terça-feira, 16 de outubro de 2012

6 sites com muitos cursos gratuitos

Computadores

Eu estou em uma fase de experiências interessantes com educação à distância e crowdlearning porque estou sem dinheiro para fazer cursos presenciais. Como concursanda que não quer perder o foco, tenho buscado principalmente matérias que estão nos “meus” editais, assim eu saio um pouco da monotonia das apostilas e provas de papel. Vou mostrar algumas boas opções que descobri, em ordem alfabética.

1. Escola Virtual

A Escola Virtual da Fundação Bradesco tem muitos, muitos, muitos cursos na área de tecnologia. Se você está precisando se atualizar em informática, vale a pena conferir. Mas como meu objetivo no momento é outro, escolhi o curso sobre o Acordo Ortográfico de 1990. Até hoje não memorizei todas as regras de uso do hífen.

Aula de ortografia na Fundação Bradesco

2. FGV Online

Os cursos gratuitos da Fundação Getúlio Vargas já são famosos, mas a usabilidade não é das melhores. Se for um curso com muitos slides e você não consegue terminar no mesmo dia, tem que anotar em qual tópico você parou, porque o site não grava pra você.

Apesar disso, o conteúdo é muito bom. Atualmente, por exemplo, estou estudando Como organizar o orçamento familiar e Conceitos e Princípios Fundamentais do Direito Tributário.

Direito Tributário no FGV

A FGV também tem o Ensino Médio Digital, voltado principalmente para quem vai fazer o Enem.

FGV Ensino Médio Digital

Nesse site as aulas têm leiaute bonito e agradável. Eu estou estudando Inglês com o Shakespeare. :D

Aula de Inglês no FGV

3. Iped

No Iped você pode fazer um curso gratuito a cada 30 dias. Eu escolhi Direito Constitucional. A interface é muito simples.

Curso Direito Constitucional no Iped

4. JurisWay

O JurisWay também não tem uma interface muito bonita. Os cursos são basicamente arquivos de texto divididos em slides, mas o conteúdo é muito bom. Apesar de ter muita opção de Direito no site, estou começando com um curso de Memorização:

image

5. Sebrae EAD

Os cursos do Sebrae são muito didáticos, “a la Telecurso”: o personagem principal tem um problema e encontra a solução em uma lição ensinada por outro personagem. Muito fácil de entender. E para quem quer aprofundar, os cursos têm bibliotecas virtuais com textos que explicam muito bem os principais assuntos tratados. Conteúdo é o que não falta.

A interface do aluno é ótima. Você vê os cursos em que já se matriculou, quais já estão disponíveis, quais você começou, qual porcentagem concluiu, quais certificados já estão disponíveis… Muito adequado esse painel. A empresa webAula está de parabéns.

Sebrae EAD

6. Senai EAD

No site do Senai só dá para fazer um curso de cada vez. Escolhi Empreendedorismo, mas achei a interface pouco atrativa. Pouco atrativa não, cansativa mesmo:

EAD Senai

► Considerações finais

Este não é um guia definitivo com os melhores cursos gratuitos on-line do país. São apenas os sites que experimentei, gostei e que recomendo, seja pela interface, pelo conteúdo ou as duas coisas.

O ideal é fazer um curso de cada vez, mas se quer aproveitar logo todos, faça uma grade de aulas escolhendo um site ou um curso por dia da semana, assim você não cai na tentação de visitar todos eles todo dia.

Não falei dos sites voltados para o ensino de inglês porque já citei meus favoritos no post 10 sites para treinar inglês de graça.

Além dos sites que oferecem cursos gratuitos, há também aqueles que disponibilizam aulas completas. Talvez um dia eu faça um post apenas sobre eles.

Caso conheça outros sites gratuitos de educação à distância que você tenha experimentado e gostado, deixe a dica nos comentários.

Bons estudos!

Pix meutedio arroba mail ponto com

10 comentários:

  1. Ola Helen. O CIEE tambem disponibiliza cursos a distancia. Sao diversos cursos de diferentes assuntos. Vale a pena para quem e estudante, pois e pre requisito ser estudante de qualquer nivel cadastrado no site.

    Abracos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por enriquecer o post com mais uma dica. Volte sempre! :D

      Excluir
  2. Hellen,

    Também gosto muito dos seus Posts, são sempre com temas relevantes e confiáveis, porém, simples e diretos... são assuntos que chamam a atenção e colaboram com o dia-a-dia de quem procura entender de tudo um pouco.

    O nome também é muito show!

    Parabéns!

    Joelson Veríssimo
    Contador 24h

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.