quarta-feira, 4 de julho de 2012

Google Social #Fails

Cemitério
Imagem: Jardim da Saudade

A empresa Google é muito boa em webmail, mapas, blogs, bate-papo, publicidade, pagamento eletrônico, documentos on-line, backup, fotos, vídeos… Mas alguém enterrou uma cabeça de burro no campo dos sites de relacionamento.

✝ Google Wave

URL antiga: wave.google.com
✰ maio/2009      ✝ abril/2012

Eu adorava. Meu username era helenfernandagooglewave.com. Se a pessoa entrava em uma wave ao mesmo tempo dava para ver o que ela estava digitando antes de teclar Enter, bem divertido. Usei muito para jogar Sudoku em tempo real com outras pessoas. Um dia resolvi publicar meu currículo lá, um doido achou e eu consegui um emprego como redatora web.

Uma falha grave que ele tinha era permitir que qualquer pessoa, mesmo que tivesse sido adicionada à wave por terceiros, conseguisse editar tudo o que estava na wave antes. Uma vez um ser apagou uma das minhas waves de Sudoku e só deixou um texto maluco. Fiquei triste. :(

Na minha nada humilde opinião, apesar dos problemas de segurança, o Google Wave estava bastante à frente do seu tempo e não duvido que ainda surja algo parecido no futuro.

✝ Google Buzz

URL antiga: buzz.google.com
✰ fevereiro/2010      ✝ abril/2011

Nunca gostei. Muito barulho pra nada. Como ele era acessado principalmente pelo Gmail, você conseguia ver atualização de pessoas para as quais você só tinha mandado e-mail uma vez na vida. Quando você postava alguma coisa recebia comentários de uma galera mó estranha.

Na minha nada humilde opinião, já nasceu morto.

✝ Google Friend Connect

URL antiga: google.com/friendconnect
✰ maio/2008      ✝ março/2012
Google Friend Connect

Eu usava para mandar boletins aos leitores do blog. Pena que acabou.

Na minha nada humilde opinião, não deveria ter acabado. Poderia ter virado uma rede social só para usuários e leitores do Blogger. Mas já que acabou, deveriam ter pelo menos feito integração com as páginas do Google Plus antes de encerrar o serviço.

✝ Jaiku

URL antiga: www.jaiku.com
✰ fevereiro/2006      ✝ janeiro/2012

O Jaiku é o serviço de microblog que a Google comprou, provavelmente com a intenção de acirrar concorrência com o Twitter. Porém, nenhuma melhoria foi feita no site depois da aquisição. Provavelmente mudaram de planos.

Na minha nada humilde opinião, o Jaiku era melhor do que o Twitter. Já na época tinha recursos de comentários e cadastro de feeds de blogs. Difícil era convencer todas as pessoas legais que eu já seguia no Twitter a migrarem para o Jaiku.

✝ orkut

URL: www.orkut.com
✰ janeiro/2004      zumbi em 2012
orkut atual

O defeito do orkut não foi a falta de sucesso, mas sim o excesso de popularidade no Brasil e na Índia. Acho que nem o Orkut Büyükkökten gostou da invasão que deixou a rede social com jeito, nível, cara e “cheiro” de terceiro mundo. Eu fui uma dessas “farofeiras”. Já em 2004 eu administrava dezenas de comunidades. Até 2006 eu era #aloka orkuteira. Só no final do ano passado (2011) cometi orkuticídio.

Na minha nada humilde opinião, era bem melhor que o Facebook na época em que as duas redes sociais foram lançadas (o orkut é mais velho dez dias), mas parou no tempo. Hoje, comparando os dois sites, fica claro o quanto o orkut é “engessado”.

A próxima vítima…

Google Plus é outra rede social que já nasceu sem graça. E rede social que nasce sem graça é natimorta. Só para ilustrar, não conseguiram ainda nem fazer uma integração que preste entre os blogs do Blogger e as páginas do G+. O Google é “fodão” em muita coisa, mas no quesito sites de relacionamentos perde até para o Y! que faz o maior sucesso com o Yahoo! Respostas, aquele site engraçado que une:

  • gente que faz pergunta séria com gente dá resposta besta e
  • gente que faz pergunta besta com gente que dá resposta séria. :D

Google, boa sorte na próxima tentativa! Sugiro começar a próxima rede social em forma de teaser: não contem que é de vocês antes de bombar para não dar azar.

Leia também:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

3 comentários:

  1. Excelente post Helen, não cheguei a usar todas as redes que você citou, porém concordo com a sua opinião na maioria delas.

    ResponderExcluir
  2. A única rede social dentre as relacionadas que fiz e faço uso efetivo até os dias de hoje é o Orkut.
    De fato o terceiro mundo o estragou (assim como estão estragando o Facebook) mas algumas de suas comunidades são/eram verdadeiras joias e não encontro nada similar no Facebook.
    Como não quero ficar sabendo da vida dos outros a cada login no Facebook, sinto saudades dos bons tempos do Orkut sim, especialmente das comunidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo foi diferente, encontrei no Facebook grupos muito mais focados em determinados temas (e portanto mais interessantes) do que as centenas de comunidades das quais participei no orkut.

      E no Facebook a gente sempre pode cancelar assinatura sem perder a amizade, o que ajuda bastante.

      Até mais!

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.