terça-feira, 17 de julho de 2012

Blog temático ou de variedades?

Blog

Temático, caso queira resposta com apenas uma palavra. Principais motivos:

► Público fidelizado - Isso significa mais assinantes de feed, mais pessoas curtindo sua página no Facebook, mais pessoas seguindo o perfil do seu blog no Twitter. Sabendo qual é o seu nicho, também fica mais fácil decidir se vale a pena criar perfis do blog para divulgar em outros sites, como Pinterest e Google Plus, só para citar dois exemplos.

► Anunciantes selecionados e interessados – Já que você tem leitores com muitas características em comum, o perfil de consumo também é parecido em alguns aspectos; por isso anunciantes que buscam um público parecido com o seu vão querer sempre fazer propaganda no blog.

Também fica mais fácil para você escolher quais anunciantes aprovar, já que conhece bem o perfil do seu próprio site. Uma vez ofereceram anúncio de supermercado para o Beleza Tem Cheiro e eu neguei na hora. Já pensou ver um anúncio de peixe in natura enquanto lê uma resenha de perfume francês? :D

► Você se torna um especialista - Quando você tem paixão pelo assunto (não faz o menor sentido criar um blog temático sem paixão pelo assunto, mas não custa reforçar), você lê e escreve todo dia sobre aquilo, de forma que, com o tempo, será considerado um especialista porque se aprofundou.

► O blog se torna referência no assunto – Mesmo quem não faz parte de seu público-alvo fidelizado vai se lembrar do seu blog quando precisar de alguma informação sobre aquele assunto. Por exemplo, quando alguém tem alguma dúvida sobre celular Nokia eu sugiro buscar no Nokiatividade, não sou leitora fiel do blog nem faço parte do público-alvo, mesmo assim me lembro dele porque é especializado.


Mas se você clicou para ler o post inteiro sabe que não é tão simples assim, existem exceções à regra. No mês passado eu optei por ter novamente um único blog de variedades, assim como eu tinha há dez anos atrás, quando comecei a blogar. Os principais motivos para eu ter tomado essa decisão são extremamente subjetivos, mas vou compartilhar mesmo assim:

► Blog mais atualizado

Eu jamais conseguiria ter um único blog temático. Então eu tinha vários blogs com nichos EXTREMAMENTE diferentes. Como não poderia deixar de ser, para cada um deles eu tinha uma página no Facebook, um perfil no Twitter, uma página no Google Plus (que nunca me lembro de atualizar, mas está lá), um álbum no Pinterest.

Como toda adulta normal, eu trabalho, estudo, cuido da casa, faço compras, organizo as contas do mês, planejo férias, visito minha mãe, vou ao teatro, saio para ouvir música ao vivo (menos do que gostaria, mas saio), vou às perfumarias experimentar as novidades… Então, mesmo dedicando algumas horas da manhã todos os dias aos meus blogs, eu ainda não dava conta de manter tudo atualizado do jeito que eu queria.

Com o tempo isso foi ficando cansativo e, por incrível que pareça, monótono, porque muitas vezes eu me via na obrigação de postar algo só porque já estava há muito tempo sem update. Mas atualizar só por atualizar não me dava prazer, então eu não atualizava porque não me alegrava e ao mesmo tempo me sentia culpada por não ter atualizado. Chato.

► O prazer de variar os assunto

Sempre fui muito curiosa e jamais fui bitolada em um assunto. Justamente por causa dos blogs temáticos, algumas predileções minhas se destacaram mais na web, como HTML/CSS e perfumaria, mas me interesso muito por muitos outros temas.

Muitas vezes aconteceu de eu ter algo superbacana para compartilhar e deixar passar porque nada tinha a ver com algum dos meus blogs ou porque tinha a ver com todos os meus blogs e eu não decidi em qual colocar. Agora me sinto à vontade para postar qualquer coisa que me interesse no HTMHelen, já que ele não tem mais limitação de assuntos.

► Menos é mais

Como você já deve saber, minha vibe este ano é “querer menos, quase nada”, “sentir prazer em ter um de cada”, “usar as coisas até o fim”, etc. Com o blog não é diferente. Estou me sentindo ótima por me dedicar exclusivamente a ele.

