terça-feira, 21 de janeiro de 2014

"Onkifica" o Parque das Laranjeiras?

Bosque Bougainville, fica entre o Parque das Laranjeiras e a Chácara do Governador. Foto: Prefeitura de Goiânia.

Eu fiquei muito tempo sem escrever os posts Onkifica. Como agora quase todo mundo tem um mapa digital no bolso, achei que as pessoas fossem se enganar menos quanto aos nomes de bairros e ruas da cidade, mas quem se enganou fui eu.

Este post está pronto na minha cabeça há anos e para começar eu preciso muito perguntar: você conhece a região sudeste* de Goiânia? Em que bairro fica cada um dos seguintes lugares?

  1. Agecom - Rádio (RBC) e TV Brasil Central (TBC)
  2. Agência Bradesco Laranjeiras
  3. Agência Caixa Laranjeiras
  4. Bretas Laranjeiras
  5. Complexo Gerontológico Sagrada Família (antigo Abrigo Sagrada Família)
  6. Contorno Materiais para Construção
  7. Drogaria Laranjeiras
  8. Hospital de Doenças Tropicais (HDT)
  9. LeiloMaster - Master Hall
  10. Secretaria Estadual de Saúde
  11. Supermercado Laranjeiras
  12. Tutto Pane
  13. Viaduto da BR-153 ao lado do Jardim Botânico
  14. UEG Laranjeiras

Se você respondeu Parque das Laranjeiras em qualquer uma das opções, recomendo continuar lendo este post porque você errou.

  1. Agecom - Rádio e TV Brasil Central: Parque Santa Cruz.
  2. Agência Bradesco Laranjeiras: Jardim da Luz.
  3. Agência Caixa Laranjeiras: Parque Santa Cruz (sede provisória atual). A sede em construção é no Parque Acalanto.
  4. Bretas Laranjeiras: Vila Legionárias (na placa de endereço está escrito Vila Legendárias e no Google Maps está escrito Vila Legionários, desconsidere as duas grafias).
  5. Complexo Gerontológico Sagrada Família (antigo Abrigo Sagrada Família): Jardim Bela Vista.
  6. Contorno Materiais para Construção: Parque Acalanto.
  7. Drogaria Laranjeiras: Jardim da Luz.
  8. Hospital de Doenças Tropicais (HDT): Vila Legionárias (nem a Secretaria Estadual de Saúde admite, mas é nesse bairro que fica).
  9. LeiloMaster - Master Hall: Jardim Santo Antônio.
  10. Secretaria Estadual de Saúde: Parque Santa Cruz.
  11. Supermercado Laranjeiras: Parque Acalanto.
  12. Tutto Pane: Jardim Santo Antônio.
  13. Viaduto da BR-153 ao lado do Jardim Botânico: Jardim Santo Antônio, Vila Redenção e Conjunto Anhanguera.
  14. UEG Laranjeiras: Chácara do Governador.

Afinal, "onkifica" o Parque das Laranjeiras?

Olhando o mapa da região sudeste* de Goiânia fica bem fácil observar onde fica o bairro. Para você se localizar bem, observe que à esquerda está a BR-153, no canto superior direito está a GO-020 e no canto inferior direito está o Parque Atheneu:

Clique na imagem para aumentar.

Portanto, ao contrário do que muitos pensam, o Parque das Laranjeiras:

  • não começa na BR-153;
  • não tem sequer um único lote (residencial ou comercial) na Avenida Contorno (a principal avenida da região, onde passam os ônibus), apenas áreas públicas;
  • o único estabelecimento comercial do Parque das Laranjeiras que fica na Avenida Contorno é o pit-dog Max Burguer, que está em uma área pública;
  • não continua do outro lado da Avenida Contorno.

Quem conhece de verdade o Parque das Laranjeiras sabe que o bairro não merece ser confundido porque ele é realmente único e especial: é muito arborizado, tem muitas áreas públicas, tem calçadas enormes (que geralmente os pedestres não conseguem usar porque os moradores transformam em jardins), tem três parques arborizados com pista de caminhada, além de diversas áreas de convivência onde as pessoas também podem caminhar ou simplesmente sentar para curtir a sombra e ouvir os pássaros.

Apesar de não morar no Parque das Laranjeiras, sou fã e gosto muito de frequentá-lo.

Os bairros vizinhos, por sua vez, são comuns e bem parecidos com a maioria dos bairros residenciais de Goiânia: calçadas pequenas e em péssimo estado, poucas áreas públicas, raras áreas de convivência e tudo aquilo que você já conhece.

