quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Senhora, senhora, senhora, aprenda a consultar salários de fantasmas e servidores da Alego

Renata Costa e Edinair Moraes correndo no Bosque dos Buritis. Fonte: G1.

Conforme colegas registraram, hoje o deputado estadual Hélio de Sousa falou que nós, jornalistas, estamos vasculhando muito o Portal da Transparência.

Alguns trechos do artigo podem conter ironia ou sarcasmo, mas quem entende tudo ao pé da letra ainda poderá aproveitar o tutorial.

Só que o nobre deputado foi mal interpretado, mas a gente que é de Goianésia (eu de nascimento, ele de coração) fala a mesma língua e por isso eu entendi o que ele quis dizer: ele quer mais pessoas e profissionais consultando as informações do site, não apenas os jornalistas. Tenho certeza de que foi isso, parem de distorcer as palavras do doutor.

Para ajudar o ilustre presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, vou fazer um tutorial passo a passo ensinando todos - jornalistas e não jornalistas - como consultar salários no site.

Entre no Portal da Transparência: al.go.leg.br/transparencia.

Clique no link Despesas com Pessoal.

Clique no link Quadro de Pessoal / Remuneração

Agora, vamos consultar a remuneração de um servidor da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Para evitar qualquer constrangimento, vou mostrar quanto ganha (ou não) uma servidora da casa que é bastante conhecida e que atualmente está inativa/disponível: Valéria Perillo, ilustre filha de Pirenópolis, onde também nasceu minha avó. Tá, vou parar de me gabar dos ilustres conterrâneos da minha família. Vamos ao tutorial.

Primeiro eu digito valeria perillo no campo de busca, seleciono o ano e o mês, clico em Pesquisar:

Depois disso, o site mostra o nome completo da primeira-dama. Observem que ela é servidora há mais de 29 anos, quando ela entrou eu não tinha nem completado um ano ainda (clique na foto para ampliar):

Quando eu clico no nome dela, aparece um formulário básico da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Digito nome, CPF, e-mail e número de celular, as outras informações são opcionais.

Sei que parece intimidador, mas você também pode digitar sem medo. Ninguém vai te perseguir por causa disso, ao contrário: os deputados querem muito a sua participação no Portal da Transparência e vão ser gratos a você. Como o próprio presidente Hélio de Sousa deixou claro, está chato só jornalista consultando.

Após digitar o captcha, clique no botão Solicitar código:

Depois de alguns segundos - talvez minutos - você receberá o código via SMS. Digite-o no devido campo e clique em visualizar remuneração:

E o resultado é que, de acordo com a versão atual do site, a Valéria Perillo não recebeu nada pela Alego em janeiro de 2015. É coerente. Todo mundo sabe que ela já tem agenda cheia como primeira-dama e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás e há muito tempo não bate ponto na Assembleia.

Parece complicado na primeira vez, mas depois que você pegar a prática, vai saber os salários de todos os seus empregados lá na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Precisamos conhecer quem trabalha pra gente e também quais são os fantasmas que estamos sustentando, não é mesmo?

E vale lembrar que, no mesmo site, dá para consultar várias outras informações que os deputados estaduais querem muito compartilhar com o povo, quase todas elas muito fáceis de visualizar. Optei por fazer tutorial só para consulta de remuneração porque tem vários passos.

Doutor Hélio, sei que o senhor apreciou minha ajuda, mas não precisa agradecer. Fiz de coração. :)

Não deixe de ler:

Até mais!

Alguns trechos do artigo podem conter ironia ou sarcasmo, mas quem entende tudo ao pé da letra ainda poderá aproveitar o tutorial.

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.