sábado, 7 de julho de 2012

6 passos para um Facebook sem porcaria

FacebookFacebook tá um lixo? Culpa sua!

O tempo que você gasta reclamando das melecas que postam no Facebook é mais que suficiente para você configurar seu Facebook de forma que não veja tanta porcaria, aponta estudo.

Existem vários outros métodos para personalizar o Facebook e deixá-lo elegante, só com atualizações e notificações que realmente valem a pena, mas neste post destaco seis passos que são meus favoritos:

  1. Não siga todos os amigos
  2. Bloqueie aplicativos e quem os manda
  3. Bloqueie quem faz convites desinteressantes
  4. Evite marcações estúpidas
  5. Remova completos desconhecidos
  6. Assine pessoas relevantes e curta páginas do seu interesse

1. Não siga todos os amigos

Quem não tem um vizinho de gosto duvidoso que posta foto de criancinha com elefantíase? Quem não tem um primo retardado que compartilha corrente para ganhar iPhone da própria Apple? Quem não tem um amigo viciado em comida que de 15 em 15 minutos avisa o que está ingerindo? Quem não tem um colega “social-media-deslumbrado” que dá check-in no Foursquare até quando vai ao banheiro?

É preciso cortar laços virtuais com essas pessoas? Não! Essas criaturas humanas desajustadas são as que mais precisam de sua amizade. Mas você é obrigado a ver as porcarias que elas postam sempre que visita a timeline com o objetivo de “ficar por dentro”? Também não! No Facebook amizade é uma coisa, seguir alguém é outra.

Visite o post Ocultar histórico de amigos no Facebook e saiba mais.

2. Bloqueie aplicativos e quem os manda

Gente com deficiência cognitiva posta imagens totalmente ineficazes com foto de animal ou bebê pedindo para ninguém mais enviar convite de jogos e afins. Gente esperta, como você, corta o mal pela raiz bloqueando os aplicativos ou as pessoas que enviam convites demais.

Visite o post Como ocultar e bloquear aplicativos do Facebook e saiba como.

3. Bloqueie quem faz convites desinteressantes

Você odeia pancadão sertanejo, mas tem um amigo que é promoter de uma boate que só toca esse estilo, então toda semana ele te envia convites pelo Facebook. Você é obrigado? Claro que não!

Quando clicar em Recusar o convite, aparecerá um link com a frase Ignorar convites de… Não tenha medo de clicar nele também.

Ignorar convites de…

Em seguida ele pede confirmação. Basta clicar no botão Ignorar:

Tem certeza?

Quando o seu amigo promoter de boate sertaneja mudar de emprego, ou quando você bater a cabeça e passar a gostar desse tipo de barulho, você pode desbloquear em Configurações de privacidade » Pessoas e aplicativos bloqueados – Gerenciar bloqueio.

Configurações de privacidade
Pessoas e aplicativos bloqueados

Em Bloquear convite para eventos você pode tanto bloquear mais gente como desbloquear:

Bloquear convite para eventos

4. Evite marcações estúpidas

Tem gente que acha divertido marcar os amigos em foto de cupcake, de cachorro abandonado, de trânsito congestionado, de criança africana passando fome… Faz-se urgente um estudo minucioso e avançado sobre a composição química do cérebro dessas pessoas, mas enquanto isso não acontece, você pode configurar as marcações em Configurações de privacidade » Linha do tempo e marcação - Editar configurações:

Linha do tempo e marcação

Essa é a configuração que uso e recomendo, mas é claro que você pode personalizar a seu gosto:

  • Ninguém pode publicar na minha linha do tempo, a não ser que me cite em uma postagem e eu aceite a marcação.
  • Somente amigos e amigos de amigos podem ver o que terceiros publicam na minha linha do tempo. Estranhos que me assinam só leem o que eu posto.
  • Quando me marcam isso só é publicado (no perfil, na timeline) depois da minha aprovação, caso eu autorize mesmo.
  • Se eu posto uma foto em algum álbum ou página minha, ninguém pode fazer marcação nela sem a minha autorização.
  • Caso alguém poste uma foto que se pareça comigo, o Facebook não pode sugerir me marcar naquele rosto, mesmo que seja eu mesmo.

Lendo sei que parece rigidez demais, mas é assim que deixo meu perfil EXATAMENTE do jeito que quero, sem que terceiros caguem nele da mesma forma como cagam em seus próprios perfis. ;)

5. Remova completos desconhecidos

Esse é o passo mais difícil pra mim. Sou jornalista e confesso que muitas vezes adiciono uma pessoa só porque ela vai servir de fonte/personagem/pauta/contato no futuro: se ela estiver entre meus amigos vai ser mais fácil encontrá-la quando a necessidade surgir. Então só removo “amigos” quando, além de não me lembrar quem é, a pessoa está me incomodando com spam, marcações indevidas ou trolagem nos comentários.

Alguns critérios que ajudam muito na hora de remover “amigos” são sobrenome (para quem tem muito parente espalhado pelo mundo), profissão, cidades, interesses e amigos em comum.

6. Assine pessoas relevantes e curta páginas do seu interesse

Uma forma muito eficiente de “diluir” as porcarias que postarem no Facebook, mesmo depois dos cinco passos acima, é assinar pessoas que partilham conteúdo relevante e curtir páginas com temas de seu interesse. Não importa se você gosta de futebol, cinema, carros antigos, arte em porcelana, notícias de Cuba… Seguindo as pessoas e páginas certas você deixa a timeline com a sua cara e a seu gosto. Vai ficar parecendo uma revista eletrônica feita especialmente para você. Experiência própria. ;)

Boa faxina!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Um comentário:

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.