quinta-feira, 23 de abril de 2015

▶ Mosalingua: aplicativo para aprender idiomas

Com esse aplicativo gratuito estou aprendendo minhas primeiras palavras em francês, minhas primeiras frases em italiano e tentando melhorar minha precária pronúncia de inglês.

A ideia inicial era começar a aprender francês, idioma que sinto uma necessidade quase visceral de entender e falar. Procurei um bom aplicativo gratuito na Google Play e acabei encontrando o Mosalingua.

O método é bem simples: a cada lição você aprende cinco novas expressões, que podem ser palavras avulsas ou frases inteiras. No programa você ouve, repete, escreve e revisa.

Etapas

O que diferencia o Mosalingua dos outros recursos gratuitos que conheci é que ele calcula sozinho o intervalo de tempo para a etapa mais chata do processo: a revisão. Quando chega o dia ele já te avisa que precisa revisar aquelas expressões. Este vídeo explica melhor o método:

Depois de algumas semanas praticando, percebi minha evolução e decidi instalar também o Italiano e o Inglês.

O programa é autoexplicativo e eu não preciso fazer tutorial, mas sugiro que na autoavaliação você sempre marque difícil ou rever para expressões que você está aprendendo ou tentando pronunciar pela primeira vez, assim elas aparecerão na revisão com frequência até você memorizar definitivamente.

Autoavaliação

Marque bom e perfeito apenas para aquelas palavras e frases que você aprendeu há muitos anos e que já são óbvias pra você. No Mosalingua Inglês, por exemplo, marquei a palavra one com o botão perfeito além de conhecer a palavra há 25 anos, foi uma das poucas em que achei minha pronúncia idêntica à do aplicativo.

O Mosalingua está disponível em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português. Em inglês há versões especiais para negócios e exames de proeficiência: TOEIC e TOEFL. Os links dos aplicativos para Android, iPhone e Kindle Fire estão no site: www.mosalingua.com/pt/.

Bons estudos!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.