Páginas

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pela unificação das polícias e o fim da PM

image

Quero apresentar a vocês a atual (e polêmica) causa que defendo: a unificação das polícias estaduais - Civil e Militar - em uma única polícia desmilitarizada. A intenção de unificar as polícias já existe no Brasil há algumas décadas, mas sem muita ação. Agora que temos a recomendação da ONU, usar as redes sociais para expressar nosso apoio pode levar os parlamentares a dar mais atenção aos projetos de lei sobre o tema que tramitam no Congresso Nacional.

Deixo claro que tenho consciência de que são duas coisas diferentes, unificação e desmilitarização. Seria possível unificar sem desmilitarizar e também desmilitarizar sem unificar, mas eu defendo as duas coisas: a unificação tendo a desmilitarização como consequência. É claro que tenho meus motivos pessoais para apoiar as duas coisas. Poder registrar um boletim de ocorrência na própria viatura é um dos meus muitos motivos para querer a unificação. O fim da truculência da polícia de rua, que geralmente inverte o ônus da culpa nas abordagens e obriga o cidadão a provar que é inocente, é um dos meus muitos motivos para querer a desmilitarização.

Mas minha opinião é a de uma leiga observadora. Segue a apresentação do TCC do Fábio Mascarenhas, especialista em Políticas Públicas e Gestão em Segurança Pública, e tem como tema Unificação das Polícias. Esclarece bastante coisa:

Seguem os slides que ele usou na apresentação:

Este é o grupo no Facebook para quem quer conversar sobre o seu assunto e demonstrar seu apoio à causa: www.facebook.com/groups/FimdaPM/.

Junte-se a nós mim!

12/06/2012: a página virou grupo. Na verdade era para ser página desde o começo. Não penso direito às vezes.


Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.