sábado, 29 de junho de 2013

Alternativas ao Yahoo! Web Player

O Yahoo! entrou na modice da fanfarronice descontinuatória #SaramandaiaFeelings e vai acabar com vários recursos amanhã (30/05/2013). Um deles vai fazer muita falta pra mim e vários leitores deste blog: Yahoo! Web Player. Choremos.

Mas somos humanos e temos uma incrível capacidade de nos adaptar às circunstâncias. Pare de chorar agora e descubra quais são as alternativas, mesmo sabendo que nenhum é 70% similar ao maravilhoso serviço descontinuado neste fim de semana.

1. HTML 5

Nesse caso, o arquivo de áudio ou vídeo ficará no corpo do texto, exatamente onde você o colocar. Confira os posts Player de áudio com HTML 5 e Mostrar vídeo com HTML 5.

Apesar de ideal para arquivos avulsos, esse recurso ainda não serve para colocar lista de reprodução.

Para inserir vídeos do YouTube e do Vimeo, basta pegar o código na página do próprio vídeo que quer incorporar.

2. Streampad

Você também pode colocar um player mp3 que aparece sempre no mesmo lugar da tela. Visite o post Streampad: player mp3 no rodapé do Blogger.

3. SCM Player

Mais completo que o SCM, esse player tem várias opções de uso:

4. MP3 Player

Velho de guerra, esse recurso gera player coloridos, simples e simpáticos. Vale a pena conferir o post Gerador de player mp3 colorido.

5. Lista de reprodução do YouTube

Uma das facilidades do Y! Web Player é que ele executava músicas e vídeos na sequência, sem necessidade de teclar play novamente. Aprenda a criar listas de reprodução no YouTube para ter um efeito parecido.

6. Conclusão

Temos opções, mas ainda não há nenhum script gratuito que lembre os descontinuados Yahoo! Web Player e Delicious Play Tagger: bastava adicionar uma vez o código ao cabeçalho do site para que a "mágica" acontecesse em todo link compatível.

Para quem entende de JavaScript, não deve ser difícil criar um recurso similar, basta ter atenção ao código do Yahoo! e observar que ele tem vários outros .js linkados.

Até mais!

Imagem: Wallpapers Design.

Pix meutedio arroba mail ponto com

3 comentários:

  1. Helen, como você fez para manter o yahoo media player no seu site? Pode mostrar como fez? Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada. E também queria saber porque funciona aqui enquanto parou de funcionar nos meus outros sites. :(

      Excluir
    2. Agora que o beta também parou de funcionar, fiz uma Gambiarra para Yahoo! Web Player funcionar. Não vai durar muito tempo, mas vai quebrando um galho.

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.