quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

6 produtos domésticos muito úteis no tempo úmido

Adoro essa chuvarada do Verão e ainda sonho morar em uma cidade em que chova assim o ano inteiro. Mas o excesso de umidade também traz alguns transtornos, inclusive para dentro de casa, por isso não abro mal de recursos que têm ainda mais utilidade nesta estação.

1. Aromatizadores de ambiente

O aromatizador disfarça ou até mesmo elimina cheiros indesejados, como o de mofo. Gosto bastante dos perfumes de casa da L'occitane, que são "o cheiro da riqueza", mas na maior parte do tempo uso uma marca bastante popular que é vendida em quase todo supermercado: Glade. A fragrância que estou usando atualmente é Lembranças de Infância.

Também gosto do Glade Sensations Eletric, que exala bastante. Uso mais no banheiro porque a janela é muito pequena e o cômodo tem pouca ventilação, propiciando mofo, limo e mau-cheiro.

Dentro da categoria aromatizadores, também destaco as velas perfumadas. Estou gostando bastante da Gengibre Spicy que comprei na Granado.

Lembrando que velas transformam oxigênio em carbono, por isso não podem ser acesas se o ambiente estiver totalmente fechado. É preciso ter alguma porta, janela ou fresta aberta.

2. Bolinhas antimofo

As bolinhas "sugam" parte da umidade do ar, mantendo o ambiente mais equilibrado e com menor probabilidade de reproduzir mofo. Observe que, sempre que compramos bolsa, mochila, mala ou calçado de couro, vem dentro pelo menos um saquinho com essas bolinhas. As que são vendidas em caixinhas de plástico, como as da marca Secar, são ótimas para colocar em guarda-roupa, armário, gavetas. A maioria vem com perfume agradável que ajuda a disfarçar os cheiros estranhos, mas há também opção neutra.

Atualmente estou gostando bastante da fragrância Kids.

Leia também:

3. Desumidificador elétrico

Na mesma época em que comprei o umidificador, investi também em um aquecedor, que também desumidifica o ar. Eu confesso que uso mais para aquecer porque sinto muito frio nas madrugadas de Inverno, mas também já usei em dia chuvoso com a intenção de deixar o ar um pouco mais seco. Funcionou bem.

4. Repelentes e inseticidas

No tempo chuvoso, os insetos se reproduzem mais. E, para ter comida e abrigo, querem morar dentro de nossas casas, inclusive o maldito mosquito Aedes Aegypti. Os inseticidas costumam funcionar, mas eles são tóxicos também para mamíferos e deixam aquela catinga terrível na casa, então não é bom usar todo dia. Uma alternativa menos agressiva é o repelente.

A vela de citronela, além de exigir uma entrada/saída de ar por causa do dióxido de carbono, só pode ficar acesa enquanto você estiver acordado e atento. Durante a noite, a opção que mais utilizo é o repelente elétrico.

5. Talco

O talco é mais um produto que ajuda a reter líquido, por isso é muito útil dentro dos nossos calçados, que sempre voltam para casa ensopados nessa época: quando não estão molhados pela chuva, estão molhados pelo suor.

Mas, se o objetivo é eliminar o excesso de umidade, dá para ampliar bastante o uso do produto:

  • Você pode passar talco em livros, agendas e outros itens de papel que molharam. Deixe-os secar primeiro e logo depois passe talco para que as folhas não fiquem grudadas.
  • Jogue talco em travesseiros e colchões. Serve tanto no tempo úmido como no tempo quente, já que absorve o suor.
  • Se sua bolsa, mochila ou mala fica sempre úmida por dentro, coloque um pouco de talco de vez em quando. Servirá tanto para absorver a umidade como para evitar o mau-cheiro.

Atualmente uso esse talco chique que ganhei da Champs em novembro/2014:

6. Varal de chão

Moro em casa e tenho a opção de secar roupa no varal do quintal, mas é interessante ter também um varal de chão para o tempo chuvoso. Por ser fácil de carregar, quando o sol aparece posso levar para fora ou simplesmente abrir a janela. E se eu não for precisar no tempo seco, é só dobrar e guardar.

Quais são seus produtos favoritos para enfrentar esse tempo molhado?

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.