domingo, 8 de fevereiro de 2015

Parabólica: qual é o melhor satélite para pegar HDTV?

Atualizado dia 17/02/2016.

Será que sua parabólica está apontada para o satélite certo? Estou em vários grupos do Facebook com antenistas - profissionais e diletantes - e tenho acompanhado novidades sobre o assunto que provavelmente ainda não chegaram aos usuários finais, ou seja, você que tem parabólica em casa e a usa para assistir alguns de seus canais brasileiros favoritos.

A maioria das dicas aqui funcionam perfeitamente para quem mora em outras cidades, mas o país é grande demais para eu dar conta de tudo, então quando eu for falar de emissoras regionais vou citar os canais goianienses da banda C. Para saber em quais satélites estão os canais da sua região, visite as listas que estão linkadas em cada tópico ou use a busca do Portal BSD.

Se você não sabe o que significa banda C, mas sabe que sua antena parabólica tem um metro e meio (1,5) ou mais e é telada, este post é pra você mesmo.

✧ Definições

Vão chegar a este post várias pessoas que ainda não tinham parado para ler sobre HDTV, então vou dar algumas definições resumidas para que todos possam compreender o que vem a seguir:

  • HD é a sigla para high definition, que significa alta definição;
  • SD é a sigla para standard definition, que significa definição padrão, mas no Brasil costumamos chamar de baixa definição mesmo;
  • LNB ou LNBF é o equipamento que fica na ponta do mastro que sai do meio da antena. Olhe a primeira foto do post, mas se ainda tiver alguma dúvida é só olhar no Google;
  • todo canal HD é digital, mas nem todo canal digital já é HD;
  • vários canais digitais no Brasil ainda transmitem programação em SD;
  • mesmo sem HD, um canal digital SD já é bem mais agradável de assistir do que um canal analógico porque a imagem fica estável, sem chuviscos, sem fantasmas, etc.

✧ Principal mudança: o satélite BrasilSat B4 está vencido

O B4 foi literalmente lançado dia 17/08/2000 e tinha validade de 12 anos. Ou seja, ele venceu dia 17/08/2012 e em breve será apenas mais um lixo espacial poluindo a exosfera da Terra, pelo menos enquanto os gentis australianos não encontram um jeito de resolver isso.

Mas para nós, telespectadores, o que interessa mesmo é que agora todos os canais do B4 estão migrando para outros satélites. Por isso, se sua parabólica está apontada para 84º Oeste, é hora de escolher outro rumo pra ela. Continue lendo que nos próximos tópicos você vai saber mais sobre isso.

✧ Canais de Goiânia do B4 foram para o C3

Quem já tem televisor e receptor HD (neste post conto mais detalhes) e ainda estava apontando o B4 para pegar mais canais de Goiânia, não precisará matutar muito na hora de mudar o apontamento: Record Goiás, TV Goiânia Band e também a TV Serra Dourada já estão em HD no StarOne C3. Também está nesse satélite a Fonte TV, que ainda é SD.

Mas, antes de apontar sua antena para 75º W (Oeste), verifique se você já tem LNBF compatível com sinal digital, televisor HDMI e receptor DVB-S2. Somente tendo o equipamento correto você conseguirá pegar canais HD, sejam os daqui ou de outras cidades do Brasil.

E se optar pela troca de satélite, saiba que em três (3) dessas emissoras você também vai receber sinal de rádio: Fonte FM, Rede Serra Dourada FM e 107 FM - que vai junto com a TV Goiânia.

Lembrando que tudo que contei acima é para quem estava pegando os canais do vencido BrasilSat B4. Para quem está só no StarOne C2, a reflexão é diferente.

✧ TV Anhanguera e TV Brasil Central continuam no C2

Por ser uma das afiliadas da Globo, a TV Anhanguera HD só pode ser sintonizada via parabólica com um receptor autorizado, que custa bem mais caro do que os similares do mercado. Se você pagou o preço de um desses receptores, provavelmente gosta muito da TV Anhanguera e quer continuar acompanhando a programação, então é preciso manter sua antena apontada para o C2, já que essa emissora deve se manter hospedada nele até 2023.

O outro canal goianiense que também está no C2 é a TV Brasil Central SD, emissora do Estado de Goiás que é afiliada à TV Cultura. Por isso, quem acompanha a programação local da TBC pode continuar no C2, pelo menos por enquanto.