Sei que ele não agrada todo mundo (nunca foi essa a minha intenção mesmo), mas garanto que do jeito que ele está hoje agrada 100% a mim. Como meu próprio prazer sempre foi minha prioridade na atividade de blogueira, significa que está tudo certo.

► Continuar sozinha

No post Alternativas ao fim de um blog eu citei a formação de equipe como uma das opções para quem está com certa dificuldade para manter um blog temático sozinho. Serve para muita gente, mas com certeza não é pra mim.

Não sei se é exatamente esse o motivo, mas na minha profissão eu já tenho que trabalhar em equipe e dividir autoria sempre, então manter o meu blog sozinha-inha-inha é essencial para eu sentir a mesma motivação e o mesmo prazer (sem dúvida esta é a palavra-chave deste post).

► Personalismo

Ao longo desses dez anos construí um público que simplesmente gosta do que eu escrevo, independente do assunto. Não vou me alongar neste parágrafo para ele não ficar autoelogioso, mas o fato é que, nas últimas semanas, perdi alguns leitores que realmente preferiam os blogs temáticos e ganhei muitos outros que acham mais fácil acompanhar o que escrevo agora que está tudo em um feed só.


Eu já estava rascunhando este post há algumas semanas, mas hoje o Blogando com Facilidade tocou nesse assunto, o que me motivou a terminar de vez.

Temático ou ilimitado, que o seu blog te dê muito prazer!

Pix meutedio arroba mail ponto com

8 comentários:

  1. Ótimo post !
    Quando comecei a ler já imaginava a resposta, porém todos os argumentos que você explicou depois eu tinha como defesa do blog variado ! Eu tenho um, aonde como eu mesmo digo lá, comento sobre os assuntos do meu interesse. Talvez o visitante se interesse pelos mesmos assuntos e se divirta, assim como ele pode escolher qual tag ele se interessa e só ler por ali.

    Blog temático acho mais interessante para blogueiro profissional" quem só tem como hobby, o de variedade vai atender muito melhor o próprio blogueiro !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei interessante essa frase que você usou "Blog temático acho mais interessante para blogueiro profissional" porque eu conheço pelo menos dois tipos de blogueiros profissionais bastante diferentes um do outro, então vou dividir:

      1. Blog temático acho mais interessante para pro-blogger.
      2. Blog variado acho mais interessante para blogueiro corporativo, porque no emprego a gente já tem que escrever para vários blogs temáticos, então nosso próprio blog representa a liberdade.

      Até mais!

      Excluir
  2. Este foi um assunto que sempre me incomodou também. Já tive alguns blogs temáticos e me sentia exatamente como você quando queria postar sobre outra coisa mas não cabia no Blog. Por isto optei pelas variedades, inclusive no perfil do twitter, que é único pra mim e pro blog, no começo muitos amigos me falavam que eu tinha que separar, mas eu pensava: se sou eu que faço o blog não vejo porque, afinal as coisas que estão no blog são as coisas q gosto, e portanto teriam lugar nos dois perfis. Tenho um amigo que tem dois perfis, um pro blog e um pessoal, e ele posta exatamente as mesmas coisas nos dois, então quem segue os dois perfis fica recebendo msgs repetidas, isso é ruim. Além do mais não vejo com bons olhos perfis de blogs, sites, que só postam notícias e textos relacionados ao blog, nada pessoal, fica uma coisa fria, distante, como se não tivesse alguém ali por trás.

    O que tenho percebido, especialmente com o surgimento do Facebook (que não existia na época que começamos), é que as pessoas costumam selecionar o que irão ler por postagens e não por blogs. Hoje é cada vez mais difícil pessoas que sigam um Blog por gostar de td que é postado lá (sem contar nós que estamos imersos neste meio, o restante das pessoas simplesmente não liga pra isso). Percebo isto quando vejo que grande parte das leituras do meu Blog saem de divulgações no Twitter e Facebook. Quando eu não divulgo, ninguém lê. E mesmo assim algumas postagens tem mais leitores, outras menos, dependendo do assunto claro. Pelo volume de informações e textos disponíveis hoje, as pessoas se condicionaram a selecionar, então quando vêm a divulgação de alguma postagem no facebook, se for de algum assunto que as interessam, elas vão lá ler, se não for deixam passar. A fidelização hoje em dia é cada vez mais difícil, a meu ver, mesmo pra blogs temáticos.

