico da personalidade sofrem com tudo que contraria suas próprias regras, determinações e manias, por isso são exigentes e inflexíveis consigo próprias e com os que lhes são mais próximo.

Fonte: psiqweb.med.br

O que escrevi acima foi apenas a minha explicação da palavra perfeccionismo, minha crítica à vulgarização de seu uso e minha indignação com os entrevistadores de recursos humanos que não conhecem o real sentido da palavra.

Porém, como perfeccionista que sofre com isso, desejo abandonar esse transtorno e aplicar um novo conceito em minha vida:

perfectibilidade

É apenas uma diferença de sufixo, mas que faz toda a diferença.

O termo perfeccionismo (ou perfectibilismo) nasceu de uma doutrina filosófica inglesa e por isso tem o sufixo –ismo (iluminismo, existencialismo, criacionismo…). Quando foi classificado como distúrbio neurótico o termo adotado foi perfeccionismo e continuou com esse prefixo porque ele também serve para nomes de doenças e transtornos (raquitismo, nanismo, alcoolismo, histrionismo…).

O termo perfectibilidade tem o prefixo –idade que é muito usado para substantivos abstratos, principalmente qualidades humanas. Exemplos: criatividade, habilidade, suavidade, efetividade.

Para quem duvida do poder de um sufixo, basta lembrar que homossexualismo é um termo extremamente ofensivo porque insinua que ser homossexual é uma doença. Homossexualidade é a palavra correta.

Voltando à questão da perfeição, conheça as palavras que vão aparecer com maior frequência no meu vocabulário de agora em diante.

► perfectibilidade: possibilidade de se aprimorar

No lugar do transtorno do perfeccionismo que muitas vezes me impede de sair do lugar, vou preencher minha mente com a ideia de perfectibilidade: tudo no mundo sempre pode ser aprimorado, portanto a perfeição é apenas o ideal que busco, não a minha obrigação definitiva.

► perfectível: aquilo que pode ser aperfeiçoado

Ao invés de sofrer achando que devo fazer tudo perfeito logo na primeira tentativa, vou me esforçar para fazer coisas perfectíveis. Quero me conformar com a verdade de que a perfeição é um ideal inalcançável e assim me contentar em realizar trabalhos que podem ser melhorados com o tempo, por mim ou por outras pessoas que derem continuidade a eles.

► perfectivo: que perfaz; que indica perfeição

Quero ser perfectiva, nos dois sentidos do termo:

  1. Enquanto o perfeccionista muitas vezes não termina o que começa porque está angustiado demais com a possibilidade da imperfeição, o perfectivo é aquele que perfaz, que termina.
  2. O perfeccionista perde tempo excessivo com detalhes que, além de irrelevantes para a qualidade do produto final, só ele mesmo percebe como imperfeitos. Já o perfectivo se concentra naquilo que realmente interessa e realiza um trabalho que indica perfeição aos olhos de todos.

:: Conclusões

Para quem é perfeccionista, como eu, faço o convite de mudarmos nosso pensamento, nosso vocabulário, nossos hábitos e assim, quem sabe, conseguiremos transformar nosso transtorno em virtude. Como diz um provérbio que é citado pelo menos uma vez no filme A Dama de Ferro:

Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso DESTINO.

Se você é uma pessoa que busca a perfeição no que faz, mas não deixa de realizar nem terminar nada só porque tem medo de que não fique perfeito logo na primeira vez, você na verdade é uma pessoa perfectiva, nos dois sentidos do termo. Parabéns! E aproveite que você sabe disso para mandar o termo perfeccionista para as cucuias.

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

9 comentários:

  1. Muito legal o post! Eu como perfeccionista nato quero empregar esses novos conceitos que aprendi aqui!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Helen!
    Você é uma figura mesmo. Tenho o maior prazer em ler seu textos.
    Parabéns +1vz.
    Perfectíssimo...!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu tenho o maior prazer em ler seus comentários. Volte sempre! :)

      Excluir
  3. Me ajudou bastante seu texto parabéns, é um assunto realmente sério , imagine o que aconteceu comigo aos 16 anos por ser timído levei essa palavra( perfeccionismo ) para 'fala', eu tinha que falar muito e perfeito com todas as pessoas. Resultado TOC, depressão e quase loucura, até hj luto muito para me livrar disso, uso medicação, fiz terapia e ainda sou tomado por algo horrível vez por outra, mas enfim obrigado pelo seu post. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive vários problemas com perfeccionismo ao longo da vida em vários aspectos diferentes. Na adolescência, a partir dos 12 anos, meu problema era meu rosto, cheio de acne. Eu me achava feia demais para sair de casa e não saía mesmo. Acreditava que as outras pessoas não mereciam olhar pra mim só porque meu rosto não era perfeito. Eu só ia para a escola e para a igreja porque gostava muito e também porque o ambiente na minha casa era agressivo demais para eu querer ficar lá o tempo todo.

      Tenho tendência a TOC, mas ao longo da vida consegui canalizar minhas "noias" para erros de português, torneiras pingando ou jorrando sem necessidade, lixo sendo jogado em via pública, resto de comida no prato e coisas assim.

      Que bom que gostou do texto. Volte sempre!

      Excluir
  4. Oi Helem vejo que voce tem boas coisas para compartilhar comigo, sem querer incomodar ou gastar seu precioso tempo, se possível vc poderia me falar mais um pouco sobre o que realmente vc fez. Para como voce disse "canalizar minhas noias"; o que voce realmente quiz dizer com o resto da frase: "... para erros de portugues. torneiras pingando sem necessidade..." ? Meu email é : renyssouza@hotmail.com. Se der para dar uma forçinha eu te agradeço muito. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei explicar como, só sei que, por meio do pensamento mesmo, sempre dei uma aparência de virtude ao meu perfeccionismo me irritando com erros que, se ninguém cometesse mais, o mundo seria muito melhor: desperdício, poluição (inclusive sonora), mau uso da língua portuguesa, etc.

      Digo isso porque quem tem TOC geralmente se irrita também com coisas superficiais como falta de simetria na roupa, por exemplo. Não vou dizer que essas coisas não me incomodam. Só para ilustrar, quando vejo uma tatuagem sinto uma vontade insana de esfregar com bucha até apagar tudo. Mas procuro não pensar nessas coisas e deixo para me preocupar com o que realmente é importante para a sociedade, como lixo em via pública.

      Excluir
  5. Sofro muito com isso acho q vou ter de procurar ajuda

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.