domingo, 24 de junho de 2012

Alternativas ao fim de um blog

DeleteA morte de um blog me dá arrepios. Mas um blog abandonado me dá arrepios e frio na barriga, porque sempre fico achando que foi o blogueiro quem morreu. Só que você não morreu ainda (Perdão, zumbi. Não acredito em seu potencial para blogar.) e seu blog está abandonado. O que fazer? Deixar largado? Matar ele de vez? Acho que seu blog não merece um fim tão trágico. Talvez seja bom analisar antes algumas alternativas.

  1. Mudar o nome e ampliar o leque do blog
  2. Formar uma equipe
  3. Delegar o blog ou a redação dele
  4. Mesclar blogs

1. Mudar o nome e ampliar o leque do blog

Leques

Todo ser humano evolui, muda de ideia, muda de prioridades ao longo da vida. Quando falta vontade e motivação para manter um blog sobre determinado assunto, talvez o problema seja justamente o determinado assunto: o tema não inspira você como antigamente.

Se você reparar bem, o blog não parou porque você “emburresceu” ou perdeu a paixão por escrever, mas sim porque você está em outra vibração, interessado em outras coisas, vivendo outras experiências bem diferentes daquelas que o levaram a começar o site.

Caso seja seu único blog e você curta mantê-lo sozinho, uma boa ideia para continuar exercendo essa atividade tão gostosa é mudar o nome e ampliar o leque de assuntos tratados. Você pode seguir as dicas dos posts Blog planejado é blog de sucesso e Nunca é tarde para reposicionar sua imagem pessoal.

Para não correr o risco de, daqui a alguns anos, ter que mudar novamente o nome do blog pelo mesmo motivo, não escolha outro nome que “engesse” você. Usar seu nome como o nome do blog pode ser a melhor opção. Alguns blogs pessoais no melhor estilo “salada de temas”:

2. Formar uma equipe

Bonecos de barro

Ainda é apaixonado pelo tema, tem 1001 ideias para o blog, mas falta tempo e fôlego para realizar tudo sozinho? A solução pode ser formar uma equipe de colaboradores. Você deixa de ser apenas blogueiro e passa a ser um editor chefe. Terá que encontrar pessoas motivadas e disciplinadas que se envolvam no projeto e passem a tratar o blog como sendo delas também.

Não é fácil conseguir redatores para o blog que sejam 100% voluntários e também não é fácil o blog dar lucro o bastante para você pagar em dinheiro, então a forma mais utilizada de conquistar colaboradores é a permuta: a pessoa geralmente escreve sobre aquilo em que ela é boa de serviço como forma de divulgar sua profissão e conquistar mais clientes.

A equipe do blog também pode ter um acordo de parceria para dividirem trabalhos e clientes. Por exemplo, se a blogueira chefe é maquiadora, ela convida para ajudar no blog um cabeleireiro, uma manicure e um personal stylist: eles passam a indicar uns aos outros para seus clientes e também podem ser contratados juntos em projetos que precisam de dois ou mais desses profissionais. Não necessariamente uma empresa, mas uma equipe de freelancers que trabalham juntos. Legal, né?

Para tudo isso dar certo, é preciso, é claro, ter espírito empreendedor e gostar de gerir pessoas. ;) Exemplos de blogs que começaram com um único blogueiro e passaram a ter equipes:

3. Delegar o blog ou a redação dele

Sob nova direçãoCaso você queira que seu projeto continue, mesmo sem você, o blog pode ser transferido para alguém que queira tocar o barco. É bem raro isso acontecer porque é preciso ter amor pelo projeto – para desejar que ele continue – e ao mesmo tempo desapego a ele, para aceitar que outra pessoa tome as decisões de agora em diante, podendo até mesmo acabar com o seu blog depois de um tempo.

Uma solução menos radical é delegar a redação do blog para outra pessoa que esteja antenada no tema, mas continuar administrando o site nos demais aspectos: design, parcerias, monetização, etc. Que eu me lembre agora, um blogueiro que fez isso foi o Paulo Henrique Amorim, do Conversa Afiada. Ele ainda é o dono do blog, mas não é mais o diretor responsável e a maioria dos textos são escritos por outros jornalistas.

4. Mesclar blogs

Essa é uma solução interessante para quem tem mais de um blog e também para quem quer se juntar a outro blogueiro em um projeto só. Foi o que fiz recentemente com o Beleza Tem Cheiro: mesclei ele com o HTMHelen. Leia mais sobre isso no post Como mesclar blogs no Blogger.

Tenha uma boa reflexão e uma boa decisão. Até mais!

Imagens: Mensagens Mais Você,
Diva of Night, Andre Sousa
e Camocim Online

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.