    Ah propósito, parabéns pela nova proposta, tanto do blog quanto do twitter, particularmente acho bem mais legal assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo que você escreveu. Como leitora de blogs eu também percebi que, mesmo nos temáticos, é muito difícil sentir vontade de ler tudo o que é postado.

      Apesar de ter muitos assinantes, seguidores, leitores assíduos… mais de 80% dos visitantes chegam ao blog pelos sites de busca. Esse número me faz acreditar que a variedade de assuntos muito mais ajuda do que atrapalha. Como cada post tem seu próprio link, na hora de mostrar os resultados da pesquisa os assuntos não se misturam tanto assim.

      Até mais!

      Excluir
  3. É uma pergunta que me pertuba também, tenho um blog onde tratamos de muitos assuntos, isso devo adimitir nos trás muitas visitas, porém não temos um número grande de leitores fieis.

    Já pensei, junto com a equipe, em escolher um único nicho, mas creio que para os nossos objetivos, que é receber receita com o blog, creio que o melhor mesmo é continuar com variedades.

    Basicamente os blogs de váriedades são os maiores do Brasil e os temáticos tem um número maior de seguidores. Boa postagem Helen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que, quando o blog de nicho trata sobre um assunto "tangível" (exemplos: perfumes, calçados, celulares, livros...) ele tem potencial para ser mais lucrativo do que um blog de variedades. Isso porque é muito mais fácil lucrar com anúncios de produtos que as pessoas compram.

      Mas se o nicho for um assunto intangível e gratuito, (software livre, por exemplo) vai ser mais difícil conseguir mais anunciantes diretos, então você tem que se contentar com programas de afiliados.

      Sucesso pra você e sua equipe! ;)

      Excluir
  4. Parabéns pelo blog comecei a acompanhar teu blog quando era HTMHelen parabéns por tanta postagem de qualidade.

    Já to meio calejado com blog e quando me canso eu fico meio impaciente e fico quereno recomeçar mesmo que eu já tenha um boa quantidade de visitações no meu blog, já tive três blogs que não deram certo um de variedade que foi meu primeiro e que não deu certo por falta de interesse a principio em continuar, um segundo de humor e que também ficou pelo caminho, e por ultimo o meu atual que é tematico que era em html no xpg no inicio mais acabei redirecionando todo o conteudo desse ultimo para o blogger(blogspot) e continuei com uma boa frequencia de visitantes mas não estou satisfeito.

    Estou pensando em manter esse meu blog atual que é tematico(somente sobre quadrinhos) que é um assunto que gosto e entendo e criar um segundo que seria mais generalizado tipo nerd mesmo( sobre filmes, tecnologia, internet, quadrinhos) o que acha?

    estava pensando também em tipo utilizar programa de filiados mas não tenho certeza se em um blog desse tipo(nerd) vale a pena monetizar apesar que esse não é meu principal objetivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. :)

      A única coisa que acho é que não posso dar opinião conhecendo seu caso tão vagamente assim. O que penso a respeito já está neste post, no Blog é para quem gera conteúdo e no Por que o HTMHelen acabou?

      Esse nicho que você escolheu realmente é um dos piores para monetizar. Uma dica é fazer resenhas de produtos e serviços que também podem ser comprados, como filmes, celulares, hospedagem de sites, cursos.

      Se o primeiro blog já fala sobre quadrinhos, não inclua esse assunto no segundo blog. Isso só serviria para deixar você angustiado.

      Uma coisa que ocorre naturalmente em todos os blogs, inclusive nos de nicho, é a ampliação de temas tratados, sempre voltados para o mesmo público-alvo ou um público com características muito semelhantes.

      Quem pode decidir é apenas você pois é quem vai trabalhar nos blogs dia a dia.

      Sucesso!

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.