sábado, 13 de outubro de 2012

Proteção contra vírus, malwares, spywares no Windows

Bichos no computador

Uso Windows 7 e este mês contaminei o meu computador. Já solucionei e agora vou contar aqui como aconteceu e como resolvi. As dicas podem servir para todos que usam esse sistema operacional, mas principalmente para quem não passou por esse problema ainda.

► Uma história de contaminação

Meu computador estava todo "bichado". Firefox e Internet Explorer fechavam sozinhos depois de alguns segundos. Google Chrome depois de alguns minutos. Outros programas nem abriam. Eu não sabia ainda que tipo de contaminação era.

Eu estava usando apenas Microsoft Security Essentials (antivírus), Windows Defender (antispyware, malware, etc.) e o Firewall do Windows. Depois desse problema percebi que não eram suficientes, então instalei a versão gratuita do Avast para ver se ele "pegava" alguma coisa, mas ele não conseguiu funcionar por muito tempo. Entendi então que meu computador tinha algum malware programado para inutilizar o Avast.

Computador doente

A essa altura o Microsoft Security Essentials já tinha parado de funcionar também. Instalei o AVG (antivírus) e reinstalei o Microsoft Security. O AVG conseguiu me livrar de alguns cavalos de troia, mas ainda não foi suficiente para resolver o problema que eu tinha.

Daí pesquisei também programas especializados em malwares, spywares e outros aplicativos maliciosos. Nas recomendações de fóruns e sites especializados, encontrei o Spybot e o Spyware Terminator. Como eu já estava há alguns dias com o problema e tinha pressa, instalei-os ao mesmo tempo, coloquei-os para checar a máquina ao mesmo tempo. Ambos encontraram vários programas do mal e os removeram. Meus navegadores e demais programas voltaram a funcionar. Não sei qual deles salvou meu PC, pode ter sido um trabalho em equipe.

► Links dos programas

Os programas que, em suas versões gratuitas, limparam meu computador:

Programas que não foram muito úteis no meu caso, mas talvez ajudem você, já que alguns malwares desativam programas de proteção específicos:

► A origem do problema

Eu sou muito atenta e raramente contamino meu PC, por isso sei exatamente em qual site eu adquiri o problema desta vez: www.legendasbrasil.com.br. Aproveito a deixa e recomendo três seguros para baixar legendas de séries e filmes:

Imagens: Elaine Gaspareto e Alienado.net

Pix meutedio arroba mail ponto com

4 comentários:

  1. Helen
    Gostei muito da matéria. Também tive minha máquina contaminada e consegui resolver com o AVG e o Spybot.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Helen, muito boas suas dicas, deixo como defesa do pc somente as coisas da microsoft, como vc fazia, vou dar um upgrade defensivo...

    Mas sobre as legendas, se vc utilizar o media player classic, nao precisa baixar nada. O proprio programa tem um sistema de buscar as legendas e mostrar pra vc, sem dor de cabeça e vc pode ate salvar diretamente pelo programa.

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lari, eu realmente não uso o Media Player Classic. Baixo as séries e salvo no pen-drive para ver na TV, então para mim é muito mais simples pegar logo o pacote inteiro de legendas de uma temporada do que ter que abrir episódio por episódio no computador só para pegar a legenda. Assistir série ou qualquer vídeo com mais de 10 minutos no computador é masoquismo. Desconfortável demais. kkk

      Excluir
  3. Recomendo o Malwarebytes Anti-Malware e o Kaspersky Anti-Virus (de preferencia o internet security). Uso o soft do legendasbrasil e nunca me deparei com virus. uso a versão comercial do Kaspersky Internet Security e o Malwarebytes Anti-Malware. Fica a dica, Boa Noite.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.