quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Com ou sem WhatsApp, vale a pena conhecer o Telegram

Não tenho dúvida de que o drama causado por algumas horas sem WhatsApp no Brasil só foi gerado pelo nosso incomparável "espírito de zoeira", mesmo porque as pessoas usaram loucamente outras redes sociais para comunicar que dependem de WhatsApp para se comunicar, sem notar que estavam provando exatamente o contrário: ninguém depende de WhatsApp para se comunicar.

Mas, além de toda essa divertida dramatização, outra consequência positiva foi vocês terem instalado o Telegram. É bom ter um plano B. Antes de mais nada, não é legal deixar uma empresa só monopolizar as comunicações digitais, visto que já tem muita gente achando que Facebook é sinônimo de internet e WhatsApp é sinônimo de telefone. Em segundo lugar, se o Mark Zuckerberg continuar desobedecendo a justiça brasileira, outros bloqueios desse tipo podem acontecer nos dois serviços.

Vamos então esquecer o Mark um pouco e aprender um pouco mais sobre o Telegram. Nada muito avançado, apenas noções básicas para quem ainda não teve tempo de fuçar para descobrir sozinho:

➤ Acesso pela web

No site web.telegram.org você usa tranquilamente o Telegram, mesmo sem ter smartphone. Basta ter um celular que receba SMS.

➤ Funciona no tablet

Chupa, WhatsApp! Não vou dizer que é impossível usar WhatsApp no tablet porque já fiz isso, mas é uma gambiarra e por isso não há o mínimo de segurança e nem todos os recursos funcionam corretamente. O Telegram não: funciona sem bugs, tanto que a primeira vez em que instalei o programa foi no tablet, muito antes de comprar smartphone. Assim como no acesso via web, basta ter um celular que receba SMS para confirmação do número.

➤ Stickers divertidos

Os stickers são imagens bem maiores que os emoticons. Já vem adicionada uma coleção muito bonita de stickers em preto e branco com pessoas famosas em expressões que podem substituir frases inteiras:

Mas os próprios usuários podem criar stickers públicos, disponíveis para que outros façam download. Neste site você encontra dezenas de coleções para instalar: www.stickerstelegram.com. Há muitos desenhos fofos, mas eu recomendo particularmente as categorias Cartoons e Animals.

➤ Não precisa divulgar telefone

Isso é muito bom: você pode criar um nome de usuário no Telegram para passar aos contatos, sem precisar passar o número de seu celular. Meu usuário, por exemplo, é helenfernanda [t.me/helenfernanda].

➤ Bonitos papéis de parede

O Telegram já vem também com belíssimos papéis de parede pré-instalados. Você pode colocar mais usando qualquer foto salva no seu aparelho, mas você vai levar um tempo para enjoar das opções que já estão disponíveis:

➤ Anexo fácil

No Telegram é bem fácil enviar qualquer formato de arquivo, mesmo quando não é foto, áudio ou vídeo. Neste exemplo, anexei um arquivo .epub (livro):

➤ Links para download:

Quer saber ainda mais sobre o Telegram? Visite:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.