terça-feira, 31 de julho de 2012

Evite loop e flood ao interligar redes sociais

Feed e redes sociais

Podemos postar em vários sites ao mesmo tempo. O trabalho de divulgação é automatizado e dá para enviar atualização de Flickr para Twitter, Twitter para Facebook, Facebook para Delicious, Delicious para Blogger, Blogger para Tumblr, Tumblr para feed, feed para Google Plus… Tá interligado. Tá tudo interligado! ♫

Só que é preciso ter cuidado com o flood e o loop. São dois termos bonitinhos de pronunciar e que até rimam, mas quando acontecem na web transmitem amadorismo, irritam visitantes e espantam seguidores.

Em muitas situações, eles ocorrem ao mesmo tempo, algumas vezes o loop é a causa do flood e em outras o flood é a causa do loop. Mas vou explicar primeiro situações independentes para você saber o que significa cada palavra.

✗ Flood

Flood significa inundação. Ocorre quando a mesma mensagem é publicada várias vezes consecutivas. Isso porque existem várias fontes - postando o mesmo conteúdo - que “desembocam” no mesmo lugar. Vou dar um exemplo que infelizmente acontece bastante:

  1. Seu Tumblr está configurado para enviar automaticamente ao Twitter.
  2. Você posta uma foto no Flickr, que está configurado para enviar automaticamente ao Twitter e ao Tumblr.
  3. Logo depois, você pega o link da foto no Flickr e posta no Facebook, que também está configurado para enviar automaticamente ao Twitter.
  4. Resultado: no Twitter, o mesmo link para a mesma foto aparece três vezes consecutivas.

Flood detectado.

✗ Loop

Neste contexto a palavra loop significa dar voltas, expressão que usamos quando alguém quer dizer algo, mas não vai direto ao ponto, fica “rodeando” o assunto.

Loop infinito
  1. Você posta uma foto no Picasa.
  2. Você faz um post no blog falando sobre essa foto que você postou no Picasa, mas não coloca a imagem inteira, só uma miniatura com link para o álbum original.
  3. Seu blog está configurado para enviar ao Facebook, então lá aparece um texto com link para o blog.
  4. Como seu Facebook está configurado para enviar ao Twitter, no microblog aparece link para a atualização no Facebook.

O seguidor no Twitter:

  • Clica no link que aparece na timeline.
  • Vai para a página no Facebook, quando percebe que a foto anunciada não está lá, ele clica no link para o post.
  • Entra no post, onde tem que clicar novamente para ver a foto no Picasa.

Ufa! Mesmo que a pessoa tenha internet muito rápida, ela vai ficar chateada por ter dado três cliques e passado por quatro páginas diferentes só para chegar a uma foto.

✗ Loop que gera flood:

A palavra loop também pode se referir à repetição infinita que ocorre quando duas redes estão interligadas entre si nos dois sentidos.

  • Você posta uma imagem no seu Tumblr, que envia automaticamente ao Twitter.
  • Mas seu Twitter também envia automaticamente ao seu Tumblr, então ele envia NOVAMENTE ao Tumblr o link da imagem postada no próprio Tumblr.
  • Eles ficam nessa “toda a vida”, gerando outro tipo de flood.

✓ Como evitar

Automatizar algumas tarefas, como a divulgação de posts do blog no Twitter, por exemplo, facilita bastante nosso trabalho e na maioria dos casos não há motivo para não usar. O importante é ter um “mapa mental” de como as redes sociais e os feeds estão interligados para não cometer exageros.

Caso não consiga fazer isso apenas mentalizando, desenhe. Apenas olhando as setas você já conseguirá notar possíveis causas de loop e flood. Segue um humilde exemplo do meu blog:

Redes sociais do HTMHelen

Para blogueiros, minha principal sugestão é NÃO interligar Facebook e Twitter se os dois já tiverem outra fonte em comum. Essa é uma das principais causas de flood e loop nas redes sociais. Use alguma ferramenta que envie para os dois sites ao mesmo tempo quando for necessário, como TweetDeck ou HootSuite, mas interligar as duas automaticamente geralmente não é boa ideia.

Para enviar o feed do seu blog às redes sociais, independente da ferramenta, sugiro configurar sempre o envio de apenas um post de cada vez e também um limite máximo de posts por dia. No dlvr.it dá para configurar ainda o espaço de tempo entre um tuite e outro.

Bom trabalho!

Imagens: Blog Condicional e Freepik

Link curto:
Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Ora aqui está uma situação bem real, na ânsia de divulgar nos mais variados locais, muitas vezes sucede a situação descrita no post, obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.