sábado, 9 de maio de 2015

Jogo de Dominó para web, Google Chrome e Android

Esse jogo vicia, pense várias vezes antes de abrir ou instalar.

Experimentei o Dominoes no Google Chrome e ele me surpreendeu positivamente. Sem dúvida é um dos melhores jogos da Chrome Web Store. Além de ser um aplicativo de verdade, já que o modo singleplayer funciona off-line, o Dominoes é rápido, bonito, interativo, permite personalizar o jogo, tem sons agradáveis e ainda salva a pontuação.

Acho que não preciso ensinar ninguém a jogar dominó, mas o aplicativo está em inglês, então vou traduzir as alternativas que aparecem quando você clica em New Game:

Block, draw, muggins
Nessa primeira opção você escolhe a modalidade de jogo. Em block o jogador fica bloqueado se não tem peça com a numeração certa, isso torna a rodada mais rápida (não necessariamente a partida). Em draw e muggins há empréstimo obrigatório de pedras.
Diferenças do Muggins
No muggins, a primeira peça dupla da mesa permite até 4 ramificações.
A outra diferença é a forma de pontuação. Toda vez que um jogador coloca uma peça na mesa que faz a soma das pontas ficar igual a um múltiplo de 5, ele ganha esse valor em pontos. Em um determinado momento, por exemplo, a mesa tem só duas pontas e em uma delas o valor é 1, aí você coloca do outro lado uma pedra com o 4 para fora. Como a soma é 5, no mesmo instante em que coloca a peça você ganha 5 pontos.

A pontuação final da rodada também é diferente das demais modalidades, porque o valor é sempre arredondado para um múltiplo de 5.

Essa forma de pontuação torna mais rápido o alcance da pontuação final, logo a partida tem menor número de rodadas do que no draw. Em compensação, as rodadas são mais demoradas porque os jogadores param para fazer contas quando têm mais de uma opção de jogada.
2 Players, 3 Players, 4 Players
Número de jogadores na partida.
5 Bones, 7 Bones
Número de peças para cada jogador. Com 5 a rodada é mais rápida. Ganha a rodada quem usar todas as pedras primeiro. A pontuação do vencedor da rodada é a soma dos valores das peças que ficaram nas mãos dos adversários. A peça 6:5, por exemplo, vale 11 pontos para o ganhador, exceto no Muggins, onde 11 vira 15 por causa do arredondamento.
50 Points, 100 Points, 200 Points
Número de pontos que o jogador deve fazer para ganhar a partida, logo com 50 pontos o jogo tem menos rodadas e é mais rápido. Com 200 tem muitas rodadas e é demorado. Se tiver empréstimo, é comum o ganhador atingir a pontuação com menor número de rodadas, já que alguns adversários não saem com mão boa e acabam tendo que pegar muitas peças extras.

Depois que você seleciona as configurações do jogo, fica aguardando pessoas que fizeram as mesmas escolhas para vocês iniciarem uma partida. Com 2 e 3 jogadores a partida geralmente começa em poucos segundos. Com 4, dependendo das configurações, pode demorar um pouco mais o início.

O Dominoes está disponível na web e para instalação no Google Chrome e no Android.

Bom jogo!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.