domingo, 25 de janeiro de 2015

Como sintonizar canais em TV Philco Led

Atualizado dia 07/09/2015.

As dicas deste post servem para sintonizar canais analógicos e digitais nos modelos TV PH24D21D LED, TV PH24D21DB LED e TV PH24D21DR LED. O tutorial talvez seja útil também para outros modelos Philco que tenham os mesmos modelos de menu e as mesmas teclas de controle, mas nada posso garantir.

Acostumada a sintonizar TVs da Samsung, notei algumas diferenças ao programar os canais em um televisor Philco. Vou fazer essa comparação ao longo do post, já que a Samsung é bastante popular e muitas pessoas já conhecem a sintonia dela.

Para o procedimento funcionar, você já tem que ter a antena correta conectada ao seu televisor.

A cada tamanho e modelo de aparelho, a Philco muda bastante o leiaute das teclas, por isso preferi não colocar fotos do controle remoto, assim ninguém fica limitado à imagem e faz o esforço de procurar em seu próprio controle.

  1. Sintonia automática
  2. Removendo canais analógicos
  3. Sintonia manual ou avulsa de canal digital
  4. Canais de multiprogramação: ponto 2, ponto 3, ponto 4

1. Sintonia automática

Usando o controle remoto, clique na tecla Menu.

Tecle Menu

Observe que a primeira opção que aparece é justamente a de Sintonia Automática. Basta selecioná-la usando as teclas de direção:

Se você já fez sintonia automática em um televisor Samsung, poderá estranhar a demora. No aparelho da Philco o processo é realmente muito mais lento.

Enquanto a sintonia da Samsung segue a ordem numérica dos canais, não importando se são analógicos ou digitais (14, 15, 16, 17, 18…), a televisão da Philco primeiro busca os canais digitais (18, 20, 22, 30, 31, 34…) e só depois procura os analógicos (14, 24, 26, 29, 32…). No fim das contas, isso significa que o televisor da Philco faz a varredura em toda a numeração de canais duas (2) vezes, não é à-toa que demora muito mais.

Durante a sintonia da Philco, você pode ir acompanhando a quantidade de canais que ela já conseguiu pegar:

2. Removendo canais analógicos

Outro ponto no qual a Philco é menos espertinha é que ela não remove automaticamente canais analógicos que já têm sinal digital. Você precisa fazer isso manualmente.

Clique em Menu e, com as teclas de direção do controle, desça até a opção Editar canais:

Na tela seguinte, desça até o canal analógico que deseja eliminar e aperte o botão Vermelho do controle para eliminá-lo da lista.

Caso se arrependa e queira adicionar novamente esse canal analógico, basta digitar o número dele no controle. Se ele estiver funcionando, a Philco o reconhecerá como um canal válido e o adicionará à lista. Esta é mais uma diferença importante entre as duas marcas:

  • Samsung: o televisor sempre tenta primeiro entrar no canal digital. Se você quiser entrar no analógico, digite .0 no final. Por exemplo: 13.0.
  • Philco: o televisor sempre tenta primeiro entrar no canal analógico. Se você quiser entrar no digital, digite .1 no final. Por exemplo: 13.1.

3. Sintonia manual ou avulsa de canal digital

Como o aparelho Philco busca primeiro o canal analógico, o procedimento para adicionar um único canal digital é um pouco diferente do que conhecemos na Samsung.

A maioria dos canais você já conseguiu adicionar pela sintonia automática, mas como a TV digital está em fase de implantação no Brasil, provavelmente você ainda precisará adicionar novos canais sem resetar tudo o que já foi configurado.

Tecle Menu e, usando as teclas de direção, desça para a opção Sintonia Manual (DTV):

Após selecionar essa opção, você pode adicionar o canal digitando os números no controle ou usando as teclas de direção: direita e esquerda.

Quando o número correto do canal UHF já estiver selecionado, tecle Enter no controle remoto para o televisor buscar o sinal digital dele. Se a emissora estiver disponível, vai aparecer um número diferente de 0 à direita de DTV. No caso do canal 18 (Record Goiás), aparece o número 1:

Observe que o aparelho da Samsung tem esse defeito: ele acha que todos os canais abaixo de 20 são VHF (inclusive o 18), mas sabemos que os canais VHF vão até o 13 apenas. Ignore que está escrito errado porque vai funcionar do mesmo jeito.

Se tiver multiprogramação, vai aparecer a quantidade de emissoras disponíveis. Esse é o caso da TV Cultura em São Paulo e dos canais legislativos em todo o país:

Para esse procedimento funcionar, é preciso conhecer os números UHF dos canais digitais de sua cidade. Aqui no blog temos as listas de Rio Verde e Goiânia. Para outras cidades, recomendo os sites Line-UP e Portal BSD.

4. Canais de multiprogramação: ponto 2, ponto 3, ponto 4

A vantagem da sintonia da Philco em relação à Samsung, talvez a única, é que ela adiciona à lista todos os canais de multiprogramação.

Aqui em Goiânia, por exemplo, ao fazer a sintonia (automática ou manual) o televisor da Philco já lista tanto o 61.1 (TV Câmara) como o 61.3 (TV Senado). No Estado de São Paulo, o televisor da Philco já deixa salvos todos os canais da Cultura: TV Cultura, Univesp, Multicultura. Em Brasília, toda a multiprogramação da TV Senado - 51.1, 51.2, 51,3 e 51,4 - fica salva automaticamente.

No televisor Samsung é preciso ativar esses canais manualmente, após sintonizar o canal ponto 1.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

42 comentários:

  1. Fiz tudo isso ai em cima e so achou 1 canal digital, sendo que tenho outra tv e não tenho problema algum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as duas TVs usam a mesma antena, sugiro registrar a reclamação no SAC da empresa que fabricou a TV que não funciona.