Os outros bairros da região

Vou aproveitar para contar algumas curiosidades sobre os bairros próximos ao Laranjeiras, inclusive aqueles que causam confusão.

Do lado direito de quem segue no sentido Parque Atheneu:

1. Jardim Santo Antônio

A maior parte do bairro fica do lado Oeste da BR-153, mas muita gente não sabe que do lado de cá o bairro tem mais algumas quadras, incluindo alguns pontos importantes da cidade como o Master Hall e o Hospital de Medicina Alternativa, além de estabelecimentos comerciais famosos na região como a DiFesta e a Tutto Pane.

2. Vila Legionárias

Bairro com apenas sete ruas, desconhecido até mesmo pelo moradores da região. Não é à-toa que o governo estadual coloca Jardim Bela Vista no endereço do HDT. Na Vila Legionárias também ficam o Bretas Laranjeiras e o Abrigo Sagrada Família. Na minha opinião esse bairro não merece existir.

Site dos Correios mostra todas as ruas da Vila Legionárias.

3. Jardim Bela Vista

Esse bairro, que fica depois da Vila Legionárias, confunde todo mundo porque começa em Goiânia e termina em Aparecida de Goiânia (não necessariamente nessa mesma ordem). Se Goiânia fosse uma cidade organizada, juntariam a Vila Legionárias com o Jardim Bela Vista e dariam outro nome para ninguém confundir com o bairro da cidade vizinha.

4. Parque Acalanto

Bairro de classe média alta planejado, mas desta vez o foco é a privacidade e não a convivência, como no Parque das Laranjeiras. O acesso às casas (muitas delas mansões) se dá por meio de ruas sem saída, evitando a circulação de não moradores e deixando o bairro muito silencioso e tranquilo. Só que algumas áreas ao lado foram urbanizadas depois de um tempo e acabaram virando Parque Acalanto também, descaracterizando o bairro.

5. Parque Santa Cruz

Ao lado de um bairro rico está um bairro pobre com fama de ter muita criminalidade e muitos criminosos. É nele que estão a RBC, a TBC e a Secretaria Estadual de Saúde, todas no mesmo endereço.

Depois do Parque Santa Cruz tem o bairro Parque Flamboyant, onde fica o Campus II da PUC.

Do lado esquerdo de quem segue para o Parque Atheneu:

6. Conjunto Anhanguera

Pequeno bairro que fica entre a BR-153 e o Jardim da Luz. Muita gente acredita que o Parque das Laranjeiras começa ali, mas na verdade não é nem bairro vizinho.

Parede e cerca da Associação de Moradores do Conjunto Anhanguera: o principal "mural" de aulas da região. Foto: Google Street View.

7. Jardim da Luz

Grande bairro da região sudeste* de Goiânia onde ficam a Unip, a Fasam, o laboratório Panarello e o Banco de Olhos. O bairro vai da BR-153 ao Parque das Laranjeiras.

8. Chácara do Governador

Logo após o Parque das Laranjeiras está o bairro que tem o campus da UEG em Goiânia e o único CAIS da região sudeste*. É um bairro bastante pobre e que também tem um grande número de traficantes que conversam sobre o "trabalho" no meio da rua sem nenhum medo de que estranhos ouçam. Como fica entre dois bairro de classe média, a desiguldade social fica bastante visível quando a gente passa pelas ruas do bairro.

9. Conjunto Fabiana

O bairro onde fica a Apae da região já foi famoso pelos eucaliptos enormes na Avenida Contorno. Mas as árvores estavam ameaçando as casas e tiveram que tirar. Apesar disso, a principal avenida interna do bairro ainda tem um canteiro central bastante arborizado que ajuda a deixar o bairro fresquinho ou no mínimo menos quente do que o resto da cidade.

Depois do Conjunto Fabiana fica um lote enorme do Jardim Vitória que está "sofrendo" especulação imobiliária. Provavelmente vai ser outro condomínio horizontal fechado ou então será usado para estabelecimentos voltados para as classes A e B.


* Apesar de estar bem delimitada das outras regiões por duas rodovias importantes (GO-020 e BR-153), a região sudeste de Goiânia não é reconhecida oficialmente. Para a maioria dos órgãos da prefeitura, ela faz parte da região Leste. Para a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo e a maioria dos órgãos do Estado, ela faz parte da região Sul.

Outros bairros da região, após a Avenida Contorno: Jardim Mariliza, Parque Atheneu, Residencial Ville de France, Residencial Morumbi e diversos condomínios fechados, que fazem parte do Jardim Vitória.

Caso alguém tenha ficado em dúvida, onkifica é onde é que fica em goianês.

Leia também:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.