sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sobre TV digital e antenas

Atualizado dia 19/01/2015.

Quero trocar algumas ideias com vocês sobre antenas, sinal digital e TV sem assinatura. Passei a me interessar pelo assunto assim que comecei a trabalhar em emissora de TV, mas em maio passei a pesquisar ainda mais.

Me mudei e a televisão na casa nova estava muito ruim. Para piorar, eu também estava de férias do trabalho e sem internet em casa. Como a TV era minha única fonte de informações, o problema me incomodou bastante. Nos horários em que eu conseguia sintonizar algum canal, só dava para ouvir, como se fosse rádio, porque na imagem só apareciam fantasmas, chuviscos e muitas listras.

Por motivos diversos, o custo-benefício da TV por assinatura não compensa pra mim. Então pesquisei alternativas sem mensalidades que vou partilhar com vocês aqui.

Antena aberta digital e análogica

Sei que existem lugares no Brasil onde é possível sintonizar TV digital colocando um clipe no lugar da antena. Infelizmente não é o caso da região Sudeste de Goiânia, onde moro. Aqui é preciso ter antena externa, mesmo se quiser pegar só TV aberta analógica. Precisei comprar e instalar uma bem grande, que eles chama de "espinha de peixe". Ela está servindo para pegar tanto os canais VHF quanto UHF:

Aqui já funcionam em HD os canais Globo (TV Anhanguera), SBT (TV Serra Dourada), Rede Vida, Record e Câmara (TV Assembleia). O sinal digital da Band (TV Goiânia) deve entrar em agosto e a TV Cultura (TBC) ainda este mês. Quem souber a previsão para o sinal digital da RedeTV (TV Brasília), da TV Aparecida (PUC TV) e da TV Brasil (TV UFG) pode deixar comentário contando.

Sky Livre - parabólica digital

Se você já tem uma antena que pega bem os canais locais analógicos, uma alternativa interessante para sintonizar os digitais é a parabólica da Sky.

Além das emissoras abertas, o pacote inclui canais religiosos, educativos e públicos, além de várias rádios transmitidas via satélite.

Pontos negativos: a Globo e o SBT estão disponíveis apenas em algumas praças; não pega sinal analógico.

TV Free - parabólica digital e analógica

Essa é uma alternativa mais completa do que Sky:

  • pega sinais analógicos e digitais;
  • tem uma variedade muito maior de canais;
  • o kit completo já vem com o conversor digital incluso;
  • assim como sua principal concorrente, tem menu interativo;
  • o receptor permite a conexão de outras antenas.

Estou pensando em instalar uma dessas na casa da minha mãe, mas estou pesquisando mais depoimentos de pessoas que já têm.

Pontos negativos: não tem HD e a Globo local não está disponível em algumas praças.

PenTV

Para ver TV digital no computador, a dica é a PenTV. Este artigo do BlogMax explica bem o que é e como funciona. Alguém aí já testou? Como no meu bairro o sinal de TV só funciona com antenas externas e grandes, fico achando que PenTV não deve funcionar direito aqui.

Conclusões

Como minhas séries eu consigo assistir em outras fontes, cheguei à conclusão de que, com tantas opções de canais gratuitos, alguns com ótimo conteúdo (como TV Cultura, TV Justiça e TV Brasil), ainda posso ficar muitos e muitos anos sem voltar a pagar assinatura de TV.

Antes de comprar uma antena, consulte especialistas de sua região. Diga quais são os canais imprescindíveis para sua família e o antenista vai saber informar qual é o tipo ideal, o tamanho certo e como a antena deve ser instalada. Não se esqueça de pesquisar os preços, tanto das antenas como da instalação.

Até mais!

Imagens: Rede Fonte

Pix meutedio arroba mail ponto com

5 comentários:

  1. Nunca compre Conversor Digital Hdtv Terrestre para por em sua tv antiga, vai jogar sua grana fora, os processadores deles são xing-link .

    Compre logo uma tv com decodificador embutido que tem processador e amplificador de sinal muito mais potentes e não terá fios espalhados etc...

    As antenas são para UHF, essa que vi pela imagem é vhf, não da certo, inclusive tive que por a minha externa tbm.

    SKY Livre não compensa ela é presa ao satélite da SKY, vc ficara fora de centenas de outros canais livres que os receptores podem captar ex: Plasmatic, Cromus, Century, em que vc poderá usar vários satélites ao mesmo tempo, o que não é possível com o SKY Livre. Se vc tiver parabolica (troque seu receptor analógico por um receptor digital que terá acesso as canais digitais na sua parabólica>

    Operadoras pagas: existem diversos sistemas, CS,IKS,e SKS neste na qual é parasitado um satelite. Não vou entrar em detalhes, motivos obvios. E terá todos canais pagos free, rsss.

    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco, essa antena que está na imagem é a da minha casa, pega todos os canais digitais da cidade e também os canais analógicos VHF e UHF. Como eu já disse no post, cada região tem suas exigências, já que a sintonia depende de vários fatores como altitude e distância das torres de TV.

      Na casa da minha tia em Brasília, por exemplo, o sinal digital chega com a mesma antena que ela usava para pegar sinal analógico, nem precisou trocar.

      Sobre Sky Livre, eu também suspeitei isso: não compensa.

      Obrigada pelas informações, principalmente sobre o conversor digital. ;)

      Volte sempre!

      Excluir
  2. Claro vai melhorar muito ainda a qualidade do sinal com tempo, poxa mas da gosto de ver imagem com qualidade HD. Eu aboli antena Vhf, uso só uhf rendimento maior, pequena, não sai fora balançando ou quebra. Gosto desse tipo de post pois cada um conta suas experiências e todos lucram. Volto sim, aqui dos poucos locais que comento, não faço mais comentários outros locais.

    Ps: estou em BH temos já todas redes hdtv-terrestre por isso fiz está opção.

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo post helen também acabei de colocar antena digital com conversor estavatao extressado com sinal ruim q nem pensei em usar minha antena antiga q esta ja instalada junto a torre do radio PX..

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.