      Excluir
  2. Estou chateada tbm.. Comprei uma philco e ja testei várias antenas e no final aparece sem sinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que reclame com o SAC da empresa. Eu ganhei essa Philco em um sorteio, não recebi a nota fiscal, por isso nunca pude reclamar, mas ela veio com vários defeitos na conexão USB, na conexão HDMI… Realmente não é uma marca que recomendo. Minha Samsung que comprei em 2011 é muito melhor.

      Excluir
    2. aminha TV tbm está assim sem sinal já levei na loja e lá funciona

      Excluir
  3. Concordo com a Nivea também tenho uma philco e a mesma merda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver a nota fiscal, sugiro que reclame para a empresa. A minha tem VÁRIOS defeitos e eu nunca reclamei porque ganhei em um sorteio e não recebi a nota fiscal.

      Excluir
    2. Baixa atualização no Pem drive atualiza ela fica Boa

      Excluir
  4. Minha Philco 32 só sintoniza 6 canais. O defeito começou após uma tempestade com queda de energia.
    As outras tvs nada sofreram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha de 32 de led da philco pegava super em ate que um dia ela meio que quadriculo a imagem e a tv nao acha mais o sinal digital 12.1 da globo ,o resto pega digital normal,nem em outra antena que tiro a tv que pega e boto essa nao pega o que sera que é

      Excluir
    2. A minha Philco 24 polegadas..sintoniza 96 canais digitais..so que na lista só aparece 30 ... quando eu vou salva manualmente...salva um mas some o outro

      Excluir
    3. Fica a dica aí pra quem mora em São Paulo, que tem muitos canais digitais: não compre TV Philco.

      Excluir
  5. a minha recebe todos os canais menos a globo que é 4.1 e não consigo colocar de forma alguma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o problema é em um canal específico, tem que ver se não é porque a torre desse canal está para outro lado.

      Excluir
    2. É o que eu sempre digo para minha mãe, mas ela ama assistir as porcarias que passam na TV aberta.

      Excluir
  6. Kaio Ferrari comigo está acontecendo a mesma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o problema é em um canal específico, tem que ver se não é porque a torre desse canal está para outro lado.

      Excluir
  7. Eu atualizei os canais dtv mas antes de entrar nos canais aparece escrito sem sinal e logo depois aparece tudo ok !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que não recomendo essa marca pra ninguém. Vários bugs.

      Excluir
  8. Boa tarde a minha quando entro no menu de sintonia de canais pede senha, ja tentei 0000, 7685, 1234 entre outras mas nao consegui. Alguém sabe a senha?

    ResponderExcluir
  9. Tenho duas tv da Philco mais o controle de uma tv não funciona mais,testei na outra e deu certo mais não pega na outra que é o original dela,eu tó com dúvidas se compro outro controle ou não só de uma eu tenho controle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe e meu irmão são bastante desastrados, então já precisei comprar dois controles para essa TV, aqui em Goiânia custa entre R$ 15 e R$ 20. Acho melhor comprar. Você só tem que anotar direitinho o modelo antes de ir ao comércio popular procurar. Geralmente a loja dá um cartão pra você voltar e devolver se não der certo, mas nunca tive problema.

      Excluir
  10. tenho uma philco de 24 polegada ela não sintoniza canal nenhum, só fuciona no AV e PC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chama um antenista ou liga para a assistência técnica da empresa.

      Excluir
  11. Nao consigo fazer a configuração nem pau nessa Philco de M....Previco converter para digital .Na conversao automatica nao acontece nada
    O manual pedi pra eu usar teclas que nao funcionam.Alguem por favor sabe algum numero que possa ligar ..Ou alguem ja fez essa conversão para digil e pode me ajudar!!????Agradeço muitoo

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, não consigo sitoniside nenhum canal, na tv já fizemos de tudo, se ela já vem com converso, porque não consigo assistir canal nenhum.
    Ela não sitonisa acanal nenhum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chama um antenista ou liga para a assistência técnica da empresa.

      Excluir
  13. Depois de ler os comentários fico preocupada. Estou aguardando a entrega de uma led 32 polegadas. Só que eu tenho que conecta-la a Sky.

    ResponderExcluir
  14. Tô com um probleminha chato a tv da Philco , não esta pegando nenhum canal tá foda isso

    ResponderExcluir
  15. Aninha TV não pega nem um canal faz tempo antes era Boa TV Samsung

    ResponderExcluir
  16. Me arrependendo de ter comprado essa mrd... nossa nao acha nenhum canal grr

    ResponderExcluir
  17. A minha tv de 32 polegadas da philips eu não consigo colocar ela para digital só aparece canal analógico alguém consegue me ajudar

    ResponderExcluir
  18. Não consigo colocar o canal de gital na minha tv philiPS de 32 polegadas

    ResponderExcluir
  19. Me ajudou muito... achei todos os canais...

    ResponderExcluir
  20. Minha Philco cibectei tv cabo não sintonizou nenhum digital,na opção manual não ta disponível o DTV pra sintonizar,essa marca não sintoniza digital em tv a cabo? Alguém sabe dizer?

    ResponderExcluir
  21. Nao consegui em nenhum sinal, minha tv philco chegou hj e considero um lixo

    ResponderExcluir
  22. Completo a tv Philco 39 mas não entra nem um canal

    ResponderExcluir
  23. A minha tv philco e android nao sintoniza neum canal.moro numa cidade que só pega com antena parabolica nem isso resolver andei com antena pra tudo que é lado troquei de longe de Cabo e nada

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.