Mas quem curte mesmo a TBC por causa da programação de rede pode pegar o rumo do Intelsat 11 porque é nesse satélite que está a TV Cultura HD. De brinde você leva mais três (3) canais de multiprogramação - Univesp, TV Alesp, Multicultura - e três (3) rádios.

✧ StarOne C2 ou StarOne C3?

Se você tiver condições de comprar e instalar outra antena ou de colocar outro LNBF na mesma antena, sem dúvida o melhor é apontar para os dois satélites, são os que têm maior número de canais brasileiros e as emissoras de um você geralmente não encontra no outro.

Mas quem precisa escolher deve analisar bem as listas de canais de cada satélite. Não há dúvida de que o StarOne C3, por ser mais recente, tem mais canais comerciais regionais em HD, mas isso não significa que ele satisfaz todos os públicos de TV aberta.

Quem procura canais de determinados segmentos ainda vai encontrar no C2 uma variedade maior:

Canais infantis e educativos
Futura, Canal Educar, TV Escola e TV Brasil são quatro (4) ótimos canais com programação infantil e educativa que ainda não estão disponíveis em outro satélite.
Emissoras e rádios dos três poderes
Quem curte programação oficial (estatal, governamental) encontra apenas no C2 as TVs Senado e Câmara (Legislativo); NBR e Canal Saúde (Executivo); TV Justiça e PontoJus (Judiciário). Com eles estão também as rádios Senado, Câmara, Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Justiça.
Canais de agronegócios
Agro Canal, Canal do Boi, Canal Rural, Conexão BR, Novo Canal e Terraviva: emissoras rurais concentradas no C2.
TV Mundo Maior
Este é o mais famoso e elogiado canal com conteúdo espírita e por enquanto não está em outro satélite.
Canais católicos
Rede Vida HD, Canção Nova SD e Rede Evangelizar SD ainda são exclusividade do C2.

Canais evangélicos
Rede Super, RIT, SBN (em espanhol), TVCi, TV Novo Tempo e TV Verdade: todos no C2.
Esporte e notícias
StarOne C2 também é a casa do Esporte Interativo (analógico) e da Record News SD.
Programação de rede dos canais comerciais
Muita gente gosta da parabólica justamente porque pode manter distância dos toscos canais regionais. Por isso, quem quer a programação de rede das emissoras Globo (analógica), SBT (analógica e digital), Record HD, Band (analógica) e Rede TV HD e 3D precisa manter a parabólica apontada para o StarOne C2.

Enquanto migrar do B4 para o C3 já é inevitável, escolher entre o C2 e o C3 não é uma decisão tão simples.

Meu palpite é que os canais do C2 que ainda são analógicos (ex.: Canção Nova e Esporte Interativo) vão entrar no C3 quando e se passarem a transmitir sinal digital via satélite. No caso dos canais C2 que já são digitais (ex.: TV Câmara e TV Senado) essa possibilidade diminui bastante. E para os que já são SD DVB-S2 (ex.: Record News) ou HD (ex.: Rede TV e Rede Vida) é bastante improvável que mudem de satélite antes de 2023.

A única exceção que conheço é a TV Aparecida, que está com sinal HD nos dois satélites.

Boa sorte em sua decisão e, quando a fizer, chame um antenista experiente para executar o serviço.

✧ Parabólica ou UHF?

Se você mora em zona urbana e instalou parabólica na época em que sinal de antena terrestre era ruim demais da conta, talvez seja a hora de checar como anda a recepção de sinal digital em seu bairro. Converse com antenistas e vizinhos. Talvez você já consiga sintonizar com antena UHF os canais abertos regionais que você costumava ver na parabólica, assim você pode considerar outros fatores na hora de escolher o apontamento.

E se antes de fazer isso você quiser pesquisar mais sobre TV aberta terrestre, recomendo os seguintes posts:

Lembrando ainda que neste post falei sobre os canais abertos brasileiros que atualmente estão concentrados em dois (2) satélites, mas se você tiver uma antena com dois (2) metros ou mais, há vários outros satélites que você também pode escolher com canais mexicanos, argentinos, europeus, asiáticos… mas tem que pesquisar porque são diversas opções.

Até mais!

Primeira foto: portalazbr.blogspot.com.br

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.