domingo, 28 de junho de 2015

▶ Documentário sobre a Romaria e Festa do Muquém, Niquelândia, Goiás

Este é mais um documentário muito bom que assisti na TV Câmara e quero recomendar aqui, porque sei que não é todo mundo que para para assistir a TV Câmara.

O vídeo fala sobre a festa religiosa-pagã de Nossa Senhora d'Abadia de Muquém, realizada no vilarejo de São Tomé de Muquém, que fica em Niquelândia, enorme município goiano que fica na região norte do Estado, logo acima do Vale do São Patrício.

Niquelândia: maior município de Goiás.

Essa é uma festa que faz parte da história da minha família materna, que é de Goianésia, município que, assim como Niquelândia, faz parte da Diocese de Uruaçu.

Uruaçu: sede da diocese da região.
Goianésia: cidade onde nasceu grande parte da minha família materna.

Mapas: Wikimedia Commons

Dentre meus parentes, uns iam para rezar, outros para dançar e se embebedar, mas todos participavam de alguma forma. Minha mãe não chegou a nos incluir nessa tradição (sem dúvida eu iria para rezar). Apesar de ser uma festa com pretexto religioso, meus pais não consideravam ser um local apropriado para três crianças. Depois de adulta, perdi o ânimo de visitar essa bagunça toda, mas gosto da possibilidade de conhecer mais a história da minha família por meio de um documentário:

Este vídeo tem 25 minutos.

Se preferir, veja o documentário no site da TV Câmara, onde há um texto contando um pouco sobre a festa, que começou há centenas de anos com uma imagem que veio de Portugal. A novena é realizada em agosto, sempre incluso o dia 15, que é o dia de Nossa Senhora d'Abadia e também feriado nos municípios da Diocese de Uruaçu.

Assista também:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.