Páginas

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Use TweetDeck para monitorar links do seu blog

Visão geral do TweetDeck

A dica que vou dar agora é principalmente para quem está começando um perfil no Twitter dedicado a um blog. Aos mais experientes tudo o que vou dizer abaixo vai parecer bastante óbvio porque, mais cedo ou mais tarde, a gente aprende a fazer isso intuitivamente.

Vou mostrar como monitorar os tuites com links para o seu blog. Você pode usar isso para favoritar, responder, retuitar e até para analisar a repercussão de seus posts.

  1. Tenha uma conta no TweetDeck
  2. Adicione coluna com busca de links
  3. Adicione coluna de favoritos
  4. O que fazer com isso?

1. Tenha uma conta no TweetDeck

Todos nós já sabemos que a busca interna do próprio Twitter é muito ruim, para monitorar links (encurtados ou não) é pior ainda. Por isso vamos usar o TweetDeck web nesse trabalho. Outras opções são o TweetDeck para desktop e o HootSuite, mas neste tutorial vou usar apenas prints do TweetDeck web.

Mesmo que você ainda não use TweetDeck, você só precisa instalar algum programa adicional se ainda for usuário do Internet Explorer. O TweetDeck web funciona muito bem nos navegadores Safari, Chrome, Firefox, Opera e derivados.

Dica: A conta do TweetDeck é uma só, tanto faz se você se cadastrou via desktop ou na versão web.

Abra web.tweetdeck.com e cadastre-se, caso ainda não tenha conta:

Cadastro no TweetDeck

Adicione o perfil do seu blog:

Adicionar conta do Twitter

Autorize o aplicativo:

Autorize o TweetDeck

Conta criada:

Conta no TweetDeck

2. Adicione coluna com busca de links

Quando você cria sua conta no TweetDeck ele já adiciona três colunas: Timeline, Interactions e Messages; mas para ver exatamente o que as pessoas estão falando do seu blog vamos usar outra.

Clique em Add Column:

Add Column

Clique no botão Search:

Botão Search

Digite no campo de busca:

htmhelen.com –from:@htmhelen

Tecle Enter e veja que aparecem os tuites com links para o meu blog (htmhelen.com) que não foram enviados por mim (-from:@htmhelen). O TweetDeck é esperto e reconhece os links para o blog mesmo quando encurtados:

Busca de tuites com link

Agora personalize a busca, substitua o htmhelen.com pelo domínio do seu blog (sem http://www) e coloque o seu perfil do Twitter no lugar de @htmhelen:

htmhelen.com –from:@htmhelen

Se você usa o domínio gratuito do Blogger, não coloque .com.br no final. Deixe buscar até blogspot apenas:

htmhelen.blogspot –from:@htmhelen

Isso porque cada país vê a URL de seu blog de um jeito. Quem mora em Portugal, por exemplo, vê seublog.blogspot.pt, nem .com eles usam. Então se um português linkar o seu blog, não vai ter .com e muito menos .com.br no link. Esse é só um exemplo, mas vale para qualquer visitante de outro país.

Caso você tenha também um perfil pessoal que sempre tuita os posts do blog, também pode escondê-lo dessa busca, já que o objetivo aqui é saber quando outras pessoas linkam seu blog:

htmhelen.com –from:@htmhelen –from:@helenfernanda

Só para constar:

Tanto faz digitar “–from:@seuperfil” como “-from:htmhelen

Em seguida, clique em Add Column para adicionar essa busca ao seu TweetDeck:

Adicionar coluna de busca

Com a coluna criada, você pode ativar som de notificação que toca quando tem tuite novo. Caso você use o aplicativo do TweetDeck para Chrome, também pode ativar as notificações em pop-up.

Busca por links do meu blog que eu não tuitei

Outra sugestão é buscar tuites com o link do seu blog sem a arroba do perfil do seu blog. Geralmente serve para identificar tuites de pessoas que não fazem parte do seu fã-clube:

htmhelen.com -from:htmhelen -@htmhelen

3. Adicione coluna de favoritos

Diferente da busca, quando você “favorita” um tuite não perde ele de vista. Então sugiro usar a coluna de Favoritos para marcar os tuites com o link do seu blog que você pretende retuitar outro dia:

Adicionar coluna de favoritos

Favoritos de HTMHelen

4. O que fazer com isso?

Retuitar – Quando alguém linkar um post seu, marque o tuite como favorito. Você pode retuitar no mesmo dia se for um post antigo, ou deixar guardado para retuitar outro dia se for o post de hoje. É uma forma de divulgar posts antigos sem ser repetitivo. Retuitar no mesmo dia da postagem não vale a pena, vão achar seu perfil repetitivo e dar unfollow sem dó. Pelo mesmo motivo não recomendo retuitar o mesmo post mais de uma vez por dia.

Responder – Caso o tuite contenha elogio ou uma crítica construtiva ao blog, você pode responder gentilmente. Se for uma crítica grosseira e sem explicação, tipo “esse blog é uma bosta”, o melhor é deixar quieto porque quem faz isso geralmente está apenas trolando: só quer provocar sua ira.

Analisar – No dia-a-dia você vai notando quais posts novos são mais tuitados, quais posts antigos são famosos até hoje, qual assunto dos seu blog faz sucesso no Twitter, etc. Existem ferramentas muito mais completas para analisar a repercussão de posts no Twitter, mas essa é uma forma de “sentir” a popularidade do seu blog no dia-a-dia, já que você pode ser notificado a cada tuite.

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.