quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Player SCM com músicas do YouTube

Atualizado dia 08/01/2013.
Cores do SCM Player

A grande vantagem do SCM, em relação a outros players para blogs já citados aqui, é que ele não interrompe a reprodução quando você muda de página dentro do mesmo site.

Outra característica que pode agradar muita gente é que ele ocupa pouquíssimo espaço, no rodapé ou no topo da janela. Não interfere na visualização do conteúdo.

O SCM Player tem muitas outras facilidades. Você pode usá-lo com arquivos mp3, rss (xml) de mp3, SoundCloud e YouTube. Neste post vou mostrar como usá-lo com YouTube, lembrando que o SCM só executa o áudio.

DICA: quando escolher músicas no YouTube para usar no SCM, prefira os canais oficiais dos artistas, das gravadoras, das produtoras ou ainda os canais VEVO, assim você não se frustra com músicas que são tiradas do ar da noite pro dia.

♫ Músicas avulsas

Abra o site scmplayer.net. Escolha uma cor de skin e clique em Avançar.

Escolher skin no SCM

Em outra aba, abra o YouTube. Vá até a primeira música desejada, clique em Compartilhar este vídeo, copie o link (pode ser o encurtado mesmo).

No SCM, selecione a opção Manual Playlist da aba Edit Playlist e cole o link no campo Song URL. No campo Song Title coloque o nome da música e do artista. Repita o procedimento para todas as músicas desejadas na playlist.

Lista manual

♫ Lista de reprodução

Se for uma lista de reprodução que você pretende atualizar futuramente, o melhor é criá-la no próprio YouTube. Assim você adiciona músicas com muito mais facilidade e não precisa gerar novo código sempre.

Depois que você criar a playlist no YouTube, copie o link dela. Também pode ser a playlist de outra pessoa, basta copiar a URL da barra de endereço. Caso queira experimentar o recurso com alguma playlist que eu já criei, visite meu perfil.

No SCM, Choose skin e depois vá para Editar playlist. Escolha a opção …Youtube playlist. Cole o link no campo Playlist URL:

Player URL

♫ Últimas configurações

Depois de adicionar o link ou todos os vídeos desejados, clique em Next e faça as últimas configurações:

  • Auto Play - Executar automaticamente ao abrir a página. Só use isso em página interna do site e deixando bem claro para o leitor que ele vai ouvir música ao clicar no link.
  • Shuffle Playback - Reprodução aleatória.
  • Default Volume - Volume inicial do player.
  • Repeat Mode - Escolha se quer repetir cada música, a lista inteira ou nada.
  • Placement of Player Bar - Lugar da barra, topo ou rodapé.
  • Show Playlist by Default - Mostra a lista de reprodução do lado direito da tela sem que o visitante precise clicar nessa opção.

Quando terminar, clique em Done e pegue o código:

Código do SCM

Se for uma playlist que vai aparecer no site inteiro, cole esse código logo abaixo da tag <body>. Caso você queira colocá-la em um blog, dentro de uma página ou post específico, cole no modo HTML. Funciona bem no Blogger e no Tumblr. Não testei no Wordpress.

Como você já deve ter notado, este post tem uma playlist no rodapé com músicas do grupo The Jackson 5. Basta clicar para ouvir e experimentar o recurso.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. A música nao esta tocando aqui no seu site! Eu fiz o mesmo procedimento no meu tumblr e tbm nao consegui. Sera que é algum problema com o SCM? Me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testei neste exato momento e está perfeito. Deve ser seu navegador que está bloqueando o script. :(